A educação infantil na Base Comum Curricular

A educação infantil na Base Comum Curricular

A educação infantil na Base Comum Curricular
Na proposta desta terceira versão da BNCC, durante a Educação Básica, que é composta pela Educação Infantil, Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, “os alunos devem desenvolver dez competências gerais que pretendem assegurar, como resultado do seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, uma formação humana integral que visa à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva” (BRASIL, 2016, p. 25).
Esta terceira versão abordou apenas a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, faltando, ainda, contemplar o Ensino Médio.
Primeira etapa da Educação Básica: a Educação Infantil
Segundo a terceira versão da BNCC, seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento devem ser assegurados para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver, de acordo com os eixos estruturantes da Educação Infantil (interações e brincadeiras):
  • Conviver
  • Brincar
  • Participar
  • Explorar
  • Expressar
  • Conhecer-se
Fonte: BNCC (BRASIL, 2017, p. 23).
A BNCC também estabelece cinco campos de experiências, considerando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, onde as crianças podem aprender e se desenvolver:
  • O eu, o outros e o nós
  • Corpo, gestos e movimentos
  • Traços, sons, cores e formas
  • Oralidade e escrita
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Fonte: BNCC (BRASIL, 2017, p. 23).
Os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento são organizados em três grupos de faixas etárias, em cada campo de experiências:

                                                       Fonte: BNCC (BRASIL, 2017, p. 39).
O que se observa é que a nomenclatura bebês aparece apenas uma vez nesta proposta, mas não na divisão das etapas, sendo substituída por crianças de 0 a 1 ano e 6 meses.
Também é importante destacar o reconhecimento da Educação Infantil como complemento da educação familiar, articulando vivências e conhecimentos construídos pelas crianças já no ambiente que convive com a família.
A importância da participação de todos
Sabemos que a prática enfrenta uma diversidade enorme, com realidades distintas. Entretanto, já na Educação Infantil é preciso que haja consciência de que a família é o primeiro lugar onde as crianças devem ser educadas, e a função da escola é aprimorar essa educação. É importante, portanto, que não só os professores tomem conhecimento da BNCC, também pais e a população em geral, para que cada papel seja exercido em sua totalidade: o de pais, de professores, e de cada um que faz parte da vida das crianças.
Há muito mais nesta versão da BNCC para a Educação Infantil, e o documento merece ser estudado. Ele pode ser o alicerce para que os profissionais da Educação possam realmente conseguir uma união como categoria, e receber o valor merecido, mas até o momento, não reconhecido.
Como fazer a referência deste texto de acordo com as normas da ABNT:

MEDEIROS, Elita. A Educação Infantil na nova versão da Base Nacional Curricular Comum. Plataforma Cultural, 2017. Disponível em: <ENDEREÇO DO SITE>. Acesso em: [data de acesso com dia, mês abreviado com três letras, exceto se for maio, e ano].

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf>

A educação infantil na Base Comum Curricular

A educação infantil na Base Comum Curricular
Na proposta desta terceira versão da BNCC, durante a Educação Básica, que é composta pela Educação Infantil, Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, “os alunos devem desenvolver dez competências gerais que pretendem assegurar, como resultado do seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, uma formação humana integral que visa à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva” (BRASIL, 2016, p. 25).
Esta terceira versão abordou apenas a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, faltando, ainda, contemplar o Ensino Médio.
Primeira etapa da Educação Básica: a Educação Infantil
Segundo a terceira versão da BNCC, seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento devem ser assegurados para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver, de acordo com os eixos estruturantes da Educação Infantil (interações e brincadeiras):
  • Conviver
  • Brincar
  • Participar
  • Explorar
  • Expressar
  • Conhecer-se
Fonte: BNCC (BRASIL, 2017, p. 23).
A BNCC também estabelece cinco campos de experiências, considerando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, onde as crianças podem aprender e se desenvolver:
  • O eu, o outros e o nós
  • Corpo, gestos e movimentos
  • Traços, sons, cores e formas
  • Oralidade e escrita
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Fonte: BNCC (BRASIL, 2017, p. 23).
Os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento são organizados em três grupos de faixas etárias, em cada campo de experiências:

                                                       Fonte: BNCC (BRASIL, 2017, p. 39).
O que se observa é que a nomenclatura bebês aparece apenas uma vez nesta proposta, mas não na divisão das etapas, sendo substituída por crianças de 0 a 1 ano e 6 meses.
Também é importante destacar o reconhecimento da Educação Infantil como complemento da educação familiar, articulando vivências e conhecimentos construídos pelas crianças já no ambiente que convive com a família.
A importância da participação de todos
Sabemos que a prática enfrenta uma diversidade enorme, com realidades distintas. Entretanto, já na Educação Infantil é preciso que haja consciência de que a família é o primeiro lugar onde as crianças devem ser educadas, e a função da escola é aprimorar essa educação. É importante, portanto, que não só os professores tomem conhecimento da BNCC, também pais e a população em geral, para que cada papel seja exercido em sua totalidade: o de pais, de professores, e de cada um que faz parte da vida das crianças.
Há muito mais nesta versão da BNCC para a Educação Infantil, e o documento merece ser estudado. Ele pode ser o alicerce para que os profissionais da Educação possam realmente conseguir uma união como categoria, e receber o valor merecido, mas até o momento, não reconhecido.
Como fazer a referência deste texto de acordo com as normas da ABNT:

MEDEIROS, Elita. A Educação Infantil na nova versão da Base Nacional Curricular Comum. Plataforma Cultural, 2017. Disponível em: <ENDEREÇO DO SITE>. Acesso em: [data de acesso com dia, mês abreviado com três letras, exceto se for maio, e ano].

REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf>

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