LÍNGUA PORTUGUESA
ESCRITA CRIATIVA
DESPERTE O INTERESSE DA TURMA PELA LEITURA E PELA PRODUÇÃO TEXTUAL COM TEMAS E NOTÍCIAS ATUAIS.
MURAL BIOGRÁFICO, FICHAS DE LEITURA E EXERCÍCIOS INTERDISCIPLINARES, COMO UM LIVRO SOBRE A PRESERVAÇÃO DA ÁGUA E UM PAINEL ACERCA DE DESASTRES NATURAIS PELO MUNDO. COM ESSAS ATIVIDADES, VOCÊ E SUA CLASSE IRÃO FUGIR DA ROTINA NO MOMENTO DA PRODUÇÃO TEXTUAL. ENTÃO, APROVEITE PARA ABRIR AS PORTAS DA TURMA PARA TEMAS INUSITADOS E FASCINANTES: A HISTÓRIA DE VIDA DOS AUTORES, O UNIVERSO DOS LIVROS E DAS ATUALIDADES, ALÉM DA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL, DEIXARÃO SEUS ALUNOS MAIS ESCLARECIDOS E SOLIDÁRIOS
ESCRITA CRIATIVA
DESPERTE O INTERESSE DA TURMA PELA LEITURA E PELA PRODUÇÃO TEXTUAL COM TEMAS E NOTÍCIAS ATUAIS.
MURAL BIOGRÁFICO, FICHAS DE LEITURA E EXERCÍCIOS INTERDISCIPLINARES, COMO UM LIVRO SOBRE A PRESERVAÇÃO DA ÁGUA E UM PAINEL ACERCA DE DESASTRES NATURAIS PELO MUNDO. COM ESSAS ATIVIDADES, VOCÊ E SUA CLASSE IRÃO FUGIR DA ROTINA NO MOMENTO DA PRODUÇÃO TEXTUAL. ENTÃO, APROVEITE PARA ABRIR AS PORTAS DA TURMA PARA TEMAS INUSITADOS E FASCINANTES: A HISTÓRIA DE VIDA DOS AUTORES, O UNIVERSO DOS LIVROS E DAS ATUALIDADES, ALÉM DA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL, DEIXARÃO SEUS ALUNOS MAIS ESCLARECIDOS E SOLIDÁRIOS
LIVRO ILUSTRADO DA ÁGUA
SEPARE
DE TRÊS A QUATRO AULAS DA ROTINA ESCOLAR PARA PRODUZIR UM LIVRO
COLETIVO ILUSTRADO SOBRE A ECONOMIA DE ÁGUA. SE QUISER CONFECCIONAR UMA
OBRA PARA CADA ALUNO, PEÇA PARA FAZEREM OS DESENHOS EM FOLHA SULFITE
BRANCA E DEPOIS TIRE CÓPIAS NO COLOR SET COLORIDO. VEJA COMO RESOLVER:
1- QUESTIONAMENTOS
INICIE
A PESQUISA COM UMA ATIVIDADE DE AQUECIMENTO, PERGUNTANDO ÀS CRIANÇAS SE
ACHAM QUE A ÁGUA É IMPORTANTE PARA NÓS E PEDINDO PARA QUE EXPLIQUEM
POR QUÊ. PARA TODOS PODEREM ACOMPANHAR, REGISTRE AS IDEIAS (QUE SÃO OS
CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS) NA LOUSA. PROCURE DESPERTAR O GRUPO
PARA A QUESTÃO DA NECESSIDADE DA ÁGUA NO COTIDIANO E, NA SEQUÊNCIA, PEÇA
PARA REGISTRAREM, EM SEUS CADERNOS.
2- PESQUISA
APÓS
ESSA PRIMEIRA ETAPA, SOLICITE COMO LIÇÃO DE CASA QUE CADA CRIANÇA
PESQUISE NOVAS FORMAS DE ECONOMIZAR ÁGUA. FEITO ISSO, COMPLEMENTE A
LISTA COM AS SUGESTÕES DA TURMA E DETALHE ALGUMAS QUESTÕES. POR EXEMPLO,
PERGUNTE O QUE DEPENDE DE ÁGUA POTÁVEL E O QUE PODE SER FEITO COM OUTRO
TIPO DE ÁGUA (LAVAR O CHÃO, O CARRO, REGAR AS PLANTAS, ETC).
3- APROFUNDAMENTO
INCENTIVE
A REFLEXÃO, LEMBRANDO OS ALUNOS QUE A ÁGUA É FUNDAMENTAL PARA A SAÚDE, A
ALIMENTAÇÃO E A HIGIENE PESSOAL. REGISTRE AS NOVAS IDEIAS QUE SURGIREM E
ACRESCENTE-AS ÀS INICIAIS, COMPONDO UMA LISTA RICA E COMPLETA.
4- VAMOS ECONOMIZAR!
QUANDO
TODOS ESTIVEREM CONSCIENTES DO VALOR DA ÁGUA E ENTENDEREM QUE SEM ELA
NÃO HAVERIA VIDA NO PLANETA, ESCLAREÇA QUE NÃO DEVEMOS DESPERDIÇÁ-LA E
PEÇA PARA QUE, SOZINHOS OU EM DUPLAS, PENSEM NUMA MANEIRA DE ECONOMIZAR
ÁGUA. EXEMPLOS: TOMAR BANHO RAPIDAMENTE; FECHAR A TORNEIRA ENQUANTO
ESCOVA OS DENTES; DESLIGAR A MANGUEIRA ENQUANTO ENSABOA O CHÃO, VARRER A
CALÇADA EM VEZ DE LAVÁ-LA; ETC.
5- HORA DE ILUSTRAR
INSTRUA
CADA CRIANÇA (OU DUPLA) A ESCOLHER UMA FORMA DE ECONOMIZAR PARA
ESCREVER E DESENHAR. AO FIM DO PROCESSO, TODOS DEVEM SE SENTAR PARA
CONHECER AS PRODUÇÕES DOS COLEGAS, UMA A UMA. DIGA PARA OBSERVAREM SE O
MATERIAL ESTÁ INTERESSANTE E CAPRICHADO, DENTRO DAS POSSIBILIDADES DE
CADA UM. CASO ALGO PRECISE SER MELHORADO, OS ALUNOS TAMBÉM PODEM DAR
SUGESTÕES OU OFERECER AUXÍLIO. ESSE EXERCÍCIO AJUDA A DESENVOLVER, NAS
CRIANÇAS, O ESPÍRITO CRÍTICO E, AO MESMO TEMPO, COOPERATIVO.
6- MONTAGEM DO LIVRO
TUDO
PRONTO? ENTÃO JUNTE O MATERIAL E MONTE O “LIVRO ILUSTRADO DA ÁGUA”.
PARA PRENDER AS PÁGINAS, VOCÊ PODE UTILIZAR ESPIRAL, GRAMPEADOR OU ATÉ
MESMO COSTURAR. EM SEGUIDA, PRODUZA UMA BELA CAPA, COM O TÍTULO E O NOME
DAS CRIANÇAS COMO AUTORES E O SEU COMO ORGANIZADOR.
O LIVRO
PODE FICAR NA BIBLIOTECA DA ESCOLA OU SER SORTEADO PARA QUE CADA ALUNO
LEVE PARA CASA NUM DIA DIFERENTE E COMPARTILHE O TRABALHO DA TURMA COM
SUA FAMÍLIANO MUNDO DA BIOGRAFIA
PROMOVA
O CONTATO COM A HISTÓRIA DE UM AUTOR CONHECIDO, COMO MONTEIRO LOBATO, E
ORGANIZE UM MURAL BIOGRÁFICO COM TEXTOS DOS ALUNOS.
1-
LEVE UM OU MAIS TEXTOS A HISTÓRIA DE UM AUTOR CONHECIDO, COMO MONTEIRO
LOBATO, E ORGANIZE UM MURAL BIOGRÁFICO COM TEXTOS DOS ALUNOS.
2-
A SEGUIR, A CLASSE PODE ESTUDAR UM OU MAIS AUTORES E SELECIONAR FATOS
SIGNIFICATIVOS DE SUA VIDA. POR EXEMPLO: “MONTEIRO LOBATO CRIOU O SÍTIO
DO PICAPAU AMARELA, QUE É CONHECIDO NOS QUADRINHOS E NA TV; ELE COMEÇOU A
ESCREVER HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS PORQUE SEMPRE GOSTOU MUITO DE LER E,
NA SUA INFÃNCIA, AINDA NÃO EXISTIAM LIVROS INFANTIS NO BRASIL”.
ACOMPANHE ESSE PROCESSO E INTERFIRA DE MODO A AJUDAR NA COMPREENSÃO DOS
TEXTOS.
3- LOGO APÓS, LEVANTE
QUESTÕES PARA INCENTIVAR A REFLEXÃO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS DO
GÊNERO TEXTUAL, COMO: NOME DA PESSOA EM EVIDÊNCIA, PORQUE ELA SE
DESTACOU, O QUE FEZ DE IMPORTANTE, DE QUE FORMA E ONDE VIVEU, COMO FOI A
INFÂNCIA, INFORMAÇÕES SOBRE A FAMÍLIA E TUDO MAIS QUE FOR RELEVANTE E
SIGNIFICATIVO.
4- POR FIM,
SOLICITE AOS ALUNOS QUE ESCREVAM O PRÓPRIO TEXTO SOBRE O ESCRITOR
ESTUDADO, INTRODUZINDO A PESSOA (NOME, QUANDO VIVEU E ONDE) E ESCREVENDO
OUTROS DADOS IMPORTANTES. LEMBRE-OS DE QUE O TEXTO NÃO PRECISA FICAR
MUITO LONGO, MAS DEVE SER INTERESSANTE E CONTER INFORMAÇÕES ESSENCIAIS.
5- COMO PRODUTO FINAL, MONTE UM MURAL COM AS PRODUÇÕES TEXTUAIS DA CLASSE.
6-
PARA ILUSTRAR O PAINEL, PEÇA PARA DESENHAREM O AUTOR OU FAZEREM UMA
PINTURA. OUTRA OPÇÃO É COLOCAR UMA CÓPIA DE UMA FOTO OU CARICATURA DO
ESCRITOR.
LÍNGUA PORTUGUESA
ESCRITA CRIATIVA
DESPERTE O INTERESSE DA TURMA PELA LEITURA E PELA PRODUÇÃO TEXTUAL COM TEMAS E NOTÍCIAS ATUAIS.
MURAL BIOGRÁFICO, FICHAS DE LEITURA E EXERCÍCIOS INTERDISCIPLINARES, COMO UM LIVRO SOBRE A PRESERVAÇÃO DA ÁGUA E UM PAINEL ACERCA DE DESASTRES NATURAIS PELO MUNDO. COM ESSAS ATIVIDADES, VOCÊ E SUA CLASSE IRÃO FUGIR DA ROTINA NO MOMENTO DA PRODUÇÃO TEXTUAL. ENTÃO, APROVEITE PARA ABRIR AS PORTAS DA TURMA PARA TEMAS INUSITADOS E FASCINANTES: A HISTÓRIA DE VIDA DOS AUTORES, O UNIVERSO DOS LIVROS E DAS ATUALIDADES, ALÉM DA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL, DEIXARÃO SEUS ALUNOS MAIS ESCLARECIDOS E SOLIDÁRIOS
ESCRITA CRIATIVA
DESPERTE O INTERESSE DA TURMA PELA LEITURA E PELA PRODUÇÃO TEXTUAL COM TEMAS E NOTÍCIAS ATUAIS.
MURAL BIOGRÁFICO, FICHAS DE LEITURA E EXERCÍCIOS INTERDISCIPLINARES, COMO UM LIVRO SOBRE A PRESERVAÇÃO DA ÁGUA E UM PAINEL ACERCA DE DESASTRES NATURAIS PELO MUNDO. COM ESSAS ATIVIDADES, VOCÊ E SUA CLASSE IRÃO FUGIR DA ROTINA NO MOMENTO DA PRODUÇÃO TEXTUAL. ENTÃO, APROVEITE PARA ABRIR AS PORTAS DA TURMA PARA TEMAS INUSITADOS E FASCINANTES: A HISTÓRIA DE VIDA DOS AUTORES, O UNIVERSO DOS LIVROS E DAS ATUALIDADES, ALÉM DA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL, DEIXARÃO SEUS ALUNOS MAIS ESCLARECIDOS E SOLIDÁRIOS
LIVRO ILUSTRADO DA ÁGUA
SEPARE
DE TRÊS A QUATRO AULAS DA ROTINA ESCOLAR PARA PRODUZIR UM LIVRO
COLETIVO ILUSTRADO SOBRE A ECONOMIA DE ÁGUA. SE QUISER CONFECCIONAR UMA
OBRA PARA CADA ALUNO, PEÇA PARA FAZEREM OS DESENHOS EM FOLHA SULFITE
BRANCA E DEPOIS TIRE CÓPIAS NO COLOR SET COLORIDO. VEJA COMO RESOLVER:
1- QUESTIONAMENTOS
INICIE
A PESQUISA COM UMA ATIVIDADE DE AQUECIMENTO, PERGUNTANDO ÀS CRIANÇAS SE
ACHAM QUE A ÁGUA É IMPORTANTE PARA NÓS E PEDINDO PARA QUE EXPLIQUEM
POR QUÊ. PARA TODOS PODEREM ACOMPANHAR, REGISTRE AS IDEIAS (QUE SÃO OS
CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS) NA LOUSA. PROCURE DESPERTAR O GRUPO
PARA A QUESTÃO DA NECESSIDADE DA ÁGUA NO COTIDIANO E, NA SEQUÊNCIA, PEÇA
PARA REGISTRAREM, EM SEUS CADERNOS.
2- PESQUISA
APÓS
ESSA PRIMEIRA ETAPA, SOLICITE COMO LIÇÃO DE CASA QUE CADA CRIANÇA
PESQUISE NOVAS FORMAS DE ECONOMIZAR ÁGUA. FEITO ISSO, COMPLEMENTE A
LISTA COM AS SUGESTÕES DA TURMA E DETALHE ALGUMAS QUESTÕES. POR EXEMPLO,
PERGUNTE O QUE DEPENDE DE ÁGUA POTÁVEL E O QUE PODE SER FEITO COM OUTRO
TIPO DE ÁGUA (LAVAR O CHÃO, O CARRO, REGAR AS PLANTAS, ETC).
3- APROFUNDAMENTO
INCENTIVE
A REFLEXÃO, LEMBRANDO OS ALUNOS QUE A ÁGUA É FUNDAMENTAL PARA A SAÚDE, A
ALIMENTAÇÃO E A HIGIENE PESSOAL. REGISTRE AS NOVAS IDEIAS QUE SURGIREM E
ACRESCENTE-AS ÀS INICIAIS, COMPONDO UMA LISTA RICA E COMPLETA.
4- VAMOS ECONOMIZAR!
QUANDO
TODOS ESTIVEREM CONSCIENTES DO VALOR DA ÁGUA E ENTENDEREM QUE SEM ELA
NÃO HAVERIA VIDA NO PLANETA, ESCLAREÇA QUE NÃO DEVEMOS DESPERDIÇÁ-LA E
PEÇA PARA QUE, SOZINHOS OU EM DUPLAS, PENSEM NUMA MANEIRA DE ECONOMIZAR
ÁGUA. EXEMPLOS: TOMAR BANHO RAPIDAMENTE; FECHAR A TORNEIRA ENQUANTO
ESCOVA OS DENTES; DESLIGAR A MANGUEIRA ENQUANTO ENSABOA O CHÃO, VARRER A
CALÇADA EM VEZ DE LAVÁ-LA; ETC.
5- HORA DE ILUSTRAR
INSTRUA
CADA CRIANÇA (OU DUPLA) A ESCOLHER UMA FORMA DE ECONOMIZAR PARA
ESCREVER E DESENHAR. AO FIM DO PROCESSO, TODOS DEVEM SE SENTAR PARA
CONHECER AS PRODUÇÕES DOS COLEGAS, UMA A UMA. DIGA PARA OBSERVAREM SE O
MATERIAL ESTÁ INTERESSANTE E CAPRICHADO, DENTRO DAS POSSIBILIDADES DE
CADA UM. CASO ALGO PRECISE SER MELHORADO, OS ALUNOS TAMBÉM PODEM DAR
SUGESTÕES OU OFERECER AUXÍLIO. ESSE EXERCÍCIO AJUDA A DESENVOLVER, NAS
CRIANÇAS, O ESPÍRITO CRÍTICO E, AO MESMO TEMPO, COOPERATIVO.
6- MONTAGEM DO LIVRO
TUDO
PRONTO? ENTÃO JUNTE O MATERIAL E MONTE O “LIVRO ILUSTRADO DA ÁGUA”.
PARA PRENDER AS PÁGINAS, VOCÊ PODE UTILIZAR ESPIRAL, GRAMPEADOR OU ATÉ
MESMO COSTURAR. EM SEGUIDA, PRODUZA UMA BELA CAPA, COM O TÍTULO E O NOME
DAS CRIANÇAS COMO AUTORES E O SEU COMO ORGANIZADOR.
O LIVRO
PODE FICAR NA BIBLIOTECA DA ESCOLA OU SER SORTEADO PARA QUE CADA ALUNO
LEVE PARA CASA NUM DIA DIFERENTE E COMPARTILHE O TRABALHO DA TURMA COM
SUA FAMÍLIANO MUNDO DA BIOGRAFIA
PROMOVA
O CONTATO COM A HISTÓRIA DE UM AUTOR CONHECIDO, COMO MONTEIRO LOBATO, E
ORGANIZE UM MURAL BIOGRÁFICO COM TEXTOS DOS ALUNOS.
1-
LEVE UM OU MAIS TEXTOS A HISTÓRIA DE UM AUTOR CONHECIDO, COMO MONTEIRO
LOBATO, E ORGANIZE UM MURAL BIOGRÁFICO COM TEXTOS DOS ALUNOS.
2-
A SEGUIR, A CLASSE PODE ESTUDAR UM OU MAIS AUTORES E SELECIONAR FATOS
SIGNIFICATIVOS DE SUA VIDA. POR EXEMPLO: “MONTEIRO LOBATO CRIOU O SÍTIO
DO PICAPAU AMARELA, QUE É CONHECIDO NOS QUADRINHOS E NA TV; ELE COMEÇOU A
ESCREVER HISTÓRIAS PARA CRIANÇAS PORQUE SEMPRE GOSTOU MUITO DE LER E,
NA SUA INFÃNCIA, AINDA NÃO EXISTIAM LIVROS INFANTIS NO BRASIL”.
ACOMPANHE ESSE PROCESSO E INTERFIRA DE MODO A AJUDAR NA COMPREENSÃO DOS
TEXTOS.
3- LOGO APÓS, LEVANTE
QUESTÕES PARA INCENTIVAR A REFLEXÃO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS DO
GÊNERO TEXTUAL, COMO: NOME DA PESSOA EM EVIDÊNCIA, PORQUE ELA SE
DESTACOU, O QUE FEZ DE IMPORTANTE, DE QUE FORMA E ONDE VIVEU, COMO FOI A
INFÂNCIA, INFORMAÇÕES SOBRE A FAMÍLIA E TUDO MAIS QUE FOR RELEVANTE E
SIGNIFICATIVO.
4- POR FIM,
SOLICITE AOS ALUNOS QUE ESCREVAM O PRÓPRIO TEXTO SOBRE O ESCRITOR
ESTUDADO, INTRODUZINDO A PESSOA (NOME, QUANDO VIVEU E ONDE) E ESCREVENDO
OUTROS DADOS IMPORTANTES. LEMBRE-OS DE QUE O TEXTO NÃO PRECISA FICAR
MUITO LONGO, MAS DEVE SER INTERESSANTE E CONTER INFORMAÇÕES ESSENCIAIS.
5- COMO PRODUTO FINAL, MONTE UM MURAL COM AS PRODUÇÕES TEXTUAIS DA CLASSE.
6-
PARA ILUSTRAR O PAINEL, PEÇA PARA DESENHAREM O AUTOR OU FAZEREM UMA
PINTURA. OUTRA OPÇÃO É COLOCAR UMA CÓPIA DE UMA FOTO OU CARICATURA DO
ESCRITOR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário