Plano de aula- Sequência Didática : Tema " Brinquedos e brincadeiras"

Plano de aula- Sequência Didática : Tema " Brinquedos e brincadeiras"

Professora: Cristiane Lisboa
Turma: 1º Período

 Tema: " Brinquedos e brincadeiras"

Justificativa:

       Os jogos e as brincadeiras contribuem muito para a aprendizagem das crianças, em inúmeros aspectos como, motricidade, aquisição de conceitos matemáticos, socialização, desenvolvimento do raciocínio, da atenção e, podem ser explorados por professores e alunos em diversos aspectos do conhecimento.
     O lúdico ocupa um lugar importante no imaginário infantil, proporcionando condições de interpretação da realidade, de forma a promover na crianças articulações entre a realidade e a sua forma de expressão. Com isso, a capacidade de sintetizar informações, de compreender o mundo e por assim dizer melhorar sua aprendizagem.
     Por meio das brincadeiras os professores podem perceber o desenvolvimento das crianças, analisando o grau de liderança, a maneira com que lidam com o outro, como resolvem os problemas, suas capacidades para o uso da linguagem dentre outros aspectos. Por isso, é importante que o professor disponibilize recursos que propiciem às crianças disponibilidade de escolherem temas, papéis e que assim possam elaborar de maneira particular suas emoções, sentimentos e interpretações.
Objetivos:

 - Conhecer diferentes histórias
 _ Criar oportunidades para o resgate de brinquedos e brincadeiras antigas.
– Ampliar as possibilidades expressivas nas brincadeiras, jogos e demais situações de interação.
– Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com outros.
– Produzir trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção.
– Participar de variadas situações de comunicação oral.

Linguagem oral e escrita:

Iniciar a aula com uma caixa surpresa com o livro:

“ A Boneca de Pano” de Rubem Alves

-Colocar dentro da caixa  um envelope e uma boneca de pano. Retirar primeiro o envelope e explorar o conteúdo que pode ter dentro dele, depois a boneca e por último o livro.
- Explorar a história enfatizando os brinquedos que não podem ser comparados e os brinquedos que podem ser comprados.
- Levar um baú surpresa para a sala com roupinhas de bonecas. Cada aluno tenta adivinhar o que tem dentro.
- Confecciona um livrão “ A boneca de Pano de Rubem Alves”
- Cada criança com a ajuda da professora irá confeccionar um livrinho.
- A ilustração será através de desenhos da própria criança.
- Trabalhar com a poesia “Boneca” de Olavo Bilac(Em um cartaz);

- Explorar a poesia, perguntar o que aconteceu com as meninas, quais os brinquedos são mencionados na poesia.

-Trabalhar com a poesia “A Pipa”, confeccionar cartaz.

Linguagem Matemática:

- Levar brinquedos variados para a sala de aula.
- Dentre esses brinquedos haverá brinquedos manuais e artesanais (ex: boneca de pano, boneca de lata, palhacinho de tampinhas, pipa e outros).Haverá também brinquedos de fábrica (Ex; Barbie, carrinho,bola e outros). Os alunos deverão separar e classificar os brinquedos que podem ser comparados em lojas e os brinquedos que não podem ser comprados em lojas.
- Classificar as roupinhas do baú, por tamanho, cor , etc.
- Seriar as roupas conforme o tamanho.
- Aproveitar e levar várias bonecas  de tamanhos variados e deixar os alunos vestir as roupinhas nas bonecas.
- Seriação com gravuras de uma boneca em 10 tamanhos diferentes.
- Iniciar a seriação com 5 gravuras e aumentar na medida que os alunos evoluem de acordo com cada um.
- A capa do livro será em forma de mosaico, como a capa original. Porém com retalhos de panos, com tamanhos e formas geométricas diferentes.
- Fazer uma coleção de penas de galinha, trabalhando seriação e classificação das mesmas(serão usadas para a confecção de petecas).
- Montar uma pipa utilizando figuras geométricas.
Artes visuais

Cada criança, juntamente com o papai ou a mamãe deverá confeccionar um brinquedo de amor, ou seja um brinquedo que não pode ser comprado. As meninas confeccionam a boneca de pano e os meninos uma linda pipa colorida.
- Ao final desse trabalho com os pais, mandar uma folha para casa, pedindo que eles relatem a experiência que tiveram com a confecção do brinquedo.
- Confecção de uma boneca de pano grande na sala de aula juntamente com as crianças.
- Ilustração do resumo do livro “ A Boneca de Pano” de Rubem Alves e mosaico da capa do livro com retalhos de pano.
- Confecção de uma peteca (cada aluno escolhe suas penas e ajuda na confecção).
Dobradura da pipa.
Movimento

- Dramatizar  a música "A Bonequinha (xuxa)





- Levar as crianças ao pátio /quadra ou campo para brincar com uma pipa (pipa de papel, pipa de sacola plástica e a pipa tradicional).

- Brincar com a música ‘Boneca de lata”, dançar e fazer os movimentos corporais relacionados a música.



- Dançar a música da Emília(Baby Consuelo)





- Levar os alunos à quadra da escola para brincar com a peteca que eles mesmos confeccionaram.

Formação pessoal e social

- Levar para a sala um boneco, uma banheira e dar banho, trocar de roupa no boneco. Trabalhar o esquema corporal e também a higiene com o corpinho. Deixar todas as crianças  participarem da brincadeira;
- Trabalhar com a identidade, ou seja, fazer com que os alunos compreendam que toda criança quando nasce tem um registro, o papai e a mamãe escolhe um nome  para o filho.
-Cada criança tem um nome e esse nome  se torna importante para nós ao longo da vida.
- Nesse momento iremos  escolher o nome de cada bonequinho;
Trabalhar valores como respeito, amor  e também  sentimentos e escolha em relação aos brinquedos.
- Na poesia “ A Boneca de  “Olavo Bilac” relata uma briga entre meninas querendo a mesma boneca. Pedir  que os alunos inventem um final diferente para a poesia que não haja destruição da boneca.

Música

- Trabalhar com a música da bonequinha (xuxa)
- Minha boneca de lata( Eliana)
- Emília ( Baby Consuelo)

Avaliação:

A avaliação será contínua mediante abordagem do tema e da participação e execução das atividades propostas. Os relatos com fotos irão compor o portfólio do aluno.

Plano de aula- Sequência Didática : Tema " Brinquedos e brincadeiras"

Professora: Cristiane Lisboa
Turma: 1º Período

 Tema: " Brinquedos e brincadeiras"

Justificativa:

       Os jogos e as brincadeiras contribuem muito para a aprendizagem das crianças, em inúmeros aspectos como, motricidade, aquisição de conceitos matemáticos, socialização, desenvolvimento do raciocínio, da atenção e, podem ser explorados por professores e alunos em diversos aspectos do conhecimento.
     O lúdico ocupa um lugar importante no imaginário infantil, proporcionando condições de interpretação da realidade, de forma a promover na crianças articulações entre a realidade e a sua forma de expressão. Com isso, a capacidade de sintetizar informações, de compreender o mundo e por assim dizer melhorar sua aprendizagem.
     Por meio das brincadeiras os professores podem perceber o desenvolvimento das crianças, analisando o grau de liderança, a maneira com que lidam com o outro, como resolvem os problemas, suas capacidades para o uso da linguagem dentre outros aspectos. Por isso, é importante que o professor disponibilize recursos que propiciem às crianças disponibilidade de escolherem temas, papéis e que assim possam elaborar de maneira particular suas emoções, sentimentos e interpretações.
Objetivos:

 - Conhecer diferentes histórias
 _ Criar oportunidades para o resgate de brinquedos e brincadeiras antigas.
– Ampliar as possibilidades expressivas nas brincadeiras, jogos e demais situações de interação.
– Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com outros.
– Produzir trabalhos de arte utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção.
– Participar de variadas situações de comunicação oral.

Linguagem oral e escrita:

Iniciar a aula com uma caixa surpresa com o livro:

“ A Boneca de Pano” de Rubem Alves

-Colocar dentro da caixa  um envelope e uma boneca de pano. Retirar primeiro o envelope e explorar o conteúdo que pode ter dentro dele, depois a boneca e por último o livro.
- Explorar a história enfatizando os brinquedos que não podem ser comparados e os brinquedos que podem ser comprados.
- Levar um baú surpresa para a sala com roupinhas de bonecas. Cada aluno tenta adivinhar o que tem dentro.
- Confecciona um livrão “ A boneca de Pano de Rubem Alves”
- Cada criança com a ajuda da professora irá confeccionar um livrinho.
- A ilustração será através de desenhos da própria criança.
- Trabalhar com a poesia “Boneca” de Olavo Bilac(Em um cartaz);

- Explorar a poesia, perguntar o que aconteceu com as meninas, quais os brinquedos são mencionados na poesia.

-Trabalhar com a poesia “A Pipa”, confeccionar cartaz.

Linguagem Matemática:

- Levar brinquedos variados para a sala de aula.
- Dentre esses brinquedos haverá brinquedos manuais e artesanais (ex: boneca de pano, boneca de lata, palhacinho de tampinhas, pipa e outros).Haverá também brinquedos de fábrica (Ex; Barbie, carrinho,bola e outros). Os alunos deverão separar e classificar os brinquedos que podem ser comparados em lojas e os brinquedos que não podem ser comprados em lojas.
- Classificar as roupinhas do baú, por tamanho, cor , etc.
- Seriar as roupas conforme o tamanho.
- Aproveitar e levar várias bonecas  de tamanhos variados e deixar os alunos vestir as roupinhas nas bonecas.
- Seriação com gravuras de uma boneca em 10 tamanhos diferentes.
- Iniciar a seriação com 5 gravuras e aumentar na medida que os alunos evoluem de acordo com cada um.
- A capa do livro será em forma de mosaico, como a capa original. Porém com retalhos de panos, com tamanhos e formas geométricas diferentes.
- Fazer uma coleção de penas de galinha, trabalhando seriação e classificação das mesmas(serão usadas para a confecção de petecas).
- Montar uma pipa utilizando figuras geométricas.
Artes visuais

Cada criança, juntamente com o papai ou a mamãe deverá confeccionar um brinquedo de amor, ou seja um brinquedo que não pode ser comprado. As meninas confeccionam a boneca de pano e os meninos uma linda pipa colorida.
- Ao final desse trabalho com os pais, mandar uma folha para casa, pedindo que eles relatem a experiência que tiveram com a confecção do brinquedo.
- Confecção de uma boneca de pano grande na sala de aula juntamente com as crianças.
- Ilustração do resumo do livro “ A Boneca de Pano” de Rubem Alves e mosaico da capa do livro com retalhos de pano.
- Confecção de uma peteca (cada aluno escolhe suas penas e ajuda na confecção).
Dobradura da pipa.
Movimento

- Dramatizar  a música "A Bonequinha (xuxa)





- Levar as crianças ao pátio /quadra ou campo para brincar com uma pipa (pipa de papel, pipa de sacola plástica e a pipa tradicional).

- Brincar com a música ‘Boneca de lata”, dançar e fazer os movimentos corporais relacionados a música.



- Dançar a música da Emília(Baby Consuelo)





- Levar os alunos à quadra da escola para brincar com a peteca que eles mesmos confeccionaram.

Formação pessoal e social

- Levar para a sala um boneco, uma banheira e dar banho, trocar de roupa no boneco. Trabalhar o esquema corporal e também a higiene com o corpinho. Deixar todas as crianças  participarem da brincadeira;
- Trabalhar com a identidade, ou seja, fazer com que os alunos compreendam que toda criança quando nasce tem um registro, o papai e a mamãe escolhe um nome  para o filho.
-Cada criança tem um nome e esse nome  se torna importante para nós ao longo da vida.
- Nesse momento iremos  escolher o nome de cada bonequinho;
Trabalhar valores como respeito, amor  e também  sentimentos e escolha em relação aos brinquedos.
- Na poesia “ A Boneca de  “Olavo Bilac” relata uma briga entre meninas querendo a mesma boneca. Pedir  que os alunos inventem um final diferente para a poesia que não haja destruição da boneca.

Música

- Trabalhar com a música da bonequinha (xuxa)
- Minha boneca de lata( Eliana)
- Emília ( Baby Consuelo)

Avaliação:

A avaliação será contínua mediante abordagem do tema e da participação e execução das atividades propostas. Os relatos com fotos irão compor o portfólio do aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário