Plano de aula: Maju não vai a festa/ Consciência Negra
Tema:Valorização da Identidade
Maju Não Vai à Festa!
A obra " Maju não vai à festa",nos
mostra que, devemos valorizar nossa identidade; não devemos mudar nosso
jeito de ser , de viver e de pensar para agradar aos outros. A
diversidade é maravilhosa! Existem pessoas de todas as cores/raça e
cabelos de várias formas. Isso é maravilhoso!
Objetivos:
- Conhecer histórias com personagens/princesas negras;
- Valorizar a própria identidade;
- Desenvolver a autoestima;
- Produzir textos/frases;
- Fazer/criar artes.
Desenvolvimento: Leitura oral e escrita
1º Momento:Leitura do livro:
Maju Não Vai à Festa!
Iniciar apresentando e analisando a capa.
Explorar o título, imagens....autora...
Observando o título, o que podemos pensar/ intuir?
- Haverá uma festa!
- Maju não irá à festa.Será que ela não foi convidada? Qual será o motivo?
- Falar sobre a autora...ilustrador...
Conhecendo a autora:
Mônica Pimentel nasceu em Carangola-MG em 26 de junho de 1976. Graduou-se em letras pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Realizou diversos trabalhos na área da cultura, como: Teatro(interpretação e direção), Contadora de Histórias, Doutora Alegria.
"A professora e escritora mineira, Mônica Pimentel, teve a sensibilidade de olhar para a situação que sempre está presente na infância de quem tem cabelos cacheados e crespos, a rejeição dos cabelos por achar feio e escreveu este livro. A ideia surgiu após a autora perceber que uma de suas alunas tinha dificuldades em aceitar os cabelos crespos/cacheados e, com isso, sentia-se inferior as outras crianças, Mônica criou uma história para ajudar no processo de aceitação das características físicas das crianças negras".
Lendo o livro!
Leitura em voz alta , realizada pela professora.Utilizando a entonação adequada para o diálogo entre as princesas.
2º Momento: Roda de conversa
Interpretação oral/conversa sobre o texto:
- Como se chama a personagem principal da história?
- Quem são seus pais?
- Com quem Maju Brincava?
- O que Maju descobriu sobre seus cabelos?
- Qual princesa veio visitar Maju?
- De quem ela era filha?
- Qual o motivo da visita?
- Em quais ocasiões recebemos convites?
- Qual era a regra para ir ao baile?
- Como eram as princesas do reino de Clarice?
- Vocês acham correto um reino onde todos os cabelos são iguais/ lisos?
- As princesas dos livros possuem que tipo de cabelo? Por que será?
- No final , Maju foi ou não foi à festa?
- O que Maju fez?
- O que os amigos pássaros fizeram com Maju?
- O que aconteceu no final da história?
- Vocês gostaram da história? Gostaram do final? Mudariam o final?
Obs: O roteiro acima é uma sugestão! A conversa deverá fluir naturalmente sobre o texto.
3º Momento: Produção de texto - Convite.
- Dividir a sala em 2 grupos.
Grupo 1:
Crie um convite de acordo com o texto.
Regra:Todas as princesas de cabelos lisos
Grupo 2:
Crie um convite para um baile da diversidade!Onde cada um deverá ir do seu jeito especial de ser.
Lembre-se de colocar local e data.
- Cada grupo deverá escolher 2 integrantes para apresentar o trabalho/ convite.
Conversar com a turma:
- Em qual festa vocês gostariam de ir? Em qual se sentiriam mais a vontade? Por quê?
4º Momento: Atividade envolvendo arte e escrita.
Use a criatividade!
Desenhe a Maju bem linda para ir à uma festa, onde a diversidade é o tema da festa.
Escreva uma legenda/frase para a sua arte.5º Momento: Video - Baú de Histórias
Maju não vai à festa
6º Momento: Culminância dos trabalhos realizados.
- Organizar uma festa na sala de aula.
- Expor as artes e atividades.
- Cada aluno deverá ir com o penteado que desejar.
- As meninas poderão usar laços, tiaras, flores ou coroas.
Avaliação:
A avaliação será contínua mediante abordagem do tema e da participação e execução das atividades propostas.
Baixar livro: Maju não vai à festa.
https://baudesophia.files.wordpress.com/2016/07/maju-19x19.pdf
Plano de aula: Maju não vai a festa/ Consciência Negra
Tema:Valorização da Identidade
Maju Não Vai à Festa!
A obra " Maju não vai à festa",nos
mostra que, devemos valorizar nossa identidade; não devemos mudar nosso
jeito de ser , de viver e de pensar para agradar aos outros. A
diversidade é maravilhosa! Existem pessoas de todas as cores/raça e
cabelos de várias formas. Isso é maravilhoso!
Objetivos:
- Conhecer histórias com personagens/princesas negras;
- Valorizar a própria identidade;
- Desenvolver a autoestima;
- Produzir textos/frases;
- Fazer/criar artes.
Desenvolvimento: Leitura oral e escrita
1º Momento:Leitura do livro:
Maju Não Vai à Festa!
Iniciar apresentando e analisando a capa.
Explorar o título, imagens....autora...
Observando o título, o que podemos pensar/ intuir?
- Haverá uma festa!
- Maju não irá à festa.Será que ela não foi convidada? Qual será o motivo?
- Falar sobre a autora...ilustrador...
Conhecendo a autora:
Mônica Pimentel nasceu em Carangola-MG em 26 de junho de 1976. Graduou-se em letras pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Realizou diversos trabalhos na área da cultura, como: Teatro(interpretação e direção), Contadora de Histórias, Doutora Alegria.
"A professora e escritora mineira, Mônica Pimentel, teve a sensibilidade de olhar para a situação que sempre está presente na infância de quem tem cabelos cacheados e crespos, a rejeição dos cabelos por achar feio e escreveu este livro. A ideia surgiu após a autora perceber que uma de suas alunas tinha dificuldades em aceitar os cabelos crespos/cacheados e, com isso, sentia-se inferior as outras crianças, Mônica criou uma história para ajudar no processo de aceitação das características físicas das crianças negras".
Lendo o livro!
Leitura em voz alta , realizada pela professora.Utilizando a entonação adequada para o diálogo entre as princesas.
2º Momento: Roda de conversa
Interpretação oral/conversa sobre o texto:
- Como se chama a personagem principal da história?
- Quem são seus pais?
- Com quem Maju Brincava?
- O que Maju descobriu sobre seus cabelos?
- Qual princesa veio visitar Maju?
- De quem ela era filha?
- Qual o motivo da visita?
- Em quais ocasiões recebemos convites?
- Qual era a regra para ir ao baile?
- Como eram as princesas do reino de Clarice?
- Vocês acham correto um reino onde todos os cabelos são iguais/ lisos?
- As princesas dos livros possuem que tipo de cabelo? Por que será?
- No final , Maju foi ou não foi à festa?
- O que Maju fez?
- O que os amigos pássaros fizeram com Maju?
- O que aconteceu no final da história?
- Vocês gostaram da história? Gostaram do final? Mudariam o final?
Obs: O roteiro acima é uma sugestão! A conversa deverá fluir naturalmente sobre o texto.
3º Momento: Produção de texto - Convite.
- Dividir a sala em 2 grupos.
Grupo 1:
Crie um convite de acordo com o texto.
Regra:Todas as princesas de cabelos lisos
Grupo 2:
Crie um convite para um baile da diversidade!Onde cada um deverá ir do seu jeito especial de ser.
Lembre-se de colocar local e data.
- Cada grupo deverá escolher 2 integrantes para apresentar o trabalho/ convite.
Conversar com a turma:
- Em qual festa vocês gostariam de ir? Em qual se sentiriam mais a vontade? Por quê?
4º Momento: Atividade envolvendo arte e escrita.
Use a criatividade!
Desenhe a Maju bem linda para ir à uma festa, onde a diversidade é o tema da festa.
Escreva uma legenda/frase para a sua arte.5º Momento: Video - Baú de Histórias
Maju não vai à festa
6º Momento: Culminância dos trabalhos realizados.
- Organizar uma festa na sala de aula.
- Expor as artes e atividades.
- Cada aluno deverá ir com o penteado que desejar.
- As meninas poderão usar laços, tiaras, flores ou coroas.
Avaliação:
A avaliação será contínua mediante abordagem do tema e da participação e execução das atividades propostas.
Baixar livro: Maju não vai à festa.
https://baudesophia.files.wordpress.com/2016/07/maju-19x19.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário