Diagnóstico na alfabetização para conhecer a turma
Nos
primeiros dias de aula, o professor alfabetizador tem uma tarefa
imprescindível: descobrir o que cada aluno sabe sobre o sistema de
escrita. É a chamada sondagem inicial (ou diagnóstico da turma), que
permite identificar quais hipóteses sobre a língua escrita as crianças
têm e com isso adequar o planejamento das aulas de acordo com as
necessidades de aprendizagem. Ela permite uma avaliação e um
acompanhamento dos avanços na aquisição da base alfabética e a definição
das parcerias de trabalho entre os alunos. Além disso, representa um
momento no qual as crianças têm a oportunidade de refletir, com a
ajuda do professor, sobre aquilo que escrevem.As pesquisas sobre a psicogênese da língua escrita, realizadas por Emilia Ferreiro e Ana Teberosky no fim dos anos 1970 e publicadas no Brasil em 1984, mostraram que as crianças constroem diferentes ideias sobre a escrita, resolvem problemas e elaboram conceituações. Aí entra o que pode ser considerado uma palavra, com quantas letras ela é escrita e em qual ordem as letras devem ser colocadas. "Essas hipóteses se desenvolvem quando a criança interage com o material escrito e com leitores e escritores que dão informações e interpretam esse material".
As quatro hipóteses
Ferreiro e Teberosky observaram que, na tentativa de compreender o funcionamento da escrita, as crianças elaboram verdadeiras "teorias" explicativas que assim se desenvolvem: a pré-silábica, a silábica, a silábico-alfabética e a alfabética. São as chamadas hipóteses.
Ferreiro e Teberosky observaram que, na tentativa de compreender o funcionamento da escrita, as crianças elaboram verdadeiras "teorias" explicativas que assim se desenvolvem: a pré-silábica, a silábica, a silábico-alfabética e a alfabética. São as chamadas hipóteses.
O
professor deve realizar a primeira sondagem no início do período
letivo e, depois, ao fim de cada bimestre, mantendo um registro
criterioso do processo de evolução das hipóteses de escrita das
crianças. Ao mesmo tempo, é fundamental uma observação cotidiana e
atenta do percurso dos alunos.
Investigação individual
Lista bem feita
Na sondagem, a escolha certa das palavras e da frase (e da ordem em que elas serão ditadas) é essencial. "O ideal é preparar uma lista de termos de um mesmo campo semântico, ou seja, agregados por uma unidade de sentido, e uma frase adequada ao contextO.
Na sondagem, a escolha certa das palavras e da frase (e da ordem em que elas serão ditadas) é essencial. "O ideal é preparar uma lista de termos de um mesmo campo semântico, ou seja, agregados por uma unidade de sentido, e uma frase adequada ao contextO.
Ficar atento às reações dos alunos enquanto escrevem também é fundamental. Anotar o que eles falam, sobretudo de forma espontânea, pode ajudar a perceber quais as ideias deles sobre o sistema de escrita.
Terminado
o ditado, é imprescindível pedir que a criança leia o que escreveu.
Por meio da interpretação dela sobre a própria escrita, durante a
leitura, é que se pode observar se ela estabelece ou não relações
entre o que escreveu e o que lê em voz alta - ou seja, entre o falado e
o escrito - ou se lê aleatoriamente.
O professor pode anotar em uma folha à parte como ela faz a leitura, se aponta com o dedo cada uma das letras, se associa aquilo que fala à escrita etc. "Uma lista de palavras produzida pelo aluno, em situação de sondagem, sem a respectiva leitura, não permite analisar essa produção e identificar sua hipótese de escrita".
O professor pode anotar em uma folha à parte como ela faz a leitura, se aponta com o dedo cada uma das letras, se associa aquilo que fala à escrita etc. "Uma lista de palavras produzida pelo aluno, em situação de sondagem, sem a respectiva leitura, não permite analisar essa produção e identificar sua hipótese de escrita".
REGISTRE TUDO A observação da produção de cada um ao longo do ano mostra com clareza como ele avançou.
Para
que os alunos atinjam o objetivo previsto para o 1º ano - escrever
alfabeticamente, ainda que com erros de ortografia -, o professor
precisa acompanhar a evolução de todos, conhecendo os que demandam mais
atenção, quantos têm hipóteses mais avançadas e os que estão
alfabetizados. Esses últimos, particularmente, necessitam de outros
conteúdos de ensino, como a ortografia.
O ideal é que seja construída uma tabela que contenha a evolução das hipóteses de cada um, comparando quanto evoluiu ao longo do ano. Com frequência, essa comparação traz agradáveis surpresas em relação aos que, apesar de não escreverem convencionalmente, realizaram avanços significativos em comparação com sua escrita do início do ano.
Com base nessa tabela, é possível também fazer uma análise crítica da rotina e das atividades que estão sendo contempladas.
O ideal é que seja construída uma tabela que contenha a evolução das hipóteses de cada um, comparando quanto evoluiu ao longo do ano. Com frequência, essa comparação traz agradáveis surpresas em relação aos que, apesar de não escreverem convencionalmente, realizaram avanços significativos em comparação com sua escrita do início do ano.
Com base nessa tabela, é possível também fazer uma análise crítica da rotina e das atividades que estão sendo contempladas.
É
por meio das sondagens e da observação cuidadosa e constante das
produções dos estudantes durante o ano que se pode saber em que
momento se encontra cada um, se sua abordagem e rotina estão
funcionando, qual a expectativa razoável de evolução para os que ainda
se encontram em hipóteses mais primitivas e como ajustar o
planejamento do trabalho para que, ao fim do ano letivo, todos estejam
alfabetizados.
SUGESTÕES DE TABELAS
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA DIAGNÓSTICO
Diagnóstico na alfabetização para conhecer a turma
Nos
primeiros dias de aula, o professor alfabetizador tem uma tarefa
imprescindível: descobrir o que cada aluno sabe sobre o sistema de
escrita. É a chamada sondagem inicial (ou diagnóstico da turma), que
permite identificar quais hipóteses sobre a língua escrita as crianças
têm e com isso adequar o planejamento das aulas de acordo com as
necessidades de aprendizagem. Ela permite uma avaliação e um
acompanhamento dos avanços na aquisição da base alfabética e a definição
das parcerias de trabalho entre os alunos. Além disso, representa um
momento no qual as crianças têm a oportunidade de refletir, com a
ajuda do professor, sobre aquilo que escrevem.As pesquisas sobre a psicogênese da língua escrita, realizadas por Emilia Ferreiro e Ana Teberosky no fim dos anos 1970 e publicadas no Brasil em 1984, mostraram que as crianças constroem diferentes ideias sobre a escrita, resolvem problemas e elaboram conceituações. Aí entra o que pode ser considerado uma palavra, com quantas letras ela é escrita e em qual ordem as letras devem ser colocadas. "Essas hipóteses se desenvolvem quando a criança interage com o material escrito e com leitores e escritores que dão informações e interpretam esse material".
As quatro hipóteses
Ferreiro e Teberosky observaram que, na tentativa de compreender o funcionamento da escrita, as crianças elaboram verdadeiras "teorias" explicativas que assim se desenvolvem: a pré-silábica, a silábica, a silábico-alfabética e a alfabética. São as chamadas hipóteses.
Ferreiro e Teberosky observaram que, na tentativa de compreender o funcionamento da escrita, as crianças elaboram verdadeiras "teorias" explicativas que assim se desenvolvem: a pré-silábica, a silábica, a silábico-alfabética e a alfabética. São as chamadas hipóteses.
O
professor deve realizar a primeira sondagem no início do período
letivo e, depois, ao fim de cada bimestre, mantendo um registro
criterioso do processo de evolução das hipóteses de escrita das
crianças. Ao mesmo tempo, é fundamental uma observação cotidiana e
atenta do percurso dos alunos.
Investigação individual
Lista bem feita
Na sondagem, a escolha certa das palavras e da frase (e da ordem em que elas serão ditadas) é essencial. "O ideal é preparar uma lista de termos de um mesmo campo semântico, ou seja, agregados por uma unidade de sentido, e uma frase adequada ao contextO.
Na sondagem, a escolha certa das palavras e da frase (e da ordem em que elas serão ditadas) é essencial. "O ideal é preparar uma lista de termos de um mesmo campo semântico, ou seja, agregados por uma unidade de sentido, e uma frase adequada ao contextO.
Ficar atento às reações dos alunos enquanto escrevem também é fundamental. Anotar o que eles falam, sobretudo de forma espontânea, pode ajudar a perceber quais as ideias deles sobre o sistema de escrita.
Terminado
o ditado, é imprescindível pedir que a criança leia o que escreveu.
Por meio da interpretação dela sobre a própria escrita, durante a
leitura, é que se pode observar se ela estabelece ou não relações
entre o que escreveu e o que lê em voz alta - ou seja, entre o falado e
o escrito - ou se lê aleatoriamente.
O professor pode anotar em uma folha à parte como ela faz a leitura, se aponta com o dedo cada uma das letras, se associa aquilo que fala à escrita etc. "Uma lista de palavras produzida pelo aluno, em situação de sondagem, sem a respectiva leitura, não permite analisar essa produção e identificar sua hipótese de escrita".
O professor pode anotar em uma folha à parte como ela faz a leitura, se aponta com o dedo cada uma das letras, se associa aquilo que fala à escrita etc. "Uma lista de palavras produzida pelo aluno, em situação de sondagem, sem a respectiva leitura, não permite analisar essa produção e identificar sua hipótese de escrita".
REGISTRE TUDO A observação da produção de cada um ao longo do ano mostra com clareza como ele avançou.
Para
que os alunos atinjam o objetivo previsto para o 1º ano - escrever
alfabeticamente, ainda que com erros de ortografia -, o professor
precisa acompanhar a evolução de todos, conhecendo os que demandam mais
atenção, quantos têm hipóteses mais avançadas e os que estão
alfabetizados. Esses últimos, particularmente, necessitam de outros
conteúdos de ensino, como a ortografia.
O ideal é que seja construída uma tabela que contenha a evolução das hipóteses de cada um, comparando quanto evoluiu ao longo do ano. Com frequência, essa comparação traz agradáveis surpresas em relação aos que, apesar de não escreverem convencionalmente, realizaram avanços significativos em comparação com sua escrita do início do ano.
Com base nessa tabela, é possível também fazer uma análise crítica da rotina e das atividades que estão sendo contempladas.
O ideal é que seja construída uma tabela que contenha a evolução das hipóteses de cada um, comparando quanto evoluiu ao longo do ano. Com frequência, essa comparação traz agradáveis surpresas em relação aos que, apesar de não escreverem convencionalmente, realizaram avanços significativos em comparação com sua escrita do início do ano.
Com base nessa tabela, é possível também fazer uma análise crítica da rotina e das atividades que estão sendo contempladas.
É
por meio das sondagens e da observação cuidadosa e constante das
produções dos estudantes durante o ano que se pode saber em que
momento se encontra cada um, se sua abordagem e rotina estão
funcionando, qual a expectativa razoável de evolução para os que ainda
se encontram em hipóteses mais primitivas e como ajustar o
planejamento do trabalho para que, ao fim do ano letivo, todos estejam
alfabetizados.
SUGESTÕES DE TABELAS
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA DIAGNÓSTICO
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