PROJETO INSETOS




OBJETIVO GERAL:
·         Identificar e Conhecer os insetos mais comuns em nosso ambiente, o modo de vida e suas características
·         Entender sua função para o equilíbrio do nosso meio ambiente.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
•        Estimular o conhecimento dos insetos.
•        Identificar sua estrutura corporal.
•        Reconhecer o meio em que vivem;
•        Estimular a higiene em nossos ambientes, em casa, na escola e nas ruas;
•        Identificar quais são os insetos que nos auxiliam;
•        Reconhecer os insetos produtores;
•        Conhecer como funciona a cadeia alimentar dos insetos.
JUSTIFICATIVA:
Um estudo sobre os insetos nas series iniciais tem como objetivos conscientizar as crianças que os insetos são de grande importância para o nosso planeta, pois cada inseto tem sua função especifica e precisamos de cada um deles para o nosso equilíbrio biológico.
Através deste projeto podemos identificar sua estrutura corporal, seus hábitos alimentares, qual o meio em que vivem e qual a sua função na natureza.
ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS

1.   Levantamento dos conhecimentos prévios acerca do tema.
2.    Observar os diversos insetos no espaço escolar, tais como: joaninha,besouro, borboleta, abelha, formiga, gafanhoto, entre outros.
  
CONTEÚDO
Matemática
Quantidades (estrutura, pernas, asas, olhos...)
Cores
Linguagem Oral
Leitura de diversas obras literárias.
Roda de conversa
Fábulas: A cigarra e a Formiga, O leão e o inseto.
Desenhos  animados e imagens diversas.
Ciências naturais e sociais
Quais os tipos de doenças causados pelos insetos  como a dengue.
Quais os insetos que produzem mel.
Observação de insetos com lupa.
Realizar com os alunos registros com desenhos dos insetos.
Artes
Confecção de insetos com materiais reciclados.
Confecção de um formigueiro de argila.
Pintura em palitos de picolé.
Música
Identificaremos os sons emitidos pelos insetos.
Músicas como: a formiguinha, borboletinha, borboleta preta,a pulga e o percevejo, entre outras.
Movimento
Brincadeira de faz-de-conta.
Brincadeiras dirigidas.
INSETOS ESTUDADOS
Abelha
Borboleta
Cigarra
Formiga
Joaninha
Piolho
Gafanhoto
Barata
Libélula
Louva deus
Mosquito da dengue
Mosca
Pernilongo
Besouro
Pulga
Percevejo
RECURSOS
Os recursos a serem utilizados durante a realização do projeto serão: jornais, revistas, músicas, copias reprografadas, caderno, tinta guache, lápis de cor, giz de cera, papel sulfite, cartolina, papel pardo, DVDs, livros de histórias, sucatas, lupa, cartazes, insetos capturados, entre outros.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada através da observação da participação das crianças durante o desenvolvimento das atividades propostas em diferentes momentos do processo de ensino e aprendizagem.
CULMINÂNCIA
A culminância será realizada no final do bimestre em duas etapas:
 1º - Exposição de trabalhos para os pais e a comunidades dentro do espaço escolar.
2º - Confraternização no encerramento do bimestre.
REFERÊNCIAS
·                BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação
Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil /
Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação
Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.



OBJETIVO GERAL:
·         Identificar e Conhecer os insetos mais comuns em nosso ambiente, o modo de vida e suas características
·         Entender sua função para o equilíbrio do nosso meio ambiente.
OBJETIVO ESPECÍFICO:
•        Estimular o conhecimento dos insetos.
•        Identificar sua estrutura corporal.
•        Reconhecer o meio em que vivem;
•        Estimular a higiene em nossos ambientes, em casa, na escola e nas ruas;
•        Identificar quais são os insetos que nos auxiliam;
•        Reconhecer os insetos produtores;
•        Conhecer como funciona a cadeia alimentar dos insetos.
JUSTIFICATIVA:
Um estudo sobre os insetos nas series iniciais tem como objetivos conscientizar as crianças que os insetos são de grande importância para o nosso planeta, pois cada inseto tem sua função especifica e precisamos de cada um deles para o nosso equilíbrio biológico.
Através deste projeto podemos identificar sua estrutura corporal, seus hábitos alimentares, qual o meio em que vivem e qual a sua função na natureza.
ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS

1.   Levantamento dos conhecimentos prévios acerca do tema.
2.    Observar os diversos insetos no espaço escolar, tais como: joaninha,besouro, borboleta, abelha, formiga, gafanhoto, entre outros.
  
CONTEÚDO
Matemática
Quantidades (estrutura, pernas, asas, olhos...)
Cores
Linguagem Oral
Leitura de diversas obras literárias.
Roda de conversa
Fábulas: A cigarra e a Formiga, O leão e o inseto.
Desenhos  animados e imagens diversas.
Ciências naturais e sociais
Quais os tipos de doenças causados pelos insetos  como a dengue.
Quais os insetos que produzem mel.
Observação de insetos com lupa.
Realizar com os alunos registros com desenhos dos insetos.
Artes
Confecção de insetos com materiais reciclados.
Confecção de um formigueiro de argila.
Pintura em palitos de picolé.
Música
Identificaremos os sons emitidos pelos insetos.
Músicas como: a formiguinha, borboletinha, borboleta preta,a pulga e o percevejo, entre outras.
Movimento
Brincadeira de faz-de-conta.
Brincadeiras dirigidas.
INSETOS ESTUDADOS
Abelha
Borboleta
Cigarra
Formiga
Joaninha
Piolho
Gafanhoto
Barata
Libélula
Louva deus
Mosquito da dengue
Mosca
Pernilongo
Besouro
Pulga
Percevejo
RECURSOS
Os recursos a serem utilizados durante a realização do projeto serão: jornais, revistas, músicas, copias reprografadas, caderno, tinta guache, lápis de cor, giz de cera, papel sulfite, cartolina, papel pardo, DVDs, livros de histórias, sucatas, lupa, cartazes, insetos capturados, entre outros.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada através da observação da participação das crianças durante o desenvolvimento das atividades propostas em diferentes momentos do processo de ensino e aprendizagem.
CULMINÂNCIA
A culminância será realizada no final do bimestre em duas etapas:
 1º - Exposição de trabalhos para os pais e a comunidades dentro do espaço escolar.
2º - Confraternização no encerramento do bimestre.
REFERÊNCIAS
·                BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação
Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil /
Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação
Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.

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