PROJETO LITERATURA INFANTIL


TEMA: CONTOS E HISTÓRIAS
JUSTIFICATIVA
A leitura contribui para ampliar a visão de mundo da criança, estimula o desejo de outras leituras, exercita a fantasia e a imaginação, através dela a criança passa a compreender o funcionamento comunicativo da escrita, desenvolver estratégias de leitura, favorecer a aprendizagem das convenções de escrita, além de ampliar o repertório textual, contribuindo para seu senso crítico.
OBJETIVO GERAL
·                    Proporcionar momentos de prazer através da leitura, ampliando vocabulário e a organização de pensamentos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Provocar a curiosidade, o gosto e o hábito pela leitura;
• Desenvolver a linguagem oral e escrita;
• Confrontar realidade e fantasia;
· Desenvolver o senso crítico e a criatividade e oferecer um espaço lúdico com atividades lúdicas, promovendo a oportunidade de aprender brincando;
• Identificar personagens das histórias contadas, marcas temporais presentes, letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens;
·      Ampliar o vocabulário.
ÁREA DE CONHECIMENTOS
·                    LÍNGUA PORTUGUESA
Vocabulário, Nome próprio, letras.
·                    MATEMÁTICA
Formato, cores, quantidade e textura.
·                    CIÊNCIAS NATURAIS
Animais e higiene.
·                    ARTES
Desenhos, pintura, colagem, dobradura, modelagem e dramatização.
·                    MÚSICA E MOVIMENTO
Músicas, cantigas, brincadeiras cantadas e/ou gesticuladas e brincadeiras dirigidas.
DESENVOLVIMENTO
Rodinha para conversa informal, troca de idéias e análise de conhecimentos prévios;
Apresentar livro para os alunos – manusear e conhecer a história;
Dramatização e registro feito pelas crianças através de desenho e oralmente;
Lista de personagens;
Trabalhar linguagem oral e escrita;
Exploração dos personagens e modelagem dos mesmos;
ATIVIDADES PREVISTAS
Conversa informal sobre histórias que gostam;
Cuidado com os livros;
Falar sobre autor e ilustrador de cada livro;
Ler a história;
Debate sobre a história;
Reprodução coletiva da história; dramatização de histórias conhecidas, onde as crianças sejam as personagens;
Identificação de valores encontrados nas personagens das histórias;
Desenho livre;
Modelagem dos personagens.
Montagem de um espaço na sala de aula com diversos livros para manuseio dos alunos (cantinhos da leitura);
identificação de letras através do nome próprio, nome dos personagens, temas de histórias, entre outros.
RECURSOS
Livros;
Diferentes tipos de papel;
Cola branca e colorida;
Lápis de cor, giz de cera;
Tesoura;
Massa de modelar;
Aparelho de DVD e CD;
Revistas;
Fantoches e cenários de diversos tipos;
Tinta guache;
CD’S
AVALIAÇÃO
Acontecerá no decorrer do projeto de acordo com a participação dos alunos.
CULMINÂNCIA
Dramatização teatral de uma das histórias do projeto com a participação dos alunos.
SUGESTÃO DE HISTÓRIAS E CONTOS
·         O LOBO E OS CABRITINHOS;
·         UMA BABÁ PARA OS URSINHOS;
·         O PATINHO FEIO
·         PINÓQUIO
·         O GATO DE BOTAS;
·         CHAPEUZINHO VERMELHO
·         OS TRÊS PORQUINHOS
·         MOGLI
·         JOÃO E MARIA
·         A GALINHA RUIVA
·         CHAPEUZINHO AMARELO
·         JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO
·         MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
·         BOM DIA TODAS AS CORES
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.

MACHADO, Ana M. Como e por que ler os Clássicos Universais desde cedo. Rio de Janeiro: Editora Objetiva. 2002


TEMA: CONTOS E HISTÓRIAS
JUSTIFICATIVA
A leitura contribui para ampliar a visão de mundo da criança, estimula o desejo de outras leituras, exercita a fantasia e a imaginação, através dela a criança passa a compreender o funcionamento comunicativo da escrita, desenvolver estratégias de leitura, favorecer a aprendizagem das convenções de escrita, além de ampliar o repertório textual, contribuindo para seu senso crítico.
OBJETIVO GERAL
·                    Proporcionar momentos de prazer através da leitura, ampliando vocabulário e a organização de pensamentos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Provocar a curiosidade, o gosto e o hábito pela leitura;
• Desenvolver a linguagem oral e escrita;
• Confrontar realidade e fantasia;
· Desenvolver o senso crítico e a criatividade e oferecer um espaço lúdico com atividades lúdicas, promovendo a oportunidade de aprender brincando;
• Identificar personagens das histórias contadas, marcas temporais presentes, letras e palavras conhecidas presentes nos títulos das histórias e nomes de personagens;
·      Ampliar o vocabulário.
ÁREA DE CONHECIMENTOS
·                    LÍNGUA PORTUGUESA
Vocabulário, Nome próprio, letras.
·                    MATEMÁTICA
Formato, cores, quantidade e textura.
·                    CIÊNCIAS NATURAIS
Animais e higiene.
·                    ARTES
Desenhos, pintura, colagem, dobradura, modelagem e dramatização.
·                    MÚSICA E MOVIMENTO
Músicas, cantigas, brincadeiras cantadas e/ou gesticuladas e brincadeiras dirigidas.
DESENVOLVIMENTO
Rodinha para conversa informal, troca de idéias e análise de conhecimentos prévios;
Apresentar livro para os alunos – manusear e conhecer a história;
Dramatização e registro feito pelas crianças através de desenho e oralmente;
Lista de personagens;
Trabalhar linguagem oral e escrita;
Exploração dos personagens e modelagem dos mesmos;
ATIVIDADES PREVISTAS
Conversa informal sobre histórias que gostam;
Cuidado com os livros;
Falar sobre autor e ilustrador de cada livro;
Ler a história;
Debate sobre a história;
Reprodução coletiva da história; dramatização de histórias conhecidas, onde as crianças sejam as personagens;
Identificação de valores encontrados nas personagens das histórias;
Desenho livre;
Modelagem dos personagens.
Montagem de um espaço na sala de aula com diversos livros para manuseio dos alunos (cantinhos da leitura);
identificação de letras através do nome próprio, nome dos personagens, temas de histórias, entre outros.
RECURSOS
Livros;
Diferentes tipos de papel;
Cola branca e colorida;
Lápis de cor, giz de cera;
Tesoura;
Massa de modelar;
Aparelho de DVD e CD;
Revistas;
Fantoches e cenários de diversos tipos;
Tinta guache;
CD’S
AVALIAÇÃO
Acontecerá no decorrer do projeto de acordo com a participação dos alunos.
CULMINÂNCIA
Dramatização teatral de uma das histórias do projeto com a participação dos alunos.
SUGESTÃO DE HISTÓRIAS E CONTOS
·         O LOBO E OS CABRITINHOS;
·         UMA BABÁ PARA OS URSINHOS;
·         O PATINHO FEIO
·         PINÓQUIO
·         O GATO DE BOTAS;
·         CHAPEUZINHO VERMELHO
·         OS TRÊS PORQUINHOS
·         MOGLI
·         JOÃO E MARIA
·         A GALINHA RUIVA
·         CHAPEUZINHO AMARELO
·         JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO
·         MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA
·         BOM DIA TODAS AS CORES
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.

MACHADO, Ana M. Como e por que ler os Clássicos Universais desde cedo. Rio de Janeiro: Editora Objetiva. 2002

Nenhum comentário:

Postar um comentário