OBJETIVO
GERAL:
·
Identificar e Conhecer os insetos mais comuns
em nosso ambiente, o modo de vida e suas características
·
Entender sua função para o equilíbrio do
nosso meio ambiente.
OBJETIVO
ESPECÍFICO:
• Estimular o conhecimento dos insetos.
• Identificar sua estrutura corporal.
• Reconhecer o meio em que vivem;
• Estimular a higiene em nossos
ambientes, em casa, na escola e nas ruas;
• Identificar quais são os insetos que
nos auxiliam;
• Reconhecer os insetos produtores;
• Conhecer como funciona a cadeia
alimentar dos insetos.
JUSTIFICATIVA:
Um estudo sobre os insetos nas series
iniciais tem como objetivos conscientizar as crianças que os insetos são de
grande importância para o nosso planeta, pois cada inseto tem sua função
especifica e precisamos de cada um deles para o nosso equilíbrio biológico.
Através deste projeto podemos identificar sua
estrutura corporal, seus hábitos alimentares, qual o meio em que vivem e qual a
sua função na natureza.
ORIENTAÇÕES
DIDÁTICAS
1. Levantamento
dos conhecimentos prévios acerca do tema.
2. Observar
os diversos insetos no espaço escolar, tais como: joaninha,besouro, borboleta,
abelha, formiga, gafanhoto, entre outros.
CONTEÚDO
Matemática
Quantidades
(estrutura, pernas, asas, olhos...)
Cores
Linguagem
Oral
Leitura
de diversas obras literárias.
Roda
de conversa
Fábulas:
A cigarra e a Formiga, O leão e o inseto.
Desenhos animados e imagens diversas.
Ciências
naturais e sociais
Quais
os tipos de doenças causados pelos insetos como a dengue.
Quais
os insetos que produzem mel.
Observação
de insetos com lupa.
Realizar
com os alunos registros com desenhos dos insetos.
Artes
Confecção
de insetos com materiais reciclados.
Confecção
de um formigueiro de argila.
Pintura
em palitos de picolé.
Música
Identificaremos
os sons emitidos pelos insetos.
Músicas
como: a formiguinha, borboletinha, borboleta preta,a pulga e o percevejo, entre
outras.
Movimento
Brincadeira
de faz-de-conta.
Brincadeiras
dirigidas.
INSETOS
ESTUDADOS
Abelha
Borboleta
Cigarra
Formiga
Joaninha
Piolho
Gafanhoto
Barata
Libélula
Louva
deus
Mosquito
da dengue
Mosca
Pernilongo
Besouro
Pulga
Percevejo
RECURSOS
Os
recursos a serem utilizados durante a realização do projeto serão: jornais,
revistas, músicas, copias reprografadas, caderno, tinta guache, lápis de cor,
giz de cera, papel sulfite, cartolina, papel pardo, DVDs, livros de histórias,
sucatas, lupa, cartazes, insetos capturados, entre outros.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada através da observação
da participação das crianças durante o desenvolvimento das atividades propostas
em diferentes momentos do processo de ensino e aprendizagem.
CULMINÂNCIA
A
culminância será realizada no final do bimestre em duas etapas:
1º - Exposição de trabalhos para os pais e a
comunidades dentro do espaço escolar.
2º
- Confraternização no encerramento do bimestre.
REFERÊNCIAS
·
Disponível
em: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/vida-inseto-488846.shtml;
·
Disponível
em: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/pesquisa-cientifica-insetos-turma-pre-escola-550191.shtml;
·
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto.
Secretaria de Educação
Fundamental. Referencial curricular nacional
para a educação infantil /
Ministério da Educação e do Desporto,
Secretaria de Educação
Fundamental. —
Brasília: MEC/SEF, 1998.
OBJETIVO
GERAL:
·
Identificar e Conhecer os insetos mais comuns
em nosso ambiente, o modo de vida e suas características
·
Entender sua função para o equilíbrio do
nosso meio ambiente.
OBJETIVO
ESPECÍFICO:
• Estimular o conhecimento dos insetos.
• Identificar sua estrutura corporal.
• Reconhecer o meio em que vivem;
• Estimular a higiene em nossos
ambientes, em casa, na escola e nas ruas;
• Identificar quais são os insetos que
nos auxiliam;
• Reconhecer os insetos produtores;
• Conhecer como funciona a cadeia
alimentar dos insetos.
JUSTIFICATIVA:
Um estudo sobre os insetos nas series
iniciais tem como objetivos conscientizar as crianças que os insetos são de
grande importância para o nosso planeta, pois cada inseto tem sua função
especifica e precisamos de cada um deles para o nosso equilíbrio biológico.
Através deste projeto podemos identificar sua
estrutura corporal, seus hábitos alimentares, qual o meio em que vivem e qual a
sua função na natureza.
ORIENTAÇÕES
DIDÁTICAS
1. Levantamento
dos conhecimentos prévios acerca do tema.
2. Observar
os diversos insetos no espaço escolar, tais como: joaninha,besouro, borboleta,
abelha, formiga, gafanhoto, entre outros.
CONTEÚDO
Matemática
Quantidades
(estrutura, pernas, asas, olhos...)
Cores
Linguagem
Oral
Leitura
de diversas obras literárias.
Roda
de conversa
Fábulas:
A cigarra e a Formiga, O leão e o inseto.
Desenhos animados e imagens diversas.
Ciências
naturais e sociais
Quais
os tipos de doenças causados pelos insetos como a dengue.
Quais
os insetos que produzem mel.
Observação
de insetos com lupa.
Realizar
com os alunos registros com desenhos dos insetos.
Artes
Confecção
de insetos com materiais reciclados.
Confecção
de um formigueiro de argila.
Pintura
em palitos de picolé.
Música
Identificaremos
os sons emitidos pelos insetos.
Músicas
como: a formiguinha, borboletinha, borboleta preta,a pulga e o percevejo, entre
outras.
Movimento
Brincadeira
de faz-de-conta.
Brincadeiras
dirigidas.
INSETOS
ESTUDADOS
Abelha
Borboleta
Cigarra
Formiga
Joaninha
Piolho
Gafanhoto
Barata
Libélula
Louva
deus
Mosquito
da dengue
Mosca
Pernilongo
Besouro
Pulga
Percevejo
RECURSOS
Os
recursos a serem utilizados durante a realização do projeto serão: jornais,
revistas, músicas, copias reprografadas, caderno, tinta guache, lápis de cor,
giz de cera, papel sulfite, cartolina, papel pardo, DVDs, livros de histórias,
sucatas, lupa, cartazes, insetos capturados, entre outros.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada através da observação
da participação das crianças durante o desenvolvimento das atividades propostas
em diferentes momentos do processo de ensino e aprendizagem.
CULMINÂNCIA
A
culminância será realizada no final do bimestre em duas etapas:
1º - Exposição de trabalhos para os pais e a
comunidades dentro do espaço escolar.
2º
- Confraternização no encerramento do bimestre.
REFERÊNCIAS
·
Disponível
em: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/vida-inseto-488846.shtml;
·
Disponível
em: http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/pesquisa-cientifica-insetos-turma-pre-escola-550191.shtml;
·
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto.
Secretaria de Educação
Fundamental. Referencial curricular nacional
para a educação infantil /
Ministério da Educação e do Desporto,
Secretaria de Educação
Fundamental. —
Brasília: MEC/SEF, 1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário