Os calendários (do mês, da semana, do tempo) e os painéis como chamadinha, rotina, painel de avaliação e outros, oferecem um primeiro estímulo.
No primeiro dia, devemos apresentar a escola, a sala e promover a interação das crianças, ótimo momento para falar da rotina da salinha e das atividades de cada dia, estabelecendo algumas regras de convívio.
Primeiro dia de aula. A turma toda
está na expectativa para saber quem serão os novos professores. Muitos
alunos nunca se viram ou mal se conhecem. Para formar um grupo unido,
bem relacionado e em sintonia com você, esqueça a velha tática de dar
bom dia, fazer as apresentações e entrar no conteúdo. A aprendizagem
está diretamente ligada à qualidade dos vínculos que a criança
estabelece com os colegas e com o professor, afirma a psicopedagoga
Isabella Sá, do Rio de Janeiro. A integração logo nos primeiros dias de
aula traz a confiança e o bem-estar necessários aos estudantes. É
importante também apresentar à classe os funcionários, dizer o que cada
um faz e a quem pedir ajuda em situações diversas.
Quem é meu professor?
Organize uma entrevista para que os
alunos conheçam você melhor. Divida-os em grupos e solicite que elaborem
questões como se fossem repórteres. Diga que as perguntas podem ser
sobre sua idade, se tem filhos, quanto tempo tem de profissão ou onde
mora, por exemplo. Prontas as questões, sente-se num local da sala onde
todos possam vê-lo bem para respondê-las. Avise que todos deverão
trazer, no dia seguinte, um breve texto sobre tudo o que lembrarem.
Assim, eles prestam atenção. Na próxima aula, sorteie algumas crianças
para ler a produção escrita e peça que as demais avaliem e complementem
se necessário. Proponha essa atividade depois de promover a apresentação
e o reconhecimento do espaço físico da escola (a seguir).
Recomendado para: 1ª a 4ª séries
Turismo na escola
Se a sua turma for de 1ª a 4ª série,
divida os alunos em grupos. Esse é um bom momento para integrar os
novatos. Deixe-os junto aos veteranos, que devem se comportar como
verdadeiros guias e anfitriões. Em cada folha de papel, descreva um
local da escola, coloque os textos em uma caixa e organize um sorteio.
Cada grupo retira um papel e tenta adivinhar qual é o local descrito. Em
seguida, desafie os grupos a encontrar os locais sorteados. Chegando ao
destino, os alunos desenham o ambiente com o máximo de detalhes,
escrevem o nome dos funcionários que trabalham lá e a sua função. De
volta à classe, os grupos trocam observações e registros e expõem suas
produções. Num segundo momento, peça a eles que produzam um mapa da
escola (com a sua ajuda, é claro) numa folha de cartolina. Em cada local
específico do mapa, os desenhos são fixados. Estimule os grupos, nos
dias seguintes, a visitar as dependências que ainda não foram
percorridas. Em turmas de 5ª a 8ª séries, a garotada pode fotografar
esses lugares e fazer entrevistas mais longas com os funcionários. Nesse
caso, você não precisa fazer o mapa e pode pedir textos detalhados
sobre os diversos pontos turísticos da escola.
Recomendado para: 1ª a 8ª sériesDireitos e deveres
Já nos primeiros dias, estabelecer os
famosos combinados pode evitar problemas e garantir um bom
relacionamento ao longo do ano. Comece discutindo com a garotada o que
espera do ano que se inicia e qual a melhor maneira de trabalhar em
grupo para alcançar esses objetivos. Formule com todos (e escreva no
quadro) a continuação das seguintes frases: Temos direito a... e Somos
todos responsáveis por.... Lembre-se de que a declaração de direitos e
deveres deve ser inspirada nas normas gerais da escola que os alunos
precisam conhecer e ser focada no que deve ser feito, e não no que é
proibido. A etapa seguinte é descobrir o que as outras turmas da escola
combinaram. A troca de informação, além de enriquecer os tratados feitos
por eles, promove a integração com colegas de outras classes. Ao
terminar, peça a cada um que copie os tratados e cole na agenda. Assim, o
texto estará sempre à mão. Além disso, os estudantes podem produzir
dois grandes cartazes em cartolina para pendurar na parede da classe.
Recomendado para: 1ª a 8ª séries
O que vamos aprender
Todo ano é a mesma coisa: o que
esperar da série que se inicia? Uma situação desconhecida sempre dá um
friozinho na barriga. Para baixar a ansiedade da meninada, registre no
quadro algumas dúvidas e expectativas do grupo sobre o trabalho na nova
classe e convide alguns estudantes da série seguinte para respondê-las.
Deixe que falem livremente sobre as suas impressões e vivências como
ex-aluno da série. Esse intercâmbio, logo no início, deixa a turma mais
tranqüila e segura e valoriza a cooperação e a interação entre
diferentes classes.
Recomendado para: 1ª a 8ª sériesAtividades para as turmas de EJA
Um ambiente agradável e amistoso
também é essencial para alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA),
principalmente aqueles que voltam a estudar depois de muito tempo. Para
recebê-los, decore a classe com cartazes de boas-vindas, coloque música
ambiente e leia um lindo poema, recomenda Adriana da Silva, coordenadora
das salas de EJA da Ação Educativa, de São Paulo. Sua postura, ela
afirma, precisa transmitir acolhimento. Por isso, mostre-se à disposição
de quem está chegando. A seguir, veja algumas sugestões de atividades:
No
primeiro dia de aula, promova um bate-papo gostoso entre os estudantes.
Todos se apresentam e contam um pouco da sua história.
Estimule os jovens a conhecer todas as dependências da escola, o nome e a função dos funcionários e a utilidade das salas.
Combine
com seus colegas para que cada um traga sua foto quando criança.
Mostre-as aos alunos e peça que eles adivinhem quem é quem. Isso faz com
que memorizem os nomes dos professores e proporciona uma conversa
descontraída sobre os futuros mestres.
Essa
é outra atividade que precisa ser combinada com os colegas. Divida seus
alunos em um número de grupos correspondente à quantidade de turmas. Se
houver quatro salas de EJA, forme quatro grupos. Os professores
responsáveis pelas outras classes fazem o mesmo. Os grupos são
distribuídos pelas salas de modo que em todas haja representantes das
demais. Feita a distribuição, cada professor conta uma história (uma
fábula, um conto, uma lembrança da infância ou uma notícia de jornal,
por exemplo). Quando todos voltam para suas respectivas salas, os grupos
narram a história que ouviram, dizem o nome do professor que a contou e
qual impressão tiveram dele.
Bibliografia:
CONSULTORIA: Rejane Maia,
diretora pedagógica do Colégio Apoio, em Recife, com colaboração de
Rosa Antunes e Renata Gabriel (coordenadoras pedagógicas); Isabella Sá,
psicopedagoga e consultora em Educação Infantil. ( Revista Escola, da
Abril)
** VOLTA ÀS AULAS **Me preparei bem cedinho
para voltar à escola,
tudo pronto e arrumadinho
esperando aquela hora.
Minha escola toda linda
com flores e murais espalhados,
nos davam as Boas Vindas
e nos fazendo sentir muito amados.
Na sala de aula eu entrei,
e, quanta alegria eu sentí
quando os amiguinhos abracei,
quanto amor eu recebí !
Minha sala estava tão arrumada!
Nunca ví tão bela assim,
e minha professora amada
com um lindo sorriso prá mim.
Minha escola , meu segundo lar,
meus amiguinhos, meus irmãos,
prá sempre eu vou lhes guardar
dentro do meu coração !
Tia florzinha
JP- PB 01/02/2007
Mural: Jogo do Alfabeto: o professor prepara um cartaz com bolsos que podem ser feitos de
EVA ou cartolina bem colorida. As crianças irão encaixar nos bolsos as figuras, de acordo com a letra inicial de cada uma.
Recadinho Feliz: pode ser confeccionado em formato de cartaz de boas-vindas ou colado no caderninho, no primeiro dia de aula:
Lembrancinha de Boas-Vindas: Uma linda borboletinha cujo corpinho é uma jujuba:
Meu nome é...
Os calendários (do mês, da semana, do tempo) e os painéis como chamadinha, rotina, painel de avaliação e outros, oferecem um primeiro estímulo.
No primeiro dia, devemos apresentar a escola, a sala e promover a interação das crianças, ótimo momento para falar da rotina da salinha e das atividades de cada dia, estabelecendo algumas regras de convívio.
Primeiro dia de aula. A turma toda
está na expectativa para saber quem serão os novos professores. Muitos
alunos nunca se viram ou mal se conhecem. Para formar um grupo unido,
bem relacionado e em sintonia com você, esqueça a velha tática de dar
bom dia, fazer as apresentações e entrar no conteúdo. A aprendizagem
está diretamente ligada à qualidade dos vínculos que a criança
estabelece com os colegas e com o professor, afirma a psicopedagoga
Isabella Sá, do Rio de Janeiro. A integração logo nos primeiros dias de
aula traz a confiança e o bem-estar necessários aos estudantes. É
importante também apresentar à classe os funcionários, dizer o que cada
um faz e a quem pedir ajuda em situações diversas.
Quem é meu professor?
Organize uma entrevista para que os
alunos conheçam você melhor. Divida-os em grupos e solicite que elaborem
questões como se fossem repórteres. Diga que as perguntas podem ser
sobre sua idade, se tem filhos, quanto tempo tem de profissão ou onde
mora, por exemplo. Prontas as questões, sente-se num local da sala onde
todos possam vê-lo bem para respondê-las. Avise que todos deverão
trazer, no dia seguinte, um breve texto sobre tudo o que lembrarem.
Assim, eles prestam atenção. Na próxima aula, sorteie algumas crianças
para ler a produção escrita e peça que as demais avaliem e complementem
se necessário. Proponha essa atividade depois de promover a apresentação
e o reconhecimento do espaço físico da escola (a seguir).
Recomendado para: 1ª a 4ª séries
Turismo na escola
Se a sua turma for de 1ª a 4ª série,
divida os alunos em grupos. Esse é um bom momento para integrar os
novatos. Deixe-os junto aos veteranos, que devem se comportar como
verdadeiros guias e anfitriões. Em cada folha de papel, descreva um
local da escola, coloque os textos em uma caixa e organize um sorteio.
Cada grupo retira um papel e tenta adivinhar qual é o local descrito. Em
seguida, desafie os grupos a encontrar os locais sorteados. Chegando ao
destino, os alunos desenham o ambiente com o máximo de detalhes,
escrevem o nome dos funcionários que trabalham lá e a sua função. De
volta à classe, os grupos trocam observações e registros e expõem suas
produções. Num segundo momento, peça a eles que produzam um mapa da
escola (com a sua ajuda, é claro) numa folha de cartolina. Em cada local
específico do mapa, os desenhos são fixados. Estimule os grupos, nos
dias seguintes, a visitar as dependências que ainda não foram
percorridas. Em turmas de 5ª a 8ª séries, a garotada pode fotografar
esses lugares e fazer entrevistas mais longas com os funcionários. Nesse
caso, você não precisa fazer o mapa e pode pedir textos detalhados
sobre os diversos pontos turísticos da escola.
Recomendado para: 1ª a 8ª sériesDireitos e deveres
Já nos primeiros dias, estabelecer os
famosos combinados pode evitar problemas e garantir um bom
relacionamento ao longo do ano. Comece discutindo com a garotada o que
espera do ano que se inicia e qual a melhor maneira de trabalhar em
grupo para alcançar esses objetivos. Formule com todos (e escreva no
quadro) a continuação das seguintes frases: Temos direito a... e Somos
todos responsáveis por.... Lembre-se de que a declaração de direitos e
deveres deve ser inspirada nas normas gerais da escola que os alunos
precisam conhecer e ser focada no que deve ser feito, e não no que é
proibido. A etapa seguinte é descobrir o que as outras turmas da escola
combinaram. A troca de informação, além de enriquecer os tratados feitos
por eles, promove a integração com colegas de outras classes. Ao
terminar, peça a cada um que copie os tratados e cole na agenda. Assim, o
texto estará sempre à mão. Além disso, os estudantes podem produzir
dois grandes cartazes em cartolina para pendurar na parede da classe.
Recomendado para: 1ª a 8ª séries
O que vamos aprender
Todo ano é a mesma coisa: o que
esperar da série que se inicia? Uma situação desconhecida sempre dá um
friozinho na barriga. Para baixar a ansiedade da meninada, registre no
quadro algumas dúvidas e expectativas do grupo sobre o trabalho na nova
classe e convide alguns estudantes da série seguinte para respondê-las.
Deixe que falem livremente sobre as suas impressões e vivências como
ex-aluno da série. Esse intercâmbio, logo no início, deixa a turma mais
tranqüila e segura e valoriza a cooperação e a interação entre
diferentes classes.
Recomendado para: 1ª a 8ª sériesAtividades para as turmas de EJA
Um ambiente agradável e amistoso
também é essencial para alunos de Educação de Jovens e Adultos (EJA),
principalmente aqueles que voltam a estudar depois de muito tempo. Para
recebê-los, decore a classe com cartazes de boas-vindas, coloque música
ambiente e leia um lindo poema, recomenda Adriana da Silva, coordenadora
das salas de EJA da Ação Educativa, de São Paulo. Sua postura, ela
afirma, precisa transmitir acolhimento. Por isso, mostre-se à disposição
de quem está chegando. A seguir, veja algumas sugestões de atividades:
No
primeiro dia de aula, promova um bate-papo gostoso entre os estudantes.
Todos se apresentam e contam um pouco da sua história.
Estimule os jovens a conhecer todas as dependências da escola, o nome e a função dos funcionários e a utilidade das salas.
Combine
com seus colegas para que cada um traga sua foto quando criança.
Mostre-as aos alunos e peça que eles adivinhem quem é quem. Isso faz com
que memorizem os nomes dos professores e proporciona uma conversa
descontraída sobre os futuros mestres.
Essa
é outra atividade que precisa ser combinada com os colegas. Divida seus
alunos em um número de grupos correspondente à quantidade de turmas. Se
houver quatro salas de EJA, forme quatro grupos. Os professores
responsáveis pelas outras classes fazem o mesmo. Os grupos são
distribuídos pelas salas de modo que em todas haja representantes das
demais. Feita a distribuição, cada professor conta uma história (uma
fábula, um conto, uma lembrança da infância ou uma notícia de jornal,
por exemplo). Quando todos voltam para suas respectivas salas, os grupos
narram a história que ouviram, dizem o nome do professor que a contou e
qual impressão tiveram dele.
Bibliografia:
CONSULTORIA: Rejane Maia,
diretora pedagógica do Colégio Apoio, em Recife, com colaboração de
Rosa Antunes e Renata Gabriel (coordenadoras pedagógicas); Isabella Sá,
psicopedagoga e consultora em Educação Infantil. ( Revista Escola, da
Abril)
** VOLTA ÀS AULAS **Me preparei bem cedinho
para voltar à escola,
tudo pronto e arrumadinho
esperando aquela hora.
Minha escola toda linda
com flores e murais espalhados,
nos davam as Boas Vindas
e nos fazendo sentir muito amados.
Na sala de aula eu entrei,
e, quanta alegria eu sentí
quando os amiguinhos abracei,
quanto amor eu recebí !
Minha sala estava tão arrumada!
Nunca ví tão bela assim,
e minha professora amada
com um lindo sorriso prá mim.
Minha escola , meu segundo lar,
meus amiguinhos, meus irmãos,
prá sempre eu vou lhes guardar
dentro do meu coração !
Tia florzinha
JP- PB 01/02/2007
Mural: Jogo do Alfabeto: o professor prepara um cartaz com bolsos que podem ser feitos de
EVA ou cartolina bem colorida. As crianças irão encaixar nos bolsos as figuras, de acordo com a letra inicial de cada uma.
Recadinho Feliz: pode ser confeccionado em formato de cartaz de boas-vindas ou colado no caderninho, no primeiro dia de aula:
Lembrancinha de Boas-Vindas: Uma linda borboletinha cujo corpinho é uma jujuba:
Meu nome é...
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