Dicas, atividades e sugestões |
Como trabalhar com a hipótese da escrita pré-silábica: Olá amigos e amigas do SÓ ESCOLA. Nesta postagem trago para vocês dicas, sugestões e atividades prontas para imprimir.
HIPÓTESE PRÉ-SILÁBICA
Aqueles que não percebem a
escrita ainda como uma representação do falado têm a hipótese pré-silábica. Ela
se caracteriza em dois níveis. No primeiro, as crianças procuram diferenciar o
desenho da escrita, identificando o que é possível ler. Já no segundo nível,
elas constroem dois princípios organizadores básicos que vão acompanhá-las por
algum tempo durante o processo de alfabetização: o de que é preciso uma
quantidade mínima de letras para que alguma coisa esteja escrita (em torno de
três) e o de que haja uma variedade interna de caracteres para que se possa
ler. Para escrever, a criança utiliza letras aleatórias (geralmente presentes
em seu próprio nome) e sem uma quantidade definida.
Características:
1. Utilizam números, letras e psedo-letras.
2. O critério de qualidade é forte.
3. Não compreendem que a escrita é a representação
da fala.
4. Realismo nominal (quanto maior o objeto
representado, maior o número de caracteres) Ex: A formiga é pequena por isso
escrevem com menos letras, enquanto que o boi é grande então eles escrevem com
mais letras.
Intervenções:
1.Trabalhar com o nome próprio e dos outros;
2. Leitura de textos que saibam de memória pelo
professor e pelo aluno (parlendas, cantigas, trava-línguas etc);
3. Oferecer lista de palavras com lacunas/ figuras;
4.
Cruzadinhas com banco de palavras e/ou com imagens.
Aqui estão mais algumas sugestões:
• Iniciar pelos nomes dos alfabetizandos escritos
em crachás, listados no quadro e/ou em cartazes.
• Trabalhar com textos conhecidos de memória, para
ajudar na conservação da escrita.
• Identificar o próprio nome e depois o de cada
colega, percebendo que nomes maiores podem pertencer às crianças menores e
vice-versa;
• Organizar os nomes em ordem alfabética, ou em
“galerias” ilustradas com retratos ou desenhos;
• Criar jogos com os nomes: “lá vai a barquinha”,
dominó, memória, boliche, bingo;
• Fazer contagem das letras e confronto dos nomes;
• Confeccionar gráficos de colunas com os nomes
seriados em ordem de tamanho (número de letras).Fazer estas mesmas atividades
utilizando palavras do universo dos alfabetizandos: rótulos de produtos
conhecidos ou recortes de revistas (propagandas, títulos, palavras conhecidas).
•
Classificar os nomes pelo som ou letra inicial, pelo número de letras,
registrando-as;
SUGESTÃO DE ATIVIDADES
Atividades |
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Algumas sugestões de atividades para o nível pré-silábico:
★ Liste o nome de todas as crianças no quadro ou em cartazes.
★ Faça
com que cada aluno identifique seu nome e, depois, o de cada colega,
para que eles percebam que nomes maiores podem pertencer às crianças
menores e vice-versa.
★ Classifique os nomes pelo som inicial, em ordem alfabética ou em galerias ilustradas com retratos ou desenhos.
★ Crie e aplique jogos com nomes (dominó, memória, boliche, bingo etc.).
★ Peça para a criançada fazer a contagem das letras e o confronto dos nomes.
★ Confeccione junto a eles gráficos de colunas com os nomes seriados em ordem de tamanho (número de letras).
★
Repita essas mesmas atividades, utilizando palavras do universo dos
alunos, tais como rótulos de produtos ou recortes de revistas
(propagandas, títulos, palavras conhecidas etc.).
★ Após desenvolver esse trabalho em sala de aula, aplique essas sugestões durante a sondagem.
Dicas, atividades e sugestões |
Como trabalhar com a hipótese da escrita pré-silábica: Olá amigos e amigas do SÓ ESCOLA. Nesta postagem trago para vocês dicas, sugestões e atividades prontas para imprimir.
HIPÓTESE PRÉ-SILÁBICA
Aqueles que não percebem a
escrita ainda como uma representação do falado têm a hipótese pré-silábica. Ela
se caracteriza em dois níveis. No primeiro, as crianças procuram diferenciar o
desenho da escrita, identificando o que é possível ler. Já no segundo nível,
elas constroem dois princípios organizadores básicos que vão acompanhá-las por
algum tempo durante o processo de alfabetização: o de que é preciso uma
quantidade mínima de letras para que alguma coisa esteja escrita (em torno de
três) e o de que haja uma variedade interna de caracteres para que se possa
ler. Para escrever, a criança utiliza letras aleatórias (geralmente presentes
em seu próprio nome) e sem uma quantidade definida.
Características:
1. Utilizam números, letras e psedo-letras.
2. O critério de qualidade é forte.
3. Não compreendem que a escrita é a representação
da fala.
4. Realismo nominal (quanto maior o objeto
representado, maior o número de caracteres) Ex: A formiga é pequena por isso
escrevem com menos letras, enquanto que o boi é grande então eles escrevem com
mais letras.
Intervenções:
1.Trabalhar com o nome próprio e dos outros;
2. Leitura de textos que saibam de memória pelo
professor e pelo aluno (parlendas, cantigas, trava-línguas etc);
3. Oferecer lista de palavras com lacunas/ figuras;
4.
Cruzadinhas com banco de palavras e/ou com imagens.
Aqui estão mais algumas sugestões:
• Iniciar pelos nomes dos alfabetizandos escritos
em crachás, listados no quadro e/ou em cartazes.
• Trabalhar com textos conhecidos de memória, para
ajudar na conservação da escrita.
• Identificar o próprio nome e depois o de cada
colega, percebendo que nomes maiores podem pertencer às crianças menores e
vice-versa;
• Organizar os nomes em ordem alfabética, ou em
“galerias” ilustradas com retratos ou desenhos;
• Criar jogos com os nomes: “lá vai a barquinha”,
dominó, memória, boliche, bingo;
• Fazer contagem das letras e confronto dos nomes;
• Confeccionar gráficos de colunas com os nomes
seriados em ordem de tamanho (número de letras).Fazer estas mesmas atividades
utilizando palavras do universo dos alfabetizandos: rótulos de produtos
conhecidos ou recortes de revistas (propagandas, títulos, palavras conhecidas).
•
Classificar os nomes pelo som ou letra inicial, pelo número de letras,
registrando-as;
SUGESTÃO DE ATIVIDADES
Atividades |
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Algumas sugestões de atividades para o nível pré-silábico:
★ Liste o nome de todas as crianças no quadro ou em cartazes.
★ Faça
com que cada aluno identifique seu nome e, depois, o de cada colega,
para que eles percebam que nomes maiores podem pertencer às crianças
menores e vice-versa.
★ Classifique os nomes pelo som inicial, em ordem alfabética ou em galerias ilustradas com retratos ou desenhos.
★ Crie e aplique jogos com nomes (dominó, memória, boliche, bingo etc.).
★ Peça para a criançada fazer a contagem das letras e o confronto dos nomes.
★ Confeccione junto a eles gráficos de colunas com os nomes seriados em ordem de tamanho (número de letras).
★
Repita essas mesmas atividades, utilizando palavras do universo dos
alunos, tais como rótulos de produtos ou recortes de revistas
(propagandas, títulos, palavras conhecidas etc.).
★ Após desenvolver esse trabalho em sala de aula, aplique essas sugestões durante a sondagem.
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