Plano de aula: Menina Bonita do Laço de Fita - Maternal 3

Plano de aula: Menina Bonita do Laço de Fita - Maternal 3

                                                               Painel de Débora Peixoto
Objetivos

  • Conhecer diferentes histórias
  • Perceber-se e perceber o outro como diferente;
  • Respeitar as diferenças;
  • Desenvolver a criatividade e o raciocínio.
Duração das atividades: 1 semana

              Desenvolvimento
1º Momento:
               Linguagem oral e escrita

 História “Menina Bonita do laço de Fita” da autora Ana Maria Machado.

Apresentar o livro explorando a capa, autora, ilustrador...
Ler a história!
 A história pode ser contada com diferentes estratégias: fantoches de uma boneca negra com as características da Menina Bonita e com um coelhinho branco, apenas lendo o livro e mostrando as gravuras ou de acordo com a criatividade do professor.

Conversa sobre o texto:

Faça uma rodinha e converse com as crianças sobre a história.
Questione as crianças: O que é ser bonito?
 Como uma pessoa deve ser para ser bonita?
 A medida em que as crianças forem colocando suas opiniões ir enfatizando a importância da diferença de cada um. Destacar para o grupo que o importante é ser diferente, indagando: Já pensaram se todos nós fôssemos iguais?     

2º Momento.
             Artes visuais:

Fazer o autorretrato

Aproveitar a descoberta do coelho de que “a gente se parece sempre é com os pais, os tios, os avós e até com os parentes tortos” e perguntar às crianças com quem elas acham que se parecem.

3º Momento:

Artes da Menina Bonita

  Dobradura do coelho

4º Momento:
Linguagem Matemática:
Seriação: Seriar coelhinhos em tamanhos diferentes
Classificação: Classificar por cores 
Contagem  e recitação de números: Contar até 10 ou mais(utilizar materiais manipulativos/tampinhas/ palitos...
Cantar músicas que mencionam quantidades. A galinha do vizinho, Mariana conta1...2...3...




5º Momento:
               Corpo e Movimento

Imitar coelhinhos pulando com os dois pezinhos.
Dançar a música do coelhinho pula pula.



Cantar  música “ O grande sol”

6º Momento:
Formação pessoal e social
Conversar sobre respeito e diferenças entre as pessoas.
Fazer dinâmica do espelho ( somos todos especiais)



7º Momento:
             Linguagem musical


Músicas:
Coelhinho pulo pulo
Mileninha Stepanienco
Mariana..
https://www.youtube.com/watch?v=ufS8CcJKJso&list=PL-21v2QZvOGEaoVYuz_7OibSXzdItJAgb


7º Momento:Auditório
              Linguagem teatral

Teatro Menina Bonita do Laço de Fita
Apresentação teatral para todas as turmas da escola


Avaliação:

A avaliação será contínua mediante abordagem do tema e da participação e execução das atividades propostas. Os relatos com fotos irão compor o portfólio do aluno.

Plano de aula: Menina Bonita do Laço de Fita - Maternal 3

                                                               Painel de Débora Peixoto
Objetivos

  • Conhecer diferentes histórias
  • Perceber-se e perceber o outro como diferente;
  • Respeitar as diferenças;
  • Desenvolver a criatividade e o raciocínio.
Duração das atividades: 1 semana

              Desenvolvimento
1º Momento:
               Linguagem oral e escrita

 História “Menina Bonita do laço de Fita” da autora Ana Maria Machado.

Apresentar o livro explorando a capa, autora, ilustrador...
Ler a história!
 A história pode ser contada com diferentes estratégias: fantoches de uma boneca negra com as características da Menina Bonita e com um coelhinho branco, apenas lendo o livro e mostrando as gravuras ou de acordo com a criatividade do professor.

Conversa sobre o texto:

Faça uma rodinha e converse com as crianças sobre a história.
Questione as crianças: O que é ser bonito?
 Como uma pessoa deve ser para ser bonita?
 A medida em que as crianças forem colocando suas opiniões ir enfatizando a importância da diferença de cada um. Destacar para o grupo que o importante é ser diferente, indagando: Já pensaram se todos nós fôssemos iguais?     

2º Momento.
             Artes visuais:

Fazer o autorretrato

Aproveitar a descoberta do coelho de que “a gente se parece sempre é com os pais, os tios, os avós e até com os parentes tortos” e perguntar às crianças com quem elas acham que se parecem.

3º Momento:

Artes da Menina Bonita

  Dobradura do coelho

4º Momento:
Linguagem Matemática:
Seriação: Seriar coelhinhos em tamanhos diferentes
Classificação: Classificar por cores 
Contagem  e recitação de números: Contar até 10 ou mais(utilizar materiais manipulativos/tampinhas/ palitos...
Cantar músicas que mencionam quantidades. A galinha do vizinho, Mariana conta1...2...3...




5º Momento:
               Corpo e Movimento

Imitar coelhinhos pulando com os dois pezinhos.
Dançar a música do coelhinho pula pula.



Cantar  música “ O grande sol”

6º Momento:
Formação pessoal e social
Conversar sobre respeito e diferenças entre as pessoas.
Fazer dinâmica do espelho ( somos todos especiais)



7º Momento:
             Linguagem musical


Músicas:
Coelhinho pulo pulo
Mileninha Stepanienco
Mariana..
https://www.youtube.com/watch?v=ufS8CcJKJso&list=PL-21v2QZvOGEaoVYuz_7OibSXzdItJAgb


7º Momento:Auditório
              Linguagem teatral

Teatro Menina Bonita do Laço de Fita
Apresentação teatral para todas as turmas da escola


Avaliação:

A avaliação será contínua mediante abordagem do tema e da participação e execução das atividades propostas. Os relatos com fotos irão compor o portfólio do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário