Plano de aula: Menina Bonita do Laço de Fita - Maternal 3
Objetivos
- Conhecer diferentes histórias
- Perceber-se e perceber o outro como diferente;
- Respeitar as diferenças;
- Desenvolver a criatividade e o raciocínio.
Duração das atividades: 1 semana
Desenvolvimento
1º Momento:
Linguagem oral e escrita
História
“Menina Bonita do laço de Fita” da autora Ana Maria Machado.
Apresentar o livro explorando a capa, autora, ilustrador...
Ler a história!
A
história pode ser contada com diferentes estratégias: fantoches de uma boneca
negra com as características da Menina Bonita e com um coelhinho branco, apenas
lendo o livro e mostrando as gravuras ou de acordo com a criatividade do
professor.
Conversa
sobre o texto:
Faça uma rodinha e converse com as crianças sobre a
história.
Questione as crianças: O que é ser bonito?
Como uma pessoa
deve ser para ser bonita?
A medida em que as crianças forem
colocando suas opiniões ir enfatizando a importância da diferença de cada um.
Destacar para o grupo que o importante é ser diferente, indagando: Já pensaram
se todos nós fôssemos iguais?
2º Momento.
Artes visuais:
Fazer o autorretrato
Aproveitar a descoberta do coelho de que “a gente se
parece sempre é com os pais, os tios, os avós e até com os parentes tortos” e
perguntar às crianças com quem elas acham que se parecem.
3º Momento:
Artes da Menina Bonita
3º Momento:
Artes da Menina Bonita
4º Momento:
Linguagem
Matemática:
Seriação: Seriar coelhinhos em tamanhos
diferentes
Classificação: Classificar por cores
Contagem e recitação de números: Contar até 10 ou mais(utilizar
materiais manipulativos/tampinhas/ palitos...
Cantar
músicas que mencionam quantidades. A galinha do vizinho, Mariana
conta1...2...3...
5º Momento:
Corpo e Movimento
Imitar coelhinhos pulando com os dois pezinhos.
Dançar a música do coelhinho pula pula.
Cantar música “ O grande sol”
6º Momento:
Formação
pessoal e social
Conversar sobre
respeito e diferenças entre as pessoas.
Fazer
dinâmica do espelho ( somos todos especiais)
7º Momento:
Linguagem musical
Músicas:
Linguagem musical
Músicas:
Coelhinho
pulo pulo
Mileninha Stepanienco
Mariana..
https://www.youtube.com/watch?v=ufS8CcJKJso&list=PL-21v2QZvOGEaoVYuz_7OibSXzdItJAgb
7º Momento:Auditório
Linguagem teatral
Teatro Menina Bonita do Laço de Fita
Apresentação teatral para todas as turmas da escola
Avaliação:
7º Momento:Auditório
Linguagem teatral
Teatro Menina Bonita do Laço de Fita
Apresentação teatral para todas as turmas da escola
Avaliação:
A avaliação será contínua mediante abordagem do tema e da participação e execução das atividades propostas. Os relatos com fotos irão compor o portfólio do aluno.
Plano de aula: Menina Bonita do Laço de Fita - Maternal 3
Objetivos
- Conhecer diferentes histórias
- Perceber-se e perceber o outro como diferente;
- Respeitar as diferenças;
- Desenvolver a criatividade e o raciocínio.
Duração das atividades: 1 semana
Desenvolvimento
1º Momento:
Linguagem oral e escrita
História
“Menina Bonita do laço de Fita” da autora Ana Maria Machado.
Apresentar o livro explorando a capa, autora, ilustrador...
Ler a história!
A
história pode ser contada com diferentes estratégias: fantoches de uma boneca
negra com as características da Menina Bonita e com um coelhinho branco, apenas
lendo o livro e mostrando as gravuras ou de acordo com a criatividade do
professor.
Conversa
sobre o texto:
Faça uma rodinha e converse com as crianças sobre a
história.
Questione as crianças: O que é ser bonito?
Como uma pessoa
deve ser para ser bonita?
A medida em que as crianças forem
colocando suas opiniões ir enfatizando a importância da diferença de cada um.
Destacar para o grupo que o importante é ser diferente, indagando: Já pensaram
se todos nós fôssemos iguais?
2º Momento.
Artes visuais:
Fazer o autorretrato
Aproveitar a descoberta do coelho de que “a gente se
parece sempre é com os pais, os tios, os avós e até com os parentes tortos” e
perguntar às crianças com quem elas acham que se parecem.
3º Momento:
Artes da Menina Bonita
3º Momento:
Artes da Menina Bonita
4º Momento:
Linguagem
Matemática:
Seriação: Seriar coelhinhos em tamanhos
diferentes
Classificação: Classificar por cores
Contagem e recitação de números: Contar até 10 ou mais(utilizar
materiais manipulativos/tampinhas/ palitos...
Cantar
músicas que mencionam quantidades. A galinha do vizinho, Mariana
conta1...2...3...
5º Momento:
Corpo e Movimento
Imitar coelhinhos pulando com os dois pezinhos.
Dançar a música do coelhinho pula pula.
Cantar música “ O grande sol”
6º Momento:
Formação
pessoal e social
Conversar sobre
respeito e diferenças entre as pessoas.
Fazer
dinâmica do espelho ( somos todos especiais)
7º Momento:
Linguagem musical
Músicas:
Linguagem musical
Músicas:
Coelhinho
pulo pulo
Mileninha Stepanienco
Mariana..
https://www.youtube.com/watch?v=ufS8CcJKJso&list=PL-21v2QZvOGEaoVYuz_7OibSXzdItJAgb
7º Momento:Auditório
Linguagem teatral
Teatro Menina Bonita do Laço de Fita
Apresentação teatral para todas as turmas da escola
Avaliação:
7º Momento:Auditório
Linguagem teatral
Teatro Menina Bonita do Laço de Fita
Apresentação teatral para todas as turmas da escola
Avaliação:
A avaliação será contínua mediante abordagem do tema e da participação e execução das atividades propostas. Os relatos com fotos irão compor o portfólio do aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário