Plano de aula para trabalhar identidade na educação infantil

Plano de aula para trabalhar identidade na educação infantil
Planos de Aula
Este plano de aula tem como objetivos trabalhar a identidade e a autonomia na educação infantil. As atividades também podem ser incrementadas ainda mais, basta usar sua criatividade. Espero que gostem! 

TEMA do Plano de Aula
Construindo nossa própria identidade

Livro trabalhado
“Maria Vai Com as Outras” de Sylvia Orthoff.

Justificativa
Trabalhar com a história 'Maria Vai Com as Outras', o que possibilitará mostrar para as crianças que cada um tem a sua própria identidade, a sua opinião e que não podemos fazer as coisas que os outros fazem sem pensar/questionar se isso é bom para a gente ou não.

Objetivos gerais
  • Despertar nos alunos o gosto pela literatura.
  • Estimular a criatividade e o imaginário.
  • Refletir sobre a identidade (Quem sou eu?)
1º Momento: Leitura do poema 'Identidade' de Pedro Bandeira. Imprima e distribua para a turma.

 Outra sugestão: 'O nome da gente', também de Pedro Bandeira.

Plano de aula para trabalhar identidade na educação infantil
Identidade
O nome da gente
O nome da gente
Na rodinha, conversar sobre os poemas e sobre a Identidade de cada criança.

2º Momento: Leitura do livro Maria Vai Com as Outras – Sylvia Orthoff

Após contar a história “Maria Vai Com as Outras”, conversar sobre as atitudes de Maria. Por que Maria acompanhava tudo o que as outras ovelhas faziam? O que aconteceu para Maria parar de acompanhar tudo o que as outras ovelhas faziam? Você acompanha tudo o que seus colegas fazem?

3º Momento: Jogo de boliche.
Construir um boliche com garrafa pet, usando um desenho de ovelha colado na garrafa. 

Regras: Formar equipes para jogar (equipe A,B,C e D). Jogar a bola para derrubar os pinos/ovelhas; Elaborar um gráfico, com as quantidades de pontos obtidos por cada criança /ou equipe. Vencerá a criança/ou equipe que obtiver mais pontos.

4º Momento: Teatro/Dramatização/Fantoches/livro de eva
Fazer a dramatização da história “Maria Vai Com as Outras” usando fantoches, dedoches, aventais de histórias ou outro recursos que preferir. 

Fantoches de vara

Você também pode montar um livro da história em papel, eva ou feltro que tal? Veja o livro abaixo, tem moldes para você fazer!



5º Momento: Finalização com oficina de sucata 

Uma linda sugestão é fazer com sua turma ovelhinhas na garrafa pet e encher de guloseimas ou pipoca. Depois da festa, a ideia ainda serve como porta trecos.
Ovelhinha
Você também pode reaproveitar outros materiais reciclados para confeccionar lembrancinhas como caixas de todynho, copos de danoninho e outros.
AVALIAÇÃO: Acompanhar atentamente o envolvimento dos alunos no decorrer das atividades propostas,dos jogos, brincadeiras e apresentação teatral.
Créditos para o blog da professora Ivani
Plano de aula para trabalhar identidade na educação infantil
Planos de Aula
Este plano de aula tem como objetivos trabalhar a identidade e a autonomia na educação infantil. As atividades também podem ser incrementadas ainda mais, basta usar sua criatividade. Espero que gostem! 

TEMA do Plano de Aula
Construindo nossa própria identidade

Livro trabalhado
“Maria Vai Com as Outras” de Sylvia Orthoff.

Justificativa
Trabalhar com a história 'Maria Vai Com as Outras', o que possibilitará mostrar para as crianças que cada um tem a sua própria identidade, a sua opinião e que não podemos fazer as coisas que os outros fazem sem pensar/questionar se isso é bom para a gente ou não.

Objetivos gerais
  • Despertar nos alunos o gosto pela literatura.
  • Estimular a criatividade e o imaginário.
  • Refletir sobre a identidade (Quem sou eu?)
1º Momento: Leitura do poema 'Identidade' de Pedro Bandeira. Imprima e distribua para a turma.

 Outra sugestão: 'O nome da gente', também de Pedro Bandeira.

Plano de aula para trabalhar identidade na educação infantil
Identidade
O nome da gente
O nome da gente
Na rodinha, conversar sobre os poemas e sobre a Identidade de cada criança.

2º Momento: Leitura do livro Maria Vai Com as Outras – Sylvia Orthoff

Após contar a história “Maria Vai Com as Outras”, conversar sobre as atitudes de Maria. Por que Maria acompanhava tudo o que as outras ovelhas faziam? O que aconteceu para Maria parar de acompanhar tudo o que as outras ovelhas faziam? Você acompanha tudo o que seus colegas fazem?

3º Momento: Jogo de boliche.
Construir um boliche com garrafa pet, usando um desenho de ovelha colado na garrafa. 

Regras: Formar equipes para jogar (equipe A,B,C e D). Jogar a bola para derrubar os pinos/ovelhas; Elaborar um gráfico, com as quantidades de pontos obtidos por cada criança /ou equipe. Vencerá a criança/ou equipe que obtiver mais pontos.

4º Momento: Teatro/Dramatização/Fantoches/livro de eva
Fazer a dramatização da história “Maria Vai Com as Outras” usando fantoches, dedoches, aventais de histórias ou outro recursos que preferir. 

Fantoches de vara

Você também pode montar um livro da história em papel, eva ou feltro que tal? Veja o livro abaixo, tem moldes para você fazer!



5º Momento: Finalização com oficina de sucata 

Uma linda sugestão é fazer com sua turma ovelhinhas na garrafa pet e encher de guloseimas ou pipoca. Depois da festa, a ideia ainda serve como porta trecos.
Ovelhinha
Você também pode reaproveitar outros materiais reciclados para confeccionar lembrancinhas como caixas de todynho, copos de danoninho e outros.
AVALIAÇÃO: Acompanhar atentamente o envolvimento dos alunos no decorrer das atividades propostas,dos jogos, brincadeiras e apresentação teatral.
Créditos para o blog da professora Ivani

Nenhum comentário:

Postar um comentário