PROJETO: FOLCLORE / Educação Infantil

PROJETO: FOLCLORE / Educação Infantil



  1. TEMA: Folclore


  1. CLIENTELA: Maternal 1, 2 e 3/ Educação Infantil
  2. ÁREA DE CONHECIMENTO
*Identidade e Autonomia
*Linguagem Oral e Escrita
*Matemática
*Artes
*Natureza e Sociedade
*Música
*Movimento
  1. JUSTIFICATIVA:
A cultura popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico, buscando assim, ampliar o conhecimento e preservar as tradições de um povo.
  1. OBJETIVOS:
Repassar valores culturais.
Resgatar a importância do Folclore.
Conhecer músicas e brincadeiras folclóricas.
Desenvolver e estimular a coordenação.
Socializar.
Estimular o ritmo.
Desenvolver a linguagem oral e escrita.
Desenvolver a criatividade.
  1. DESENVOLVIMENTO:


O Projeto será desenvolvido através das seguintes ações:
Conteúdos:
a) Linguagem Oral e Escrita: 
·         Rodinha de conversas,
·         Leitura de lendas ( Diversas).
·          Parlenda,
·         Trava língua,
·           Adivinhações,
·          Cantigas.
  • Textos (poesias).
  • Cruzadinha.
  • Adivinhas.
  • Caça-palavras.
  • Jogos e brincadeiras.
·         b) Natureza e Sociedade: 
·         Confeccionar brinquedos
·         Socializar através de brincadeiras.
·         c) Movimento:
·         Danças e brincadeiras.
  • Amarelinha
  • Bolinhas de sabão
  • Bilboquê
  • Passa anel
  • Cabra cega
  • Jogo da velha
  • Vai e vem, etc.
·         d) Música: 
·          Cantigas diversas.
·         e) Artes:
  • Modelagem com argila ou massinha,
  • Jogo da memória,
  •  Oficinas de artes: montagem de pipas, bilboquê, cata-vento, etc.
  •    Dobradura,
  • Quebra-cabeças sobre personagens das lendas,
  •  Pintura,
  • Escultura
  • Dramatização de lendas.
·         f) Matemática: 

 Livro: Os Dez Sacizinhos


·         Contagem e recitação de números;

·         Seriação e classificação.

       Construção de brinquedos (formas, cores, medidas, receitas). 
Questionaremos com os pais, quais as brincadeiras que eles já brincaram com seus filhos, resgatando assim as brincadeiras de antigamente.

RECURSOS:

Materiais:
Livros de Histórias sobre folclore;
*Materiais para confecção de máscaras: cartolina, lápis de cor ou giz de cera, tesoura, lastex.
*Argila ou massinha para modelagem;
*Materiais para oficina de Artes: garrafas plásticas, vazias (de refrigerante), papel sulfite, seda, fantasia, palitos de churrasco, cartolina, cola, tintas diversas.

 AVALIAÇÃO:


A avaliação será feita através da participação contínua durante as atividades propostas.




PROJETO: FOLCLORE / Educação Infantil



  1. TEMA: Folclore


  1. CLIENTELA: Maternal 1, 2 e 3/ Educação Infantil
  2. ÁREA DE CONHECIMENTO
*Identidade e Autonomia
*Linguagem Oral e Escrita
*Matemática
*Artes
*Natureza e Sociedade
*Música
*Movimento
  1. JUSTIFICATIVA:
A cultura popular é um dos pontos de partida para o fazer pedagógico, buscando assim, ampliar o conhecimento e preservar as tradições de um povo.
  1. OBJETIVOS:
Repassar valores culturais.
Resgatar a importância do Folclore.
Conhecer músicas e brincadeiras folclóricas.
Desenvolver e estimular a coordenação.
Socializar.
Estimular o ritmo.
Desenvolver a linguagem oral e escrita.
Desenvolver a criatividade.
  1. DESENVOLVIMENTO:


O Projeto será desenvolvido através das seguintes ações:
Conteúdos:
a) Linguagem Oral e Escrita: 
·         Rodinha de conversas,
·         Leitura de lendas ( Diversas).
·          Parlenda,
·         Trava língua,
·           Adivinhações,
·          Cantigas.
  • Textos (poesias).
  • Cruzadinha.
  • Adivinhas.
  • Caça-palavras.
  • Jogos e brincadeiras.
·         b) Natureza e Sociedade: 
·         Confeccionar brinquedos
·         Socializar através de brincadeiras.
·         c) Movimento:
·         Danças e brincadeiras.
  • Amarelinha
  • Bolinhas de sabão
  • Bilboquê
  • Passa anel
  • Cabra cega
  • Jogo da velha
  • Vai e vem, etc.
·         d) Música: 
·          Cantigas diversas.
·         e) Artes:
  • Modelagem com argila ou massinha,
  • Jogo da memória,
  •  Oficinas de artes: montagem de pipas, bilboquê, cata-vento, etc.
  •    Dobradura,
  • Quebra-cabeças sobre personagens das lendas,
  •  Pintura,
  • Escultura
  • Dramatização de lendas.
·         f) Matemática: 

 Livro: Os Dez Sacizinhos


·         Contagem e recitação de números;

·         Seriação e classificação.

       Construção de brinquedos (formas, cores, medidas, receitas). 
Questionaremos com os pais, quais as brincadeiras que eles já brincaram com seus filhos, resgatando assim as brincadeiras de antigamente.

RECURSOS:

Materiais:
Livros de Histórias sobre folclore;
*Materiais para confecção de máscaras: cartolina, lápis de cor ou giz de cera, tesoura, lastex.
*Argila ou massinha para modelagem;
*Materiais para oficina de Artes: garrafas plásticas, vazias (de refrigerante), papel sulfite, seda, fantasia, palitos de churrasco, cartolina, cola, tintas diversas.

 AVALIAÇÃO:


A avaliação será feita através da participação contínua durante as atividades propostas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário