Projeto Higiene das mãos!!!

Projeto Higiene das mãos!!!
                                              (Ivani Ferreira)



JUSTIFICATIVA
Todos nós sabemos da importância de lavar as mãos após utilizar o banheiro, após espirrar, quando chegamos da rua, antes das refeições e em outros momentos que percebemos que as mesmas estão sujas. Na escola, apenas o ato de pedir aos alunos da educação infantil para lavar as mãos não é o suficiente, é preciso, antes de tudo, fazer com que eles entendam a importância da higienização para a sua saúde. É necessário também, que eles saibam o modo correto de lavar as mãos, pois abrir a torneira e jogar uma “aguinha” não adianta nada.

OBJETIVO GERAL
  • Promover e consolidar hábitos de higiene (em especial das mãos).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü Criar condições para o aluno   adquirir bons hábitos de
higiene;
ü Discutir as formas de higiene das mãos, corporal, bucal, etc.;
ü Estimular para a prática correta de lavar as mãos, tomar banho, cortar as unha e
cabelos;
ü Adotar hábitos de autocuidado, respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo;
O Projeto será desenvolvido através das seguintes ações:

              CONTEÚDOS:

  LINGUAGEM ORAL:
·        Abertura com a leitura deleite do livro “Uma Mão Lava a Outra “ (Max Locado) que incentiva as crianças a terem atitudes de bondade ao próximo.


“Desenhando um coração para dar para a vovó.
Dando um abraço, fazendo um xodó.
Nas tarefas de casa vou dando uma mão.
Até as meias fedidas eu cato do chão. ”
·        Explorar os livros da coleção Cuidando do Corpo de Gina Borges

·        Em uma roda de conversa, criar condições para o aluno a refletir e questionar sobre suas atitudes higiênicas.
·        O que posso fazer para conservar minhas mãos limpas? E meu corpo limpo?
·        Por que devo lavar as mãos?
·        Quando devo lavar as mãos?
·        Como lavar as mãos?
·        Que cuidados devo ter com meus cabelos, unhas e dentes?
·        Qual a melhor maneira de limpar as orelhas?
·        Como devo conservar os meus pés? Por que?
·        Como devem ser estar as roupas que uso par ir à escola?
·        Que roupas devo usar para dormir?
             E para passear?
·        Como devem ser as roupas nos dias de frio e calor?

·         O professor deve também estar atento a toda e qualquer modificação no estado geral de seus alunos, pois, alteração na temperatura do corpo, dor de garganta, palidez, dor de cabeça, náuseas, vômitos, diarreias, podem ser sinais e sintomas de doenças transmissíveis.

·        Vídeos
 – Germes e bactérias/www.youtube.com/watch?t=8&v=oTJpR7cXQOk


- Conversar sobre o filme

-Turma da Mônica/ www.youtube.com/watch?v=pfkeiMBsySY

·         Adivinhas usando   produtos de higiene;
·          Histórias com fantoche;
·         Cartaz com as dicas corretas para a lavagem das mãos;
·          Cartaz com poesias;
·          Recitar poesias;
·        Músicas:  Uma mão lava a outra, Lavar as mãos( Galinha  Pintadinha); As Mãos ( Patati Patatá)...
·              Caixa surpresa.

MATEMÁTICA:
  • Hora da novidade (explorar formas, tamanhos, cores, utilidades, quantidades e classificação);
  • Brincadeiras diversas envolvendo o tato/mãos
  • Conceitos básicos: muito - pouco, grande – pequeno, cheio – vazio, mais – menos, manhã - tarde;
  • Calendário: explorar dadas comemorativas:  Dia 14 de outubro- Dia Mundial de Lavar as Mãos.
  • Espaço e forma: jogos e brincadeiras (brincadeiras com músicas)
NATUREZA E SOCIEDADE
·        Atividades da coleção Cuidando do Corpo de Gina Borges
·        DVDs com músicas que mencionam corpo e higiene
CORPO E MOVIMENTO
  • Mímica;
  • Dança;
  • Brincar;
  • Função semiótica;
  • Correr, saltar, pular.
ARTES VISUAIS
  • Desenhos;
  • Pinturas;
  • Modelagens;
  • Colagens;
  • Recortes diversos;
  • Dobraduras;
  • Confecção de murais;
  • Esquema corporal (quebra cabeça).
RECURSOS HUMANOS
Professores, orientadores, supervisores, estagiários, alunos e voluntários.
RECURSOS MATERIAIS
Serão utilizados: vídeos, som, cds, jornais, revistas, murais, apostilas, material didático-pedagógico, cartolinas, pincéis, etc.
AVALIAÇÃO
A avaliação será processual e contínua, realizada através de observação, relatórios e portfólio durante o desenvolvimento do projeto.  Observando as atitudes de higiene das mãos, que são de suma importância, portanto, através desse projeto, queremos que nossos alunos sejam beneficiados, orientados e alertados da necessidade do cuidado do corpo como um todo.
Projeto Higiene das mãos!!!
                                              (Ivani Ferreira)



JUSTIFICATIVA
Todos nós sabemos da importância de lavar as mãos após utilizar o banheiro, após espirrar, quando chegamos da rua, antes das refeições e em outros momentos que percebemos que as mesmas estão sujas. Na escola, apenas o ato de pedir aos alunos da educação infantil para lavar as mãos não é o suficiente, é preciso, antes de tudo, fazer com que eles entendam a importância da higienização para a sua saúde. É necessário também, que eles saibam o modo correto de lavar as mãos, pois abrir a torneira e jogar uma “aguinha” não adianta nada.

OBJETIVO GERAL
  • Promover e consolidar hábitos de higiene (em especial das mãos).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
ü Criar condições para o aluno   adquirir bons hábitos de
higiene;
ü Discutir as formas de higiene das mãos, corporal, bucal, etc.;
ü Estimular para a prática correta de lavar as mãos, tomar banho, cortar as unha e
cabelos;
ü Adotar hábitos de autocuidado, respeitando as possibilidades e limites do próprio corpo;
O Projeto será desenvolvido através das seguintes ações:

              CONTEÚDOS:

  LINGUAGEM ORAL:
·        Abertura com a leitura deleite do livro “Uma Mão Lava a Outra “ (Max Locado) que incentiva as crianças a terem atitudes de bondade ao próximo.


“Desenhando um coração para dar para a vovó.
Dando um abraço, fazendo um xodó.
Nas tarefas de casa vou dando uma mão.
Até as meias fedidas eu cato do chão. ”
·        Explorar os livros da coleção Cuidando do Corpo de Gina Borges

·        Em uma roda de conversa, criar condições para o aluno a refletir e questionar sobre suas atitudes higiênicas.
·        O que posso fazer para conservar minhas mãos limpas? E meu corpo limpo?
·        Por que devo lavar as mãos?
·        Quando devo lavar as mãos?
·        Como lavar as mãos?
·        Que cuidados devo ter com meus cabelos, unhas e dentes?
·        Qual a melhor maneira de limpar as orelhas?
·        Como devo conservar os meus pés? Por que?
·        Como devem ser estar as roupas que uso par ir à escola?
·        Que roupas devo usar para dormir?
             E para passear?
·        Como devem ser as roupas nos dias de frio e calor?

·         O professor deve também estar atento a toda e qualquer modificação no estado geral de seus alunos, pois, alteração na temperatura do corpo, dor de garganta, palidez, dor de cabeça, náuseas, vômitos, diarreias, podem ser sinais e sintomas de doenças transmissíveis.

·        Vídeos
 – Germes e bactérias/www.youtube.com/watch?t=8&v=oTJpR7cXQOk


- Conversar sobre o filme

-Turma da Mônica/ www.youtube.com/watch?v=pfkeiMBsySY

·         Adivinhas usando   produtos de higiene;
·          Histórias com fantoche;
·         Cartaz com as dicas corretas para a lavagem das mãos;
·          Cartaz com poesias;
·          Recitar poesias;
·        Músicas:  Uma mão lava a outra, Lavar as mãos( Galinha  Pintadinha); As Mãos ( Patati Patatá)...
·              Caixa surpresa.

MATEMÁTICA:
  • Hora da novidade (explorar formas, tamanhos, cores, utilidades, quantidades e classificação);
  • Brincadeiras diversas envolvendo o tato/mãos
  • Conceitos básicos: muito - pouco, grande – pequeno, cheio – vazio, mais – menos, manhã - tarde;
  • Calendário: explorar dadas comemorativas:  Dia 14 de outubro- Dia Mundial de Lavar as Mãos.
  • Espaço e forma: jogos e brincadeiras (brincadeiras com músicas)
NATUREZA E SOCIEDADE
·        Atividades da coleção Cuidando do Corpo de Gina Borges
·        DVDs com músicas que mencionam corpo e higiene
CORPO E MOVIMENTO
  • Mímica;
  • Dança;
  • Brincar;
  • Função semiótica;
  • Correr, saltar, pular.
ARTES VISUAIS
  • Desenhos;
  • Pinturas;
  • Modelagens;
  • Colagens;
  • Recortes diversos;
  • Dobraduras;
  • Confecção de murais;
  • Esquema corporal (quebra cabeça).
RECURSOS HUMANOS
Professores, orientadores, supervisores, estagiários, alunos e voluntários.
RECURSOS MATERIAIS
Serão utilizados: vídeos, som, cds, jornais, revistas, murais, apostilas, material didático-pedagógico, cartolinas, pincéis, etc.
AVALIAÇÃO
A avaliação será processual e contínua, realizada através de observação, relatórios e portfólio durante o desenvolvimento do projeto.  Observando as atitudes de higiene das mãos, que são de suma importância, portanto, através desse projeto, queremos que nossos alunos sejam beneficiados, orientados e alertados da necessidade do cuidado do corpo como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário