TEMA: CONTOS E HISTÓRIAS
JUSTIFICATIVA
A leitura contribui para ampliar
a visão de mundo da criança, estimula o desejo de outras leituras, exercita a
fantasia e a imaginação, através dela a criança passa a compreender o
funcionamento comunicativo da escrita, desenvolver estratégias de leitura, favorecer
a aprendizagem das convenções de escrita, além de ampliar o repertório textual,
contribuindo para seu senso crítico.
OBJETIVO GERAL
·
Proporcionar momentos de prazer
através da leitura, ampliando vocabulário e a organização de pensamentos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Provocar a curiosidade, o gosto
e o hábito pela leitura;
• Desenvolver a linguagem oral e
escrita;
• Confrontar realidade e
fantasia;
· Desenvolver o senso crítico e a criatividade e oferecer
um espaço lúdico com atividades lúdicas, promovendo a oportunidade de aprender
brincando;
• Identificar personagens das
histórias contadas, marcas temporais presentes, letras e palavras conhecidas
presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens;
·
Ampliar o vocabulário.
ÁREA DE CONHECIMENTOS
· LÍNGUA PORTUGUESA
Vocabulário, Nome próprio,
letras.
·
MATEMÁTICA
Formato, cores, quantidade e
textura.
·
CIÊNCIAS NATURAIS
Animais e higiene.
·
ARTES
Desenhos, pintura, colagem,
dobradura, modelagem e dramatização.
·
MÚSICA E MOVIMENTO
Músicas,
cantigas, brincadeiras cantadas e/ou gesticuladas e brincadeiras dirigidas.
DESENVOLVIMENTO
●Rodinha para
conversa informal, troca de idéias e análise de conhecimentos prévios;
●Apresentar
livro para os alunos – manusear e conhecer a história;
●Dramatização
e registro feito pelas crianças através de desenho e oralmente;
●Lista de
personagens;
●Trabalhar
linguagem oral e escrita;
●Exploração
dos personagens e modelagem dos mesmos;
ATIVIDADES PREVISTAS
●Conversa
informal sobre histórias que gostam;
●Cuidado com
os livros;
●Falar sobre
autor e ilustrador de cada livro;
●Ler a
história;
●Debate sobre
a história;
●Reprodução
coletiva da história; dramatização de histórias
conhecidas, onde as crianças sejam as personagens;
●Identificação
de valores encontrados nas personagens das histórias;
●Desenho
livre;
●Modelagem
dos personagens.
●Montagem de
um espaço na sala de aula com diversos livros para manuseio dos alunos
(cantinhos da leitura);
●identificação
de letras através do nome próprio, nome dos personagens, temas de histórias,
entre outros.
RECURSOS
●Livros;
●Diferentes
tipos de papel;
●Cola branca
e colorida;
●Lápis de
cor, giz de cera;
●Tesoura;
●Massa de
modelar;
●Aparelho de
DVD e CD;
●Revistas;
●Fantoches e
cenários de diversos tipos;
●Tinta
guache;
●CD’S
AVALIAÇÃO
Acontecerá no decorrer do projeto
de acordo com a participação dos alunos.
CULMINÂNCIA
Dramatização teatral de uma das
histórias do projeto com a participação dos alunos.
SUGESTÃO DE HISTÓRIAS E CONTOS
·
O LOBO E OS CABRITINHOS;
·
UMA BABÁ PARA OS URSINHOS;
·
O PATINHO FEIO
·
PINÓQUIO
·
O GATO DE BOTAS;
·
CHAPEUZINHO VERMELHO
·
OS TRÊS PORQUINHOS
·
MOGLI
·
JOÃO E MARIA
·
A GALINHA RUIVA
· CHAPEUZINHO AMARELO
·
JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO
·
MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
·
BOM DIA TODAS AS CORES
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de
Educação Fundamental. Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infantil / Ministério da Educação e do
Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.
MACHADO, Ana M. Como e por que ler os Clássicos Universais desde cedo. Rio de Janeiro: Editora Objetiva. 2002
TEMA: CONTOS E HISTÓRIAS
JUSTIFICATIVA
A leitura contribui para ampliar
a visão de mundo da criança, estimula o desejo de outras leituras, exercita a
fantasia e a imaginação, através dela a criança passa a compreender o
funcionamento comunicativo da escrita, desenvolver estratégias de leitura, favorecer
a aprendizagem das convenções de escrita, além de ampliar o repertório textual,
contribuindo para seu senso crítico.
OBJETIVO GERAL
·
Proporcionar momentos de prazer
através da leitura, ampliando vocabulário e a organização de pensamentos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Provocar a curiosidade, o gosto
e o hábito pela leitura;
• Desenvolver a linguagem oral e
escrita;
• Confrontar realidade e
fantasia;
· Desenvolver o senso crítico e a criatividade e oferecer
um espaço lúdico com atividades lúdicas, promovendo a oportunidade de aprender
brincando;
• Identificar personagens das
histórias contadas, marcas temporais presentes, letras e palavras conhecidas
presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens;
·
Ampliar o vocabulário.
ÁREA DE CONHECIMENTOS
· LÍNGUA PORTUGUESA
Vocabulário, Nome próprio,
letras.
·
MATEMÁTICA
Formato, cores, quantidade e
textura.
·
CIÊNCIAS NATURAIS
Animais e higiene.
·
ARTES
Desenhos, pintura, colagem,
dobradura, modelagem e dramatização.
·
MÚSICA E MOVIMENTO
Músicas,
cantigas, brincadeiras cantadas e/ou gesticuladas e brincadeiras dirigidas.
DESENVOLVIMENTO
●Rodinha para
conversa informal, troca de idéias e análise de conhecimentos prévios;
●Apresentar
livro para os alunos – manusear e conhecer a história;
●Dramatização
e registro feito pelas crianças através de desenho e oralmente;
●Lista de
personagens;
●Trabalhar
linguagem oral e escrita;
●Exploração
dos personagens e modelagem dos mesmos;
ATIVIDADES PREVISTAS
●Conversa
informal sobre histórias que gostam;
●Cuidado com
os livros;
●Falar sobre
autor e ilustrador de cada livro;
●Ler a
história;
●Debate sobre
a história;
●Reprodução
coletiva da história; dramatização de histórias
conhecidas, onde as crianças sejam as personagens;
●Identificação
de valores encontrados nas personagens das histórias;
●Desenho
livre;
●Modelagem
dos personagens.
●Montagem de
um espaço na sala de aula com diversos livros para manuseio dos alunos
(cantinhos da leitura);
●identificação
de letras através do nome próprio, nome dos personagens, temas de histórias,
entre outros.
RECURSOS
●Livros;
●Diferentes
tipos de papel;
●Cola branca
e colorida;
●Lápis de
cor, giz de cera;
●Tesoura;
●Massa de
modelar;
●Aparelho de
DVD e CD;
●Revistas;
●Fantoches e
cenários de diversos tipos;
●Tinta
guache;
●CD’S
AVALIAÇÃO
Acontecerá no decorrer do projeto
de acordo com a participação dos alunos.
CULMINÂNCIA
Dramatização teatral de uma das
histórias do projeto com a participação dos alunos.
SUGESTÃO DE HISTÓRIAS E CONTOS
·
O LOBO E OS CABRITINHOS;
·
UMA BABÁ PARA OS URSINHOS;
·
O PATINHO FEIO
·
PINÓQUIO
·
O GATO DE BOTAS;
·
CHAPEUZINHO VERMELHO
·
OS TRÊS PORQUINHOS
·
MOGLI
·
JOÃO E MARIA
·
A GALINHA RUIVA
· CHAPEUZINHO AMARELO
·
JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO
·
MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
·
BOM DIA TODAS AS CORES
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de
Educação Fundamental. Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infantil / Ministério da Educação e do
Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.
MACHADO, Ana M. Como e por que ler os Clássicos Universais desde cedo. Rio de Janeiro: Editora Objetiva. 2002
Nenhum comentário:
Postar um comentário