quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Dicas e Sugestões de Organização da Sala de Aula


Confira várias dicas e sugestões de organização e manutenção da sala de aula na educação infantil deixando mais alegre e dinâmico.
Sala de Aula
A organização da sala de aula revela nossa maneira de pensar Educação. Porém, pode acontecer que a organização seja padronizada pela escola, ou simplesmente existir pouca possibilidade de modificar o espaço por vários motivos...

A arrumação da sala depende da professora, mas a manutenção da mesma deve ser compartilhada com as crianças: arrumar os brinquedos e livros, limpar o que sujar, são atitudes de cuidado com a sala. 

A limpeza e higienização do ambiente deverá ser realizada pelo profissional responsável na escola.

Nesta postagem deixarei algumas sugestões e dicas dadas pela Ivanise Meyer para deixar sua sala mais aconchegante, alegre, dinâmica e organizada.

Dicas e Sugestões de Organização da Sala de Aula

1 - RODA DE CONVERSAS:

É importante ter um espaço para a "roda de conversas". As crianças devem sentar ao redor da educadora de forma confortável. Se necessário, pode-se forrar o chão com esteiras ou tapetes laváveis. A "roda de conversas" também pode acontecer em outros espaços da escola como em um pátio, parque ou debaixo de uma árvore (quintal). 
É importante ter um espaço para a "roda de conversas". As crianças devem sentar ao redor da educadora de forma confortável.
RODA DE CONVERSAS
O importante é garantir que a turma possa estar com a educadora sem "interrupções" externas.

2 - LEITURA PARA AS CRIANÇAS:

Cada dia podemos ter um tipo de texto: um poema, uma história, uma parlenda, um trava-língua, um capítulo de uma história, uma informação sobre um animal... 
Ler para as crianças é muito importante
É importante ler para a criança, pois o professor será seu modelo de leitor. Essa leitura precisa ser planejada (escolha o livro, o tema, verifique se precisará de algum objeto ou música para enriquecer a leitura), o espaço poderá ser o mesmo da "roda de conversas", ou fora da sala (no pátio, debaixo de uma árvore, na sala de leitura ou biblioteca escolar).

3 - QUANTAS MESAS NA SALA?

As mesas podem ser usadas como "cantinhos" (cantos) para: jogos pedagógicos, modelagem, colagem, desenho e brinquedos que necessitem do apoio da mesa. 
é importante ter mesas na sala de aula da educação infantil
Mesas na sala de aula
As mesas também são usadas para atividades de escrita. Geralmente, o número de mesas equivale ao número de alunos na sala. No trabalho diversificado, pode-se diminuir o número de mesas, pois nem todos estarão sentados fazendo uma mesma atividade.

4 - CANTINHO DA LEITURA:

O cantinho de leitura é um espaço importantíssimo na sala de aula, onde as crianças encontrarão variados materiais de leitura: livros, revistas, gibis, jornais, livros de receitas, atlas, dicionários, etc. 

O cantinho de leitura é um espaço importantíssimo na sala de aula, onde as crianças encontrarão variados materiais de leitura: livros, revistas, gibis, jornais, livros de receitas, atlas, dicionários, etc.
Os pequenos aprendem a manusear o material (escolher o material, ler e devolver no mesmo lugar), a ter cuidado o material (não amassar, rasgar ou rabiscar) ampliando sua autonomia. 

É muito Importante: não deixe lápis (ou material para escrever) neste espaço.

5 - CANTINHO PARA ARTES:

Um cantinho para as artes é fundamental! Um dos espaços da sala pode ser reservado para as Artes Plásticas: desenho, pintura, modelagem e colagem e este é um espaço que precisa da organização pela professora (manter os materiais necessários) e das crianças (aprendem a manusear os materiais para suas produções). 
Um dos espaços da sala pode ser reservado para as Artes Plásticas: desenho, pintura, modelagem e colagem
Cantinho da Pintura
A limpeza posterior deve ser compartilhada com as crianças.

6 - CANTINHO DA DRAMATIZAÇÃO:

Um dos cantinhos preferidos das crianças da Educação Infantil é o da dramatização: a "casinha" ou "casa de bonecas", no qual elas vivem os papéis familiares e constroem relações com os colegas da turma. 

Dicas e Sugestões de Organização da Sala de Aula
Dramatização
Para organizar esse espaço você pode dispor de móveis e utensílios em tamanho reduzido, bonecas diversas (de plástico, de tecido) e outros brinquedos.

7 - CANTINHO DE CIÊNCIAS:

O cantinho de Ciências pode ser montado com experimentos de acordo com o projeto desenvolvido. O cantinho de Ciências pode ser montado com experimentos de acordo com o projeto desenvolvido. 

Livros de assuntos estudados também podem ficar neste canto. 
Sugestão: Montar terrários ou Aquários, as crianças adoram


8 - CANTINHO DA BRINCADEIRA:

Caso haja espaço na sala, pode existir um espaço para brincadeiras no chão: carrinhos, construção, legos, bonecas, eles adoram !
Dicas e Sugestões de Organização da Sala de Aula
BRINCAR

9 -  QUADRO DE GIZ:

Um quadro-de-giz (ou quadro-branco) será um espaço para registros provisórios, pois serão apagados no final da aula. O que necessitar ficar exposto (ou guardado) deverá ser registrado em cartaz ou "blocão". Eu uso para registrar a data do dia, escrever o planejamento diário, produzir textos com as crianças, escrever seus nomes (listas), ou seja, quando escrever seja uma forma de comunicar algo importante para a turma.

10 - DECORAÇÃO DAS PAREDES:

Nas paredes deverá ser colocado o que mereça ser registrado e ser lido pelas crianças. Confira:
Dicas e Sugestões de Organização da Sala de Aula
Dicas e Sugestões de Organização da Sala de Aula

0 comentários :

Postar um comentário