tabelas |
TABELA ELABORADA PARA ACOMPANHAR A EVOLUÇÃO DA ESCRITA DOS ALUNOS
BOAS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO
·
Diariamente leitura de histórias (.... assim
como poesias, parlendas, notícias) feita
pelo professor, sempre de qualidade e de interesse dos alunos, num clima de
magia e encantamento.
·
Utilizar a lista de nome dos alunos da
classe para realizar diversas brincadeiras (forca, procure seu nome, procure o
nome de tal colega, apague seu nome na lousa, dizer onde está o nome de
determinada criança dentre 3 que comecem com a mesma letra, etc.). Essa lista de palavras, que logo será
memorizada pelos alunos, atuam como palavras estáveis que fornecem muitas dicas
para a aprendizagem do sistema de escrita tais como o nome das letras, que
sonoridade possuem quando se juntam como saber que com o CA de CAMILA eu posso
também escrever o CA de CADEIRA.
·
Professor escreve na frente do aluno e lê o
que está escrevendo ou já escreveu (o que vai ter na merenda, o título da
história que será lida, etc.).
·
Os alunos ditam textos memorizados para o
professor escrever (parlendas, poesias, letra de música que
estão aprendendo para ampliar seu repertório, para se divertir ou para uma
apresentação na reunião de pais...).
·
Os alunos escrevem palavras que o professor
propõe (listas com 4 ou 5 palavras de brinquedos, objetos, animais), o
professor solicita que cada criança (algumas a cada dia) leia o que escreveu
apontando onde está escrito.
·
Propor que os alunos leiam (antecipando) o
título do livro que vai ser lido, pois a ilustrações lhe dão pistas e a criança
já tem algum conhecimento sobre o sistema de escrita.
·
Propor que localize onde está escrito
determinadas frutas numa lista que o professor escreve na lousa e informa que
lá foi escrito nomes de frutas (o aluno sabe o que pode estar escrito lá).
·
Propor que localizem onde está determinado
título de histórias na lista de Histórias lidas naquela semana.
· O professor escreve 3 palavras (ex.: CAMELO,
CAVALO e CACHORRO), informa aos alunos o que escreveu e estes precisam dizer
onde está escrito o quê. Aqui o início e
o final das palavras são semelhantes então os alunos precisam
se atentar ao meio das palavras, já é um desafio maior.
·
Fornecer as letras justas, ou seja, todas e
nenhuma a mais nem a menos, de determinada palavra ou verso/estrofe de poesia
ou música, informando que ali estão TODAS as letras para escrever ELEFANTE ou O
SAPO NÃO LAVA O PÉ, por ex., e o aluno ou dupla de alunos com hipóteses de
escrita próximas, têm a tarefa de escrever e não deixar sobrar nenhuma letra.
·
Cruzadinhas com banco de
palavras.
tabelas |
TABELA ELABORADA PARA ACOMPANHAR A EVOLUÇÃO DA ESCRITA DOS ALUNOS
BOAS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO
·
Diariamente leitura de histórias (.... assim
como poesias, parlendas, notícias) feita
pelo professor, sempre de qualidade e de interesse dos alunos, num clima de
magia e encantamento.
·
Utilizar a lista de nome dos alunos da
classe para realizar diversas brincadeiras (forca, procure seu nome, procure o
nome de tal colega, apague seu nome na lousa, dizer onde está o nome de
determinada criança dentre 3 que comecem com a mesma letra, etc.). Essa lista de palavras, que logo será
memorizada pelos alunos, atuam como palavras estáveis que fornecem muitas dicas
para a aprendizagem do sistema de escrita tais como o nome das letras, que
sonoridade possuem quando se juntam como saber que com o CA de CAMILA eu posso
também escrever o CA de CADEIRA.
·
Professor escreve na frente do aluno e lê o
que está escrevendo ou já escreveu (o que vai ter na merenda, o título da
história que será lida, etc.).
·
Os alunos ditam textos memorizados para o
professor escrever (parlendas, poesias, letra de música que
estão aprendendo para ampliar seu repertório, para se divertir ou para uma
apresentação na reunião de pais...).
·
Os alunos escrevem palavras que o professor
propõe (listas com 4 ou 5 palavras de brinquedos, objetos, animais), o
professor solicita que cada criança (algumas a cada dia) leia o que escreveu
apontando onde está escrito.
·
Propor que os alunos leiam (antecipando) o
título do livro que vai ser lido, pois a ilustrações lhe dão pistas e a criança
já tem algum conhecimento sobre o sistema de escrita.
·
Propor que localize onde está escrito
determinadas frutas numa lista que o professor escreve na lousa e informa que
lá foi escrito nomes de frutas (o aluno sabe o que pode estar escrito lá).
·
Propor que localizem onde está determinado
título de histórias na lista de Histórias lidas naquela semana.
· O professor escreve 3 palavras (ex.: CAMELO,
CAVALO e CACHORRO), informa aos alunos o que escreveu e estes precisam dizer
onde está escrito o quê. Aqui o início e
o final das palavras são semelhantes então os alunos precisam
se atentar ao meio das palavras, já é um desafio maior.
·
Fornecer as letras justas, ou seja, todas e
nenhuma a mais nem a menos, de determinada palavra ou verso/estrofe de poesia
ou música, informando que ali estão TODAS as letras para escrever ELEFANTE ou O
SAPO NÃO LAVA O PÉ, por ex., e o aluno ou dupla de alunos com hipóteses de
escrita próximas, têm a tarefa de escrever e não deixar sobrar nenhuma letra.
·
Cruzadinhas com banco de
palavras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário