Sala de Aula |
A organização da sala de
aula revela nossa maneira de pensar Educação. Porém, pode acontecer que
a organização seja padronizada pela escola, ou simplesmente existir
pouca possibilidade de modificar o espaço por vários motivos...
A arrumação da sala depende da professora, mas a manutenção da mesma deve ser compartilhada com as crianças: arrumar os brinquedos e livros, limpar o que sujar, são atitudes de cuidado com a sala.
A limpeza e higienização do ambiente deverá ser realizada pelo profissional responsável na escola.
Nesta postagem deixarei algumas sugestões e dicas dadas pela Ivanise Meyer para deixar sua sala mais aconchegante, alegre, dinâmica e organizada.
Dicas e Sugestões de Organização da Sala de Aula
1 - RODA DE CONVERSAS:
É importante ter um espaço para a "roda de conversas".
As crianças devem sentar ao redor da educadora de forma confortável. Se
necessário, pode-se forrar o chão com esteiras ou tapetes laváveis. A
"roda de conversas" também pode acontecer em outros espaços da escola
como em um pátio, parque ou debaixo de uma árvore (quintal).
RODA DE CONVERSAS |
O importante é garantir que a turma possa estar com a educadora sem "interrupções" externas.
2 - LEITURA PARA AS CRIANÇAS:
Cada dia podemos ter um tipo de texto: um poema, uma história, uma parlenda, um trava-língua, um capítulo de uma história, uma informação sobre um animal...
É importante ler para a criança, pois o professor será seu modelo de leitor. Essa leitura precisa ser planejada (escolha o livro, o tema, verifique se precisará de algum objeto ou música para enriquecer a leitura), o espaço poderá ser o mesmo da "roda de conversas", ou fora da sala (no pátio, debaixo de uma árvore, na sala de leitura ou biblioteca escolar).
3 - QUANTAS MESAS NA SALA?
As mesas podem ser usadas como "cantinhos" (cantos) para: jogos pedagógicos, modelagem, colagem, desenho e brinquedos que necessitem do apoio da mesa.
Mesas na sala de aula |
As mesas também são
usadas para atividades de escrita. Geralmente, o número de mesas
equivale ao número de alunos na sala. No trabalho diversificado, pode-se
diminuir o número de mesas, pois nem todos estarão sentados fazendo uma
mesma atividade.
4 - CANTINHO DA LEITURA:
O cantinho de leitura é um espaço importantíssimo na sala de aula, onde as crianças encontrarão variados materiais de leitura: livros, revistas, gibis, jornais, livros de receitas, atlas, dicionários, etc.
Os pequenos aprendem a manusear o material (escolher o material, ler e devolver no mesmo lugar), a ter cuidado o material (não amassar, rasgar ou rabiscar) ampliando sua autonomia.
É muito Importante: não deixe lápis (ou material para escrever) neste espaço.
5 - CANTINHO PARA ARTES:
Um cantinho para as artes é fundamental! Um dos espaços da sala pode ser reservado para as Artes Plásticas: desenho, pintura, modelagem e colagem e este é um espaço que precisa da organização pela professora (manter os materiais necessários) e das crianças (aprendem a manusear os materiais para suas produções).
Cantinho da Pintura |
A limpeza posterior deve ser compartilhada com as crianças.
6 - CANTINHO DA DRAMATIZAÇÃO:
Um dos cantinhos preferidos das crianças da Educação Infantil é o da dramatização: a "casinha" ou "casa de bonecas", no qual elas vivem os papéis familiares e constroem relações com os colegas da turma.
Dramatização |
Para organizar esse
espaço você pode dispor de móveis e utensílios em tamanho reduzido,
bonecas diversas (de plástico, de tecido) e outros brinquedos.
7 - CANTINHO DE CIÊNCIAS:
Livros de assuntos estudados também podem ficar neste canto.
Sugestão: Montar terrários ou Aquários, as crianças adoram
8 - CANTINHO DA BRINCADEIRA:
Caso haja espaço na sala, pode existir um espaço para brincadeiras no chão: carrinhos, construção, legos, bonecas, eles adoram !
BRINCAR |
9 - QUADRO DE GIZ:
Um quadro-de-giz (ou quadro-branco)
será um espaço para registros provisórios, pois serão apagados no final
da aula. O que necessitar ficar exposto (ou guardado) deverá ser
registrado em cartaz ou "blocão". Eu uso para registrar a data do dia,
escrever o planejamento diário, produzir textos com as crianças,
escrever seus nomes (listas), ou seja, quando escrever seja uma forma de
comunicar algo importante para a turma.
10 - DECORAÇÃO DAS PAREDES:
Nas paredes deverá ser colocado o que mereça ser registrado e ser lido pelas crianças. Confira:
Dicas e Sugestões de Organização da Sala de Aula |
Sala de Aula |
A organização da sala de
aula revela nossa maneira de pensar Educação. Porém, pode acontecer que
a organização seja padronizada pela escola, ou simplesmente existir
pouca possibilidade de modificar o espaço por vários motivos...
A arrumação da sala depende da professora, mas a manutenção da mesma deve ser compartilhada com as crianças: arrumar os brinquedos e livros, limpar o que sujar, são atitudes de cuidado com a sala.
A limpeza e higienização do ambiente deverá ser realizada pelo profissional responsável na escola.
Nesta postagem deixarei algumas sugestões e dicas dadas pela Ivanise Meyer para deixar sua sala mais aconchegante, alegre, dinâmica e organizada.
Dicas e Sugestões de Organização da Sala de Aula
1 - RODA DE CONVERSAS:
É importante ter um espaço para a "roda de conversas".
As crianças devem sentar ao redor da educadora de forma confortável. Se
necessário, pode-se forrar o chão com esteiras ou tapetes laváveis. A
"roda de conversas" também pode acontecer em outros espaços da escola
como em um pátio, parque ou debaixo de uma árvore (quintal).
RODA DE CONVERSAS |
O importante é garantir que a turma possa estar com a educadora sem "interrupções" externas.
2 - LEITURA PARA AS CRIANÇAS:
Cada dia podemos ter um tipo de texto: um poema, uma história, uma parlenda, um trava-língua, um capítulo de uma história, uma informação sobre um animal...
É importante ler para a criança, pois o professor será seu modelo de leitor. Essa leitura precisa ser planejada (escolha o livro, o tema, verifique se precisará de algum objeto ou música para enriquecer a leitura), o espaço poderá ser o mesmo da "roda de conversas", ou fora da sala (no pátio, debaixo de uma árvore, na sala de leitura ou biblioteca escolar).
3 - QUANTAS MESAS NA SALA?
As mesas podem ser usadas como "cantinhos" (cantos) para: jogos pedagógicos, modelagem, colagem, desenho e brinquedos que necessitem do apoio da mesa.
Mesas na sala de aula |
As mesas também são
usadas para atividades de escrita. Geralmente, o número de mesas
equivale ao número de alunos na sala. No trabalho diversificado, pode-se
diminuir o número de mesas, pois nem todos estarão sentados fazendo uma
mesma atividade.
4 - CANTINHO DA LEITURA:
O cantinho de leitura é um espaço importantíssimo na sala de aula, onde as crianças encontrarão variados materiais de leitura: livros, revistas, gibis, jornais, livros de receitas, atlas, dicionários, etc.
Os pequenos aprendem a manusear o material (escolher o material, ler e devolver no mesmo lugar), a ter cuidado o material (não amassar, rasgar ou rabiscar) ampliando sua autonomia.
É muito Importante: não deixe lápis (ou material para escrever) neste espaço.
5 - CANTINHO PARA ARTES:
Um cantinho para as artes é fundamental! Um dos espaços da sala pode ser reservado para as Artes Plásticas: desenho, pintura, modelagem e colagem e este é um espaço que precisa da organização pela professora (manter os materiais necessários) e das crianças (aprendem a manusear os materiais para suas produções).
Cantinho da Pintura |
A limpeza posterior deve ser compartilhada com as crianças.
6 - CANTINHO DA DRAMATIZAÇÃO:
Um dos cantinhos preferidos das crianças da Educação Infantil é o da dramatização: a "casinha" ou "casa de bonecas", no qual elas vivem os papéis familiares e constroem relações com os colegas da turma.
Dramatização |
Para organizar esse
espaço você pode dispor de móveis e utensílios em tamanho reduzido,
bonecas diversas (de plástico, de tecido) e outros brinquedos.
7 - CANTINHO DE CIÊNCIAS:
Livros de assuntos estudados também podem ficar neste canto.
Sugestão: Montar terrários ou Aquários, as crianças adoram
8 - CANTINHO DA BRINCADEIRA:
Caso haja espaço na sala, pode existir um espaço para brincadeiras no chão: carrinhos, construção, legos, bonecas, eles adoram !
BRINCAR |
9 - QUADRO DE GIZ:
Um quadro-de-giz (ou quadro-branco)
será um espaço para registros provisórios, pois serão apagados no final
da aula. O que necessitar ficar exposto (ou guardado) deverá ser
registrado em cartaz ou "blocão". Eu uso para registrar a data do dia,
escrever o planejamento diário, produzir textos com as crianças,
escrever seus nomes (listas), ou seja, quando escrever seja uma forma de
comunicar algo importante para a turma.
10 - DECORAÇÃO DAS PAREDES:
Nas paredes deverá ser colocado o que mereça ser registrado e ser lido pelas crianças. Confira:
Dicas e Sugestões de Organização da Sala de Aula |
Nenhum comentário:
Postar um comentário