PROJETO - CONTE UMA HISTÓRIA
"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem
livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever -
inclusive a sua própria história."
(Bill Gates)
INTRODUÇÃO:
A Literatura Infantil vem crescendo cada vez mais no meio educacional,
mas o professor ainda precisa reconhecer a importância da literatura
infantil e incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que
todos os hábitos se formam, isto é, na infância.
Percebendo a importância e a necessidade da turma estar em constante
contato com os livros e o mundo magico das histórias infantis, mesmo bem
antes da alfabetização, criei um projeto de leitura, que pode ser
trabalhado em todas as faixas etárias, basta o professor fazer
adaptação.
Área de conhecimento: Interdisciplinaridade
JUSTIFICATIVA:
O projeto pedagógico literatura infantil, oferece a proposta de
enriquecer a imaginação dos alunos, proporcionando-lhe a oportunidade de
criar, tornando assim uma leitura prazerosa.
Segundo Malamut, “lidas ou contadas ás histórias constitui-se em
generosos processos educativo, pois ensinam recriando, dando a criança
os estímulos e motivação apropriadas para satisfazer seus interesses,
necessidade e sensibilidade”.
OBJETIVO GERAL
Proporcionar aos alunos uma forma lúdica de compreender o mundo da literatura.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver o gosto de ouvir e contar história;
Conhecer os diferentes tipos de histórias;
Resgatar os clássicos da literatura infantil;
Desenvolver a linguagem oral, ampliando o vocabulário;
Estimular a criatividade e expressão corporal;
Incentivar o manuseio de livros, revistas, gibis e jornais.
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
Conto e reconto de histórias;
Montagem de livros de histórias;
Dramatizações;
Diferentes técnicas para apresentação da história: contadas, lidas,
utilizando fantoches, histórias sem texto, clássicos, avental, DVD,
dentre outros;
Modelagem, maquete, máscara;
Músicas;
Desenhos livres;
Pintura com dedos;
Recorte e colagem;
Leitura de imagem;
Atividades contextualizadas integrando os conteúdos.
RECURSOS MATERIAIS
• Giz de cera; giz colorido;
• Tinta guache;
• Massa de modelar;
• Papéis diversos; cola e tesoura;
• Livros, gibis e revistas;
• Dvds
AVALIAÇÃO:
Será continua no decorrer da prática do projeto e será observada a mudança na ação do aluno.
PROJETO - CONTE UMA HISTÓRIA
"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem
livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever -
inclusive a sua própria história."
(Bill Gates)
INTRODUÇÃO:
A Literatura Infantil vem crescendo cada vez mais no meio educacional,
mas o professor ainda precisa reconhecer a importância da literatura
infantil e incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que
todos os hábitos se formam, isto é, na infância.
Percebendo a importância e a necessidade da turma estar em constante
contato com os livros e o mundo magico das histórias infantis, mesmo bem
antes da alfabetização, criei um projeto de leitura, que pode ser
trabalhado em todas as faixas etárias, basta o professor fazer
adaptação.
Área de conhecimento: Interdisciplinaridade
JUSTIFICATIVA:
O projeto pedagógico literatura infantil, oferece a proposta de
enriquecer a imaginação dos alunos, proporcionando-lhe a oportunidade de
criar, tornando assim uma leitura prazerosa.
Segundo Malamut, “lidas ou contadas ás histórias constitui-se em
generosos processos educativo, pois ensinam recriando, dando a criança
os estímulos e motivação apropriadas para satisfazer seus interesses,
necessidade e sensibilidade”.
OBJETIVO GERAL
Proporcionar aos alunos uma forma lúdica de compreender o mundo da literatura.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver o gosto de ouvir e contar história;
Conhecer os diferentes tipos de histórias;
Resgatar os clássicos da literatura infantil;
Desenvolver a linguagem oral, ampliando o vocabulário;
Estimular a criatividade e expressão corporal;
Incentivar o manuseio de livros, revistas, gibis e jornais.
PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
Conto e reconto de histórias;
Montagem de livros de histórias;
Dramatizações;
Diferentes técnicas para apresentação da história: contadas, lidas,
utilizando fantoches, histórias sem texto, clássicos, avental, DVD,
dentre outros;
Modelagem, maquete, máscara;
Músicas;
Desenhos livres;
Pintura com dedos;
Recorte e colagem;
Leitura de imagem;
Atividades contextualizadas integrando os conteúdos.
RECURSOS MATERIAIS
• Giz de cera; giz colorido;
• Tinta guache;
• Massa de modelar;
• Papéis diversos; cola e tesoura;
• Livros, gibis e revistas;
• Dvds
AVALIAÇÃO:
Será continua no decorrer da prática do projeto e será observada a mudança na ação do aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário