Dinâmicas de apresentação em sala de aula com alunos |
Em sala de aula, reúna todos os alunos da classe, entregue para cada um uma tabela e inicie o processo de apresentação.
Materiais: Criar uma Tabela da dinâmica:
A = braços abertos
E = braços cruzados à frente
I = braço direito levantado
O = braços a frente em forma oval
U = braços para o alto em forma de U
Confira também:
Procedimento
Apresentação dos nomes por meio de gestos e sons verbais.
Com
o grupo em círculo, com uma distância um do outro, cada pessoa fala seu
nome e logo após, todo o grupo repete o nome em voz alta, em ritmo
realizando gestos com os braços de acordo com as vogais pronunciadas.
O
participante que for se apresentar deverá ir ao centro da roda, se
apresentar e o grupo repete a coreografia, repetindo o nome.
Dicas
Observar
se o desempenho dos participantes melhora com a prática e o grau de
espontaneidade dos participantes na hora de se apresentar.
O Comprimento
Objetivos dessa dinâmica para
ensino fundamental é desenvolver a noção de estimativa, equivalência e
medida por meio de comparações. A dinâmica desse exercício estimula o
raciocínio e a percepção das crianças em relação às medidas-padrão.
Tempo: 1 aula. Grupo: crianças a partir de cinco anos. Local: sala de aula ou uma sala grande.
Material: Esta é uma brincadeira que basta usar
o material dos próprios alunos para começar a brincar: caneta, uma
borracha, um livro, ou até o próprio palmo das crianças, uma régua, uma
trena ou uma fita métrica.
Desenvolvimento: Para começar a brincadeira, divida a
turma em quatro grupos. Escolha para cada um deles um objeto que deve
substituir a régua como unidade de medida.
Esse objeto pode ser uma caneta, uma borracha, um livro, ou até o próprio palmo das crianças.
Em seguida, defina os objetos que cada grupo deve medir - por exemplo, a
carteira, a porta, a lousa ou a altura da parede onde começa a janela.
Antes que a turma comece a realizar as medições, estimule as
crianças a fazer estimativas: quantas borrachas elas acham que seriam
necessárias para determinar o comprimento da mesa? E a largura?
Como seriam os resultados se, em vez desses objetos, a classe usasse um
livro e um caderno para fazer as medidas? E assim por diante.
Dinâmicas de apresentação em sala de aula com alunos |
Em sala de aula, reúna todos os alunos da classe, entregue para cada um uma tabela e inicie o processo de apresentação.
Materiais: Criar uma Tabela da dinâmica:
A = braços abertos
E = braços cruzados à frente
I = braço direito levantado
O = braços a frente em forma oval
U = braços para o alto em forma de U
Confira também:
Procedimento
Apresentação dos nomes por meio de gestos e sons verbais.
Com
o grupo em círculo, com uma distância um do outro, cada pessoa fala seu
nome e logo após, todo o grupo repete o nome em voz alta, em ritmo
realizando gestos com os braços de acordo com as vogais pronunciadas.
O
participante que for se apresentar deverá ir ao centro da roda, se
apresentar e o grupo repete a coreografia, repetindo o nome.
Dicas
Observar
se o desempenho dos participantes melhora com a prática e o grau de
espontaneidade dos participantes na hora de se apresentar.
O Comprimento
Objetivos dessa dinâmica para
ensino fundamental é desenvolver a noção de estimativa, equivalência e
medida por meio de comparações. A dinâmica desse exercício estimula o
raciocínio e a percepção das crianças em relação às medidas-padrão.
Tempo: 1 aula. Grupo: crianças a partir de cinco anos. Local: sala de aula ou uma sala grande.
Material: Esta é uma brincadeira que basta usar
o material dos próprios alunos para começar a brincar: caneta, uma
borracha, um livro, ou até o próprio palmo das crianças, uma régua, uma
trena ou uma fita métrica.
Desenvolvimento: Para começar a brincadeira, divida a
turma em quatro grupos. Escolha para cada um deles um objeto que deve
substituir a régua como unidade de medida.
Esse objeto pode ser uma caneta, uma borracha, um livro, ou até o próprio palmo das crianças.
Em seguida, defina os objetos que cada grupo deve medir - por exemplo, a
carteira, a porta, a lousa ou a altura da parede onde começa a janela.
Antes que a turma comece a realizar as medições, estimule as
crianças a fazer estimativas: quantas borrachas elas acham que seriam
necessárias para determinar o comprimento da mesa? E a largura?
Como seriam os resultados se, em vez desses objetos, a classe usasse um
livro e um caderno para fazer as medidas? E assim por diante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário