PROJETO: FOLCLORE / Educação Infantil
- TEMA: Folclore
- CLIENTELA: Maternal 1, 2 e 3/ Educação Infantil
- ÁREA DE CONHECIMENTO
*Identidade e Autonomia
*Linguagem Oral e Escrita
*Matemática
*Artes
*Natureza e Sociedade
*Música
*Movimento
- JUSTIFICATIVA:
A cultura popular é um dos pontos de partida
para o fazer pedagógico, buscando assim, ampliar o conhecimento e preservar as
tradições de um povo.
- OBJETIVOS:
Repassar valores culturais.
Resgatar a importância do Folclore.
Conhecer músicas e brincadeiras folclóricas.
Desenvolver e estimular a coordenação.
Socializar.
Estimular o ritmo.
Desenvolver a linguagem oral e escrita.
Desenvolver a criatividade.
- DESENVOLVIMENTO:
O Projeto será desenvolvido através das
seguintes ações:
Conteúdos:
a) Linguagem Oral e Escrita:
·
Rodinha de conversas,
·
Leitura de lendas ( Diversas).
·
Parlenda,
·
Trava língua,
·
Adivinhações,
·
Cantigas.
- Textos (poesias).
- Cruzadinha.
- Adivinhas.
- Caça-palavras.
- Jogos e brincadeiras.
·
b)
Natureza e Sociedade:
·
Confeccionar
brinquedos
·
Socializar através
de brincadeiras.
·
c)
Movimento:
·
Danças e
brincadeiras.
- Amarelinha
- Bolinhas de sabão
- Bilboquê
- Passa anel
- Cabra cega
- Jogo da velha
- Vai e vem, etc.
·
d)
Música:
·
Cantigas
diversas.
·
e)
Artes:
- Modelagem com argila ou massinha,
- Jogo da memória,
- Oficinas de artes: montagem de pipas, bilboquê, cata-vento, etc.
- Dobradura,
- Quebra-cabeças sobre personagens das lendas,
- Pintura,
- Escultura
- Dramatização de lendas.
·
f)
Matemática:
Livro: Os Dez Sacizinhos
·
Contagem e
recitação de números;
·
Seriação e
classificação.
Construção de brinquedos (formas, cores, medidas, receitas).
Questionaremos
com os pais, quais as brincadeiras que eles já brincaram com seus filhos,
resgatando assim as brincadeiras de antigamente.
RECURSOS:
Materiais:
Livros de Histórias sobre
folclore;
*Materiais para confecção de
máscaras: cartolina, lápis de cor ou giz de cera, tesoura, lastex.
*Argila ou massinha para
modelagem;
*Materiais para oficina de
Artes: garrafas plásticas, vazias (de refrigerante), papel sulfite, seda,
fantasia, palitos de churrasco, cartolina, cola, tintas diversas.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita
através da participação contínua durante as atividades propostas.
PROJETO: FOLCLORE / Educação Infantil
- TEMA: Folclore
- CLIENTELA: Maternal 1, 2 e 3/ Educação Infantil
- ÁREA DE CONHECIMENTO
*Identidade e Autonomia
*Linguagem Oral e Escrita
*Matemática
*Artes
*Natureza e Sociedade
*Música
*Movimento
- JUSTIFICATIVA:
A cultura popular é um dos pontos de partida
para o fazer pedagógico, buscando assim, ampliar o conhecimento e preservar as
tradições de um povo.
- OBJETIVOS:
Repassar valores culturais.
Resgatar a importância do Folclore.
Conhecer músicas e brincadeiras folclóricas.
Desenvolver e estimular a coordenação.
Socializar.
Estimular o ritmo.
Desenvolver a linguagem oral e escrita.
Desenvolver a criatividade.
- DESENVOLVIMENTO:
O Projeto será desenvolvido através das
seguintes ações:
Conteúdos:
a) Linguagem Oral e Escrita:
·
Rodinha de conversas,
·
Leitura de lendas ( Diversas).
·
Parlenda,
·
Trava língua,
·
Adivinhações,
·
Cantigas.
- Textos (poesias).
- Cruzadinha.
- Adivinhas.
- Caça-palavras.
- Jogos e brincadeiras.
·
b)
Natureza e Sociedade:
·
Confeccionar
brinquedos
·
Socializar através
de brincadeiras.
·
c)
Movimento:
·
Danças e
brincadeiras.
- Amarelinha
- Bolinhas de sabão
- Bilboquê
- Passa anel
- Cabra cega
- Jogo da velha
- Vai e vem, etc.
·
d)
Música:
·
Cantigas
diversas.
·
e)
Artes:
- Modelagem com argila ou massinha,
- Jogo da memória,
- Oficinas de artes: montagem de pipas, bilboquê, cata-vento, etc.
- Dobradura,
- Quebra-cabeças sobre personagens das lendas,
- Pintura,
- Escultura
- Dramatização de lendas.
·
f)
Matemática:
Livro: Os Dez Sacizinhos
·
Contagem e
recitação de números;
·
Seriação e
classificação.
Construção de brinquedos (formas, cores, medidas, receitas).
Questionaremos
com os pais, quais as brincadeiras que eles já brincaram com seus filhos,
resgatando assim as brincadeiras de antigamente.
RECURSOS:
Materiais:
Livros de Histórias sobre
folclore;
*Materiais para confecção de
máscaras: cartolina, lápis de cor ou giz de cera, tesoura, lastex.
*Argila ou massinha para
modelagem;
*Materiais para oficina de
Artes: garrafas plásticas, vazias (de refrigerante), papel sulfite, seda,
fantasia, palitos de churrasco, cartolina, cola, tintas diversas.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita
através da participação contínua durante as atividades propostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário