Projeto de LEITURA E ESCRITA

Projeto de LEITURA E ESCRITA

Público Alvo: Todos os alunos da educação infantil (3 à 5 anos)
Temática: Leitura e Escrita – O uso da biblioteca como espaço prazeroso de leitura.

                 Título: Conte outra vez...
Pegar um livro e abri-lo guarda a possibilidade do fato estético. O que são as palavras dormindo num livro? O que são esses símbolos mortos? Nada, absolutamente. O que é um livro se não o abrimos? Simplesmente um cubo de papel e couro, com folhas; mas se o lemos acontece algo especial, creio que muda a cada vez.
                                                                                          Jorge Luís Borges
Problema a ser resolvido com o projeto Institucional:
          Ainda que alguns professores da Escola Leon Renault façam uso da biblioteca, nosso maior desafio é torná-la um espaço de leitura, frequentado diariamente por professores e alunos.
        Partindo dessa reflexão, coloca –se a seguinte questão: Como redimensionar a prática do professor que já faz uso esporádico da biblioteca, que possui o cantinho de leitura em sala de aula, que lê frequentemente histórias no pátio, mas que ainda não percebeu a real importância do uso da mesma, para formar alunos leitores?
Justificativa:
       Uma forma de garantir que as crianças tenham acesso a bons livros desde bem pequenas, é Conduzi-las a biblioteca, organizada com ambientes convidativos, aconchegantes e singulares para que elas possam usufruir das histórias em situações prazerosas de interação com os colegas e professores.
     Ler é uma atividade que se desenvolve desde cedo. Primeiramente aprende –se a ler o mundo e posteriormente palavras, as crianças interessam-se pelo mundo encantado das histórias, pelo imaginário, pelo mistério e surpresas que divertem e ensinam. Por meio da linguagem simbólica das histórias, a criança constrói uma ponte de significação do mundo exterior para o seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem.
A iniciativa de fazer uso diário da biblioteca com as crianças, constitui-se uma excelente oportunidade para estimular o contato com os livros, criar lugares mágicos, cheios de identidade, e realizar rodas de leituras.

1-   OBJETIVOS:
Objetivo Geral
-Repensar a prática do professor quanto ao uso da biblioteca em suas aulas.
Objetivos específicos:
Para os professores:
Ø Identificar estratégias adequadas para o uso da biblioteca escolar;
Ø Desenvolver e aprimorar o hábito de leitura pessoal;
Ø Planejar atividades de leitura com objetivos bem definidos;
Ø Conhecer o acervo de livros da biblioteca;
Ø Ler em voz alta, utilizando a entonação adequada;
Ø Elaborar e desenvolver atividades de leitura na biblioteca
como a hora do conto.
Para a equipe de apoio:
Ø Participar dos encontros de formação, junto com os professores;
Ø Contribuir para a organização da biblioteca, cuidado e manutenção dos espaços e materiais destinados à leitura.
Ø Incentivar o uso da biblioteca;
Para as crianças:
Ø Incentivar as crianças, quanto ao uso da biblioteca;
Ø Proporcionar aos alunos meios de interação com a leitura através de gêneros diversificados.
Ø  Ampliar o repertório de histórias que conhecem;
Ø  Compartilhar as leituras que realizam na escola com a família por meio do empréstimo de livros (Pasta literária);
Ø  Participar de atividades de leitura na biblioteca, como a hora do conto.
Ø Criar contextos para dramatizações, recontos e pantomimas.
2-CONTEÚDOS
Para os professores:
Ø A importância do uso da biblioteca como ambiente de leitura e pesquisa em geral
Ø A valorização da leitura para a formação e desenvolvimento das crianças;
Ø As intervenções do professor quanto a leitura;
Ø Orientações didáticas para a leitura em casa com a família;
Ø Critérios para seleção de livros.
Para a equipe de apoio:
Ø A importância do uso da biblioteca, como recurso para desenvolver nas crianças, o gosto de ler;
Ø As intervenções do professor leitor;
Ø Qualidade do acervo/biblioteca;
Para as crianças:
Ø Participação em situações de leituras na biblioteca;
Ø Socialização das leituras realizadas na escola com os familiares e vice versa;
Ø Desenvolvimento do comportamento leitor
Ø Momentos de conto e reconto de histórias;
Ø Interpretação e dramatização;
Ø  Práticas de leitura e escrita;
Ø Produção textual coletiva (oral ou o professor como escriba);
Ø Expressão oral e corporal;
Ø Explorar diversos gêneros literários;
Ø Artes com recortes e colagens;
Ø Maleta literária (A criança levará um livro para ler com a família em casa e socializará em sala de aula com os colegas, através de uma arte, reconto, relato...etc.).
3-   METAS
A curto prazo:
Ø Realizar encontros de formação com os professore e equipe de apoio para discussão sobre o projeto e seu andamento.
Ø Organizar a biblioteca de forma que se torne um ambiente receptivo à todos.
Ø Conhecer o acervo da biblioteca;
Ø Criar cantinho de leitura em sala de aula;
Ø Montar um cantinho com livros para as crianças ter a oportunidade de ler e compartilhar com os amigos, durante o recreio;
Ø Garantir o empréstimo de livros semanalmente através da maleta literária.
A médio prazo:
Ø Adquirir novos livros infantis para compor o acervo da biblioteca;
Ø Informar a comunidade escolar (professor, pais...) sobre o projeto em reunião agendada;
Ø  
A longo prazo:
Ø Realizar a exposição dos trabalhos de leitura e escrita na “Mostra Literária”, com a participação de toda comunidade.
4-   Indicadores de Avaliação:
Para as Crianças:
Observar as seguintes situações:
Ø Estão fazendo uso do espaço biblioteca como ambiente para leitura e pesquisa;
Ø Sentem o prazer em ouvir histórias solicitando que “conte outra vez”;
Ø Apresentam um repertório amplo de histórias;
Ø Fazem reconto das histórias;
Ø Compartilham as histórias lidas ou ouvidas na escola, com seus familiares,
Ø Fazem referências à outros livros ou contam parte das histórias em outros contextos;
Ø Realizam atividades escritas e artísticas de acordo com o livro trabalhado;
Ø Citam/reconhecem os autores dos livros;
Ø Zelam pela conservação dos livros e outros materiais de leitura,
Para os professores:
Ø Fazem usos frequentes da biblioteca;
Ø Planejam aulas interessantes e diversificadas envolvendo leitura e escrita;
Ø Conhecem o acervo da escola/biblioteca e contribui para a sua melhora através de doações;
Ø Utilizam na prática de leitura livros de qualidade;
Ø Exploram as imagens, ilustradores e autores das obras;
Ø Organizam os espaços que acolham atos de leitura;
Ø Zelam junto as crianças pela conservação dos livros e demais materiais de leitura.
Para a equipe de apoio:
Ø Participam de situações de leitura na biblioteca e em outros espaços;
Ø Zelam pela organização e conservação do acervo;
Ø Apresentam interesses contar histórias e incentivar o uso da biblioteca.
5-   ETAPAS PROVÁVEIS DA FORMAÇÃO:
Ø Apresentação da nova temática envolvendo “Leitura e escrita” para o grupo de professores da educação infantil;
Ø Discutir sobre a importância do uso da biblioteca para formar alunos leitores;
Ø Fazer levantamento de possíveis dificuldades em desenvolver o projeto;
Ø Troca de experiências sobre a leitura na biblioteca, escolha do livro, entonação da voz...
Ø Discutir sobre a importância de ouvir histórias e incentivar a leitura para as crianças desde pequenas.
6-   BIBLIOGRAFIA:
Ø Referencial curricular para a educação infantil
Ø Magda Soares. Uma proposta para o letramento.
ALGUMAS SUGESTÕES DE HISTÓRIAS
●O PATINHO FEIO;
●JOÃO E MARIA
●O LOBO E OS SETE CABRITINHOS
●CACHINHOS DOURADOS
●OS TRÊS PORQUINHOS
●O SAPO APAIXONADO;
●O CHAPEUZINHO VERMELHO
●NINGUÉM É IGUAL A NINGUÉM
●MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA

Projeto de LEITURA E ESCRITA

Público Alvo: Todos os alunos da educação infantil (3 à 5 anos)
Temática: Leitura e Escrita – O uso da biblioteca como espaço prazeroso de leitura.

                 Título: Conte outra vez...
Pegar um livro e abri-lo guarda a possibilidade do fato estético. O que são as palavras dormindo num livro? O que são esses símbolos mortos? Nada, absolutamente. O que é um livro se não o abrimos? Simplesmente um cubo de papel e couro, com folhas; mas se o lemos acontece algo especial, creio que muda a cada vez.
                                                                                          Jorge Luís Borges
Problema a ser resolvido com o projeto Institucional:
          Ainda que alguns professores da Escola Leon Renault façam uso da biblioteca, nosso maior desafio é torná-la um espaço de leitura, frequentado diariamente por professores e alunos.
        Partindo dessa reflexão, coloca –se a seguinte questão: Como redimensionar a prática do professor que já faz uso esporádico da biblioteca, que possui o cantinho de leitura em sala de aula, que lê frequentemente histórias no pátio, mas que ainda não percebeu a real importância do uso da mesma, para formar alunos leitores?
Justificativa:
       Uma forma de garantir que as crianças tenham acesso a bons livros desde bem pequenas, é Conduzi-las a biblioteca, organizada com ambientes convidativos, aconchegantes e singulares para que elas possam usufruir das histórias em situações prazerosas de interação com os colegas e professores.
     Ler é uma atividade que se desenvolve desde cedo. Primeiramente aprende –se a ler o mundo e posteriormente palavras, as crianças interessam-se pelo mundo encantado das histórias, pelo imaginário, pelo mistério e surpresas que divertem e ensinam. Por meio da linguagem simbólica das histórias, a criança constrói uma ponte de significação do mundo exterior para o seu mundo interior, aprendendo valores, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem.
A iniciativa de fazer uso diário da biblioteca com as crianças, constitui-se uma excelente oportunidade para estimular o contato com os livros, criar lugares mágicos, cheios de identidade, e realizar rodas de leituras.

1-   OBJETIVOS:
Objetivo Geral
-Repensar a prática do professor quanto ao uso da biblioteca em suas aulas.
Objetivos específicos:
Para os professores:
Ø Identificar estratégias adequadas para o uso da biblioteca escolar;
Ø Desenvolver e aprimorar o hábito de leitura pessoal;
Ø Planejar atividades de leitura com objetivos bem definidos;
Ø Conhecer o acervo de livros da biblioteca;
Ø Ler em voz alta, utilizando a entonação adequada;
Ø Elaborar e desenvolver atividades de leitura na biblioteca
como a hora do conto.
Para a equipe de apoio:
Ø Participar dos encontros de formação, junto com os professores;
Ø Contribuir para a organização da biblioteca, cuidado e manutenção dos espaços e materiais destinados à leitura.
Ø Incentivar o uso da biblioteca;
Para as crianças:
Ø Incentivar as crianças, quanto ao uso da biblioteca;
Ø Proporcionar aos alunos meios de interação com a leitura através de gêneros diversificados.
Ø  Ampliar o repertório de histórias que conhecem;
Ø  Compartilhar as leituras que realizam na escola com a família por meio do empréstimo de livros (Pasta literária);
Ø  Participar de atividades de leitura na biblioteca, como a hora do conto.
Ø Criar contextos para dramatizações, recontos e pantomimas.
2-CONTEÚDOS
Para os professores:
Ø A importância do uso da biblioteca como ambiente de leitura e pesquisa em geral
Ø A valorização da leitura para a formação e desenvolvimento das crianças;
Ø As intervenções do professor quanto a leitura;
Ø Orientações didáticas para a leitura em casa com a família;
Ø Critérios para seleção de livros.
Para a equipe de apoio:
Ø A importância do uso da biblioteca, como recurso para desenvolver nas crianças, o gosto de ler;
Ø As intervenções do professor leitor;
Ø Qualidade do acervo/biblioteca;
Para as crianças:
Ø Participação em situações de leituras na biblioteca;
Ø Socialização das leituras realizadas na escola com os familiares e vice versa;
Ø Desenvolvimento do comportamento leitor
Ø Momentos de conto e reconto de histórias;
Ø Interpretação e dramatização;
Ø  Práticas de leitura e escrita;
Ø Produção textual coletiva (oral ou o professor como escriba);
Ø Expressão oral e corporal;
Ø Explorar diversos gêneros literários;
Ø Artes com recortes e colagens;
Ø Maleta literária (A criança levará um livro para ler com a família em casa e socializará em sala de aula com os colegas, através de uma arte, reconto, relato...etc.).
3-   METAS
A curto prazo:
Ø Realizar encontros de formação com os professore e equipe de apoio para discussão sobre o projeto e seu andamento.
Ø Organizar a biblioteca de forma que se torne um ambiente receptivo à todos.
Ø Conhecer o acervo da biblioteca;
Ø Criar cantinho de leitura em sala de aula;
Ø Montar um cantinho com livros para as crianças ter a oportunidade de ler e compartilhar com os amigos, durante o recreio;
Ø Garantir o empréstimo de livros semanalmente através da maleta literária.
A médio prazo:
Ø Adquirir novos livros infantis para compor o acervo da biblioteca;
Ø Informar a comunidade escolar (professor, pais...) sobre o projeto em reunião agendada;
Ø  
A longo prazo:
Ø Realizar a exposição dos trabalhos de leitura e escrita na “Mostra Literária”, com a participação de toda comunidade.
4-   Indicadores de Avaliação:
Para as Crianças:
Observar as seguintes situações:
Ø Estão fazendo uso do espaço biblioteca como ambiente para leitura e pesquisa;
Ø Sentem o prazer em ouvir histórias solicitando que “conte outra vez”;
Ø Apresentam um repertório amplo de histórias;
Ø Fazem reconto das histórias;
Ø Compartilham as histórias lidas ou ouvidas na escola, com seus familiares,
Ø Fazem referências à outros livros ou contam parte das histórias em outros contextos;
Ø Realizam atividades escritas e artísticas de acordo com o livro trabalhado;
Ø Citam/reconhecem os autores dos livros;
Ø Zelam pela conservação dos livros e outros materiais de leitura,
Para os professores:
Ø Fazem usos frequentes da biblioteca;
Ø Planejam aulas interessantes e diversificadas envolvendo leitura e escrita;
Ø Conhecem o acervo da escola/biblioteca e contribui para a sua melhora através de doações;
Ø Utilizam na prática de leitura livros de qualidade;
Ø Exploram as imagens, ilustradores e autores das obras;
Ø Organizam os espaços que acolham atos de leitura;
Ø Zelam junto as crianças pela conservação dos livros e demais materiais de leitura.
Para a equipe de apoio:
Ø Participam de situações de leitura na biblioteca e em outros espaços;
Ø Zelam pela organização e conservação do acervo;
Ø Apresentam interesses contar histórias e incentivar o uso da biblioteca.
5-   ETAPAS PROVÁVEIS DA FORMAÇÃO:
Ø Apresentação da nova temática envolvendo “Leitura e escrita” para o grupo de professores da educação infantil;
Ø Discutir sobre a importância do uso da biblioteca para formar alunos leitores;
Ø Fazer levantamento de possíveis dificuldades em desenvolver o projeto;
Ø Troca de experiências sobre a leitura na biblioteca, escolha do livro, entonação da voz...
Ø Discutir sobre a importância de ouvir histórias e incentivar a leitura para as crianças desde pequenas.
6-   BIBLIOGRAFIA:
Ø Referencial curricular para a educação infantil
Ø Magda Soares. Uma proposta para o letramento.
ALGUMAS SUGESTÕES DE HISTÓRIAS
●O PATINHO FEIO;
●JOÃO E MARIA
●O LOBO E OS SETE CABRITINHOS
●CACHINHOS DOURADOS
●OS TRÊS PORQUINHOS
●O SAPO APAIXONADO;
●O CHAPEUZINHO VERMELHO
●NINGUÉM É IGUAL A NINGUÉM
●MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA

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