A importância do brincar para o desenvolvimento infantil
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Vamos falar um pouco sobre a importância de aprender de forma lúdica para a criança na educação infantil, enfocando o brincar durante o processo de desenvolvimento enquanto ser humano, e a sua contribuição para o desenvolvimento no ensino e a aprendizagem na educação infantil, enfatizando, o prazer de descobrir o mundo em que está inserida, através da brincadeira, na construção do seu caráter, sua formação moral e social, de acordo com o ambiente no qual se encontra. As brincadeiras são importantíssimos instrumentos pedagógicos no desenvolvimento e na aprendizagem da criança, ajudam a construir conhecimento e ainda proporcionam momentos prazerosos para o desenvolvimento da criança.
É essencial que a criança tenha espaço para se descobrir, em contato consigo e explorando o entorno. Neste contexto escolar, nosso desafio como educadores, é mediar criando situações (Atividades e propostas) para que a criança se sinta à vontade em desenvolver sou lado criativo e explorar seu próprio mundo.
Com oficinas temáticas e lúdicas, piqueniques coletivos, brincadeiras com as crianças, mediando às atividades lúdicas. As interações lúdicas entre as crianças ou delas com os adultos “promovem o vínculo de gerações através da transmissão de valores e cultura, proporcionando alegria e prazer”.
O brinquedo, visto como objeto, como suporte da brincadeira, permite à criança criar, imaginar e representar a realidade e as experiências por ela adquiridas. Proporciona a criação, por parte da criança, criação esta que é fruto da sua imaginação.
O educador é aquele que cria as oportunidades, oferece materiais e participa das brincadeiras, mediando à construção do conhecimento. O uso de materiais lúdicos em sala de aula pode contribuir para desenvolver a aprendizagem de maneira mais criativa, prazerosa e sociável.
O brincar é um importante processo psicológico, fonte de desenvolvimento e aprendizagem. Ele envolve complexos processos de articulação entre o já dado e o novo, entre a experiência, a memória e a imaginação, entre a realidade e a fantasia, sendo marcado como uma forma particular de relação com o mundo, distanciando-se da realidade da vida comum, ainda que nela referenciada. A brincadeira é de fundamental importância para o desenvolvimento infantil, na medida em que a criança pode transformar e produzir novos significados. O brincar não só requer muitas aprendizagens como também constitui um espaço de aprendizagem. Como ressalta Machado (2003, p.37).
Texto > Prof. Marcos L Souza
Marcos Leonardo de Souza é Educador e Escritor. Licenciado em Pedagogia, História e Música, com Pós-Graduação Lato Senso em Psicopedagogia, Alfabetização e Letramento, Educação Lúdica, Educação Musical, Educação Infantil, atuando nas áreas de consultoria, assessoria pedagógica, treinamentos, oficinas e palestras. Mestre em Educação.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BARBOSA, Mª Carmem Silveira, HORN, Mª da Graça Souza. Organização do espaço e tempo na escola infantil. In: CRAIDY, Maria, KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva. Educação infantil: pra que te quero. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
BEE, Helen & BOYD, Denise: A criança em desenvolvimento. 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.
BENJAMIN, Walter: Magia e técnica, arte e política – Ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Editora Brasiliense S.A. 1986.
BETTELHEIM, Bruno: A psicanálise dos contos de fadas. 14. ed. São Paulo: Paz e Terra 2000
CRAIDY, Maria e KAERCHER, Gladis. Educação Infantil: pra que te quero. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
VYGOTSKY, L. S.A imaginação e a arte na Infância. (Ensaio psicológico), 1987.
A importância do brincar para o desenvolvimento infantil
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Vamos falar um pouco sobre a importância de aprender de forma lúdica para a criança na educação infantil, enfocando o brincar durante o processo de desenvolvimento enquanto ser humano, e a sua contribuição para o desenvolvimento no ensino e a aprendizagem na educação infantil, enfatizando, o prazer de descobrir o mundo em que está inserida, através da brincadeira, na construção do seu caráter, sua formação moral e social, de acordo com o ambiente no qual se encontra. As brincadeiras são importantíssimos instrumentos pedagógicos no desenvolvimento e na aprendizagem da criança, ajudam a construir conhecimento e ainda proporcionam momentos prazerosos para o desenvolvimento da criança.
É essencial que a criança tenha espaço para se descobrir, em contato consigo e explorando o entorno. Neste contexto escolar, nosso desafio como educadores, é mediar criando situações (Atividades e propostas) para que a criança se sinta à vontade em desenvolver sou lado criativo e explorar seu próprio mundo.
Com oficinas temáticas e lúdicas, piqueniques coletivos, brincadeiras com as crianças, mediando às atividades lúdicas. As interações lúdicas entre as crianças ou delas com os adultos “promovem o vínculo de gerações através da transmissão de valores e cultura, proporcionando alegria e prazer”.
O brinquedo, visto como objeto, como suporte da brincadeira, permite à criança criar, imaginar e representar a realidade e as experiências por ela adquiridas. Proporciona a criação, por parte da criança, criação esta que é fruto da sua imaginação.
O educador é aquele que cria as oportunidades, oferece materiais e participa das brincadeiras, mediando à construção do conhecimento. O uso de materiais lúdicos em sala de aula pode contribuir para desenvolver a aprendizagem de maneira mais criativa, prazerosa e sociável.
O brincar é um importante processo psicológico, fonte de desenvolvimento e aprendizagem. Ele envolve complexos processos de articulação entre o já dado e o novo, entre a experiência, a memória e a imaginação, entre a realidade e a fantasia, sendo marcado como uma forma particular de relação com o mundo, distanciando-se da realidade da vida comum, ainda que nela referenciada. A brincadeira é de fundamental importância para o desenvolvimento infantil, na medida em que a criança pode transformar e produzir novos significados. O brincar não só requer muitas aprendizagens como também constitui um espaço de aprendizagem. Como ressalta Machado (2003, p.37).
Texto > Prof. Marcos L Souza
Marcos Leonardo de Souza é Educador e Escritor. Licenciado em Pedagogia, História e Música, com Pós-Graduação Lato Senso em Psicopedagogia, Alfabetização e Letramento, Educação Lúdica, Educação Musical, Educação Infantil, atuando nas áreas de consultoria, assessoria pedagógica, treinamentos, oficinas e palestras. Mestre em Educação.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BARBOSA, Mª Carmem Silveira, HORN, Mª da Graça Souza. Organização do espaço e tempo na escola infantil. In: CRAIDY, Maria, KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva. Educação infantil: pra que te quero. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
BEE, Helen & BOYD, Denise: A criança em desenvolvimento. 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.
BENJAMIN, Walter: Magia e técnica, arte e política – Ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Editora Brasiliense S.A. 1986.
BETTELHEIM, Bruno: A psicanálise dos contos de fadas. 14. ed. São Paulo: Paz e Terra 2000
CRAIDY, Maria e KAERCHER, Gladis. Educação Infantil: pra que te quero. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.
VYGOTSKY, L. S.A imaginação e a arte na Infância. (Ensaio psicológico), 1987.
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