Planos de Aula |
Este plano de aula tem
como objetivos trabalhar a identidade e a autonomia na educação
infantil. As atividades também podem ser incrementadas ainda mais, basta
usar sua criatividade. Espero que gostem!
TEMA do Plano de Aula
Construindo nossa própria identidade
Livro trabalhado
“Maria Vai Com as Outras” de Sylvia Orthoff.
Justificativa
Trabalhar com a história
'Maria Vai Com as Outras', o que possibilitará mostrar para as crianças
que cada um tem a sua própria identidade, a sua opinião e que não
podemos fazer as coisas que os outros fazem sem pensar/questionar se
isso é bom para a gente ou não.
Objetivos gerais
- Despertar nos alunos o gosto pela literatura.
- Estimular a criatividade e o imaginário.
- Refletir sobre a identidade (Quem sou eu?)
1º Momento: Leitura do poema 'Identidade' de Pedro Bandeira. Imprima e distribua para a turma.
Outra sugestão: 'O nome da gente', também de Pedro Bandeira.
Identidade |
O nome da gente |
O nome da gente |
Na rodinha, conversar sobre os poemas e sobre a Identidade de cada criança.
2º Momento: Leitura do livro Maria Vai Com as Outras – Sylvia Orthoff
Após contar a história
“Maria Vai Com as Outras”, conversar sobre as atitudes de Maria. Por que
Maria acompanhava tudo o que as outras ovelhas faziam? O que aconteceu
para Maria parar de acompanhar tudo o que as outras ovelhas faziam? Você
acompanha tudo o que seus colegas fazem?
3º Momento: Jogo de boliche.
Construir um boliche com garrafa pet, usando um desenho de ovelha colado na garrafa.
Regras: Formar
equipes para jogar (equipe A,B,C e D). Jogar a bola para derrubar os
pinos/ovelhas; Elaborar um gráfico, com as quantidades de pontos obtidos
por cada criança /ou equipe. Vencerá a criança/ou equipe que obtiver
mais pontos.
4º Momento: Teatro/Dramatização/Fantoches/livro de eva
Fazer a dramatização da
história “Maria Vai Com as Outras” usando fantoches, dedoches, aventais
de histórias ou outro recursos que preferir.
Fantoches de vara |
Você também pode montar um livro da história em papel, eva ou feltro que tal? Veja o livro abaixo, tem moldes para você fazer!
5º Momento: Finalização com oficina de sucata
Uma linda sugestão é
fazer com sua turma ovelhinhas na garrafa pet e encher de guloseimas ou
pipoca. Depois da festa, a ideia ainda serve como porta trecos.
Ovelhinha |
Você
também pode reaproveitar outros materiais reciclados para confeccionar
lembrancinhas como caixas de todynho, copos de danoninho e outros.
AVALIAÇÃO:
Acompanhar atentamente o envolvimento dos alunos no decorrer das
atividades propostas,dos jogos, brincadeiras e apresentação teatral.
Planos de Aula |
Este plano de aula tem
como objetivos trabalhar a identidade e a autonomia na educação
infantil. As atividades também podem ser incrementadas ainda mais, basta
usar sua criatividade. Espero que gostem!
TEMA do Plano de Aula
Construindo nossa própria identidade
Livro trabalhado
“Maria Vai Com as Outras” de Sylvia Orthoff.
Justificativa
Trabalhar com a história
'Maria Vai Com as Outras', o que possibilitará mostrar para as crianças
que cada um tem a sua própria identidade, a sua opinião e que não
podemos fazer as coisas que os outros fazem sem pensar/questionar se
isso é bom para a gente ou não.
Objetivos gerais
- Despertar nos alunos o gosto pela literatura.
- Estimular a criatividade e o imaginário.
- Refletir sobre a identidade (Quem sou eu?)
1º Momento: Leitura do poema 'Identidade' de Pedro Bandeira. Imprima e distribua para a turma.
Outra sugestão: 'O nome da gente', também de Pedro Bandeira.
Identidade |
O nome da gente |
O nome da gente |
Na rodinha, conversar sobre os poemas e sobre a Identidade de cada criança.
2º Momento: Leitura do livro Maria Vai Com as Outras – Sylvia Orthoff
Após contar a história
“Maria Vai Com as Outras”, conversar sobre as atitudes de Maria. Por que
Maria acompanhava tudo o que as outras ovelhas faziam? O que aconteceu
para Maria parar de acompanhar tudo o que as outras ovelhas faziam? Você
acompanha tudo o que seus colegas fazem?
3º Momento: Jogo de boliche.
Construir um boliche com garrafa pet, usando um desenho de ovelha colado na garrafa.
Regras: Formar
equipes para jogar (equipe A,B,C e D). Jogar a bola para derrubar os
pinos/ovelhas; Elaborar um gráfico, com as quantidades de pontos obtidos
por cada criança /ou equipe. Vencerá a criança/ou equipe que obtiver
mais pontos.
4º Momento: Teatro/Dramatização/Fantoches/livro de eva
Fazer a dramatização da
história “Maria Vai Com as Outras” usando fantoches, dedoches, aventais
de histórias ou outro recursos que preferir.
Fantoches de vara |
Você também pode montar um livro da história em papel, eva ou feltro que tal? Veja o livro abaixo, tem moldes para você fazer!
5º Momento: Finalização com oficina de sucata
Uma linda sugestão é
fazer com sua turma ovelhinhas na garrafa pet e encher de guloseimas ou
pipoca. Depois da festa, a ideia ainda serve como porta trecos.
Ovelhinha |
Você
também pode reaproveitar outros materiais reciclados para confeccionar
lembrancinhas como caixas de todynho, copos de danoninho e outros.
AVALIAÇÃO:
Acompanhar atentamente o envolvimento dos alunos no decorrer das
atividades propostas,dos jogos, brincadeiras e apresentação teatral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário