Plano de aula: Aprendendo a letrinha "A"
EIXOS: Linguagem
oral e escrita/matemática, Natureza e Sociedade, Artes , Movimento, Música, Identidade e autonomia
OBJETIVOS:
- Identificar o próprio nome(através da letrinha inicial)
- Reconhecer e Identificar a letra A (explorada na música da abelhinha)
- Andar sobre o traçado da letrinha A.
- Acompanhar a cantiga da Abelhinha, escrita no cartaz.
- Desenvolver o vocabulário através de músicas e histórias infantis.
CONTEÚDOS:
·
Música,leitura,matemática,artes, oralidade, socialização, nomes próprios
METODOLOGIA:
1º Momento: ATIVIDADES DE ROTINA!
Na rodinha(ou apoiados na parede) apresentaremos a nossa
rotina diária !
·
Realizar a oração e cantar músicas de bom dia!
·
Chamada -
A criança irá localizar no chão o crachá ou ficha com o seu nome;
· Quantos
somos? Contar quantas crianças vieram à aula. Quantas meninas? Quantos meninos?
·
Calendário:
Dia da semana, o mês que estamos...
· Observar como está o tempo: Chuvoso? Ensolarado? Cantar
músicas infantis diversas.
·
Realizaremos
também um momento de conversa com os pequenos, perguntando se alguém tem
novidades para relatar e em seguida, falaremos sobre nosso alfabeto. Nesta
semana iremos explorar (individualmente) a letrinha A.
2º
Momento: VISUALIZANDO E APRENDENDO A LETRINHA "A"
·
Através
do alfabeto em sala de aula e com o auxílio de um cartaz, apresentarei a letra
A, conversando com as crianças sobre objetos e nomes de crianças que começam
com a letra trabalhada, também explicarei que esta é a primeira letrinha de
nosso alfabeto.
Apresentar e explorar o cartaz com a
música “Abelhinha” junto as crianças!
- Em nossa sala temos coleguinhas com a inicial A. Explorar novamente o nome do coleguinha.
ARTHUR
3º Momento: LEITURA DELEITE
4º Momento: Artes visuais/Cineminha!
Filme: A Abelhinha Julita
Filme: A Abelhinha Julita
5º Momento: ATIVIDADES PARA DESENVOLVER A CRIATIVIDADE E A COORDENAÇÃO MOTORA.
Rasgar papel com a pontinha dos dedos(movimento de pinça)
Jogos de encaixe.
Artes como massinha de modelar.
6º Momento: EDUCAÇÃO FÍSICA
Música/corpo e movimento/ professsor Idélcio.
7º Momento: CONTAGEM E RECITAÇÃO DE NÚMEROS.
Disco das quantidades!
Representar com pregador/abelhinhas as quantidades indicadas em cada disco. A criança fará também o movimento de pinça ao colocar o pregador no disco.
Música " A galinha do vizinho"
Cantar e representar as quantidades utilizando tampinhas de refrigerantes.
Obs: Inicialmente estamos cantando e representando com quantidades até 3, depois até 5 e assim sucessivamente.
8º Momento: EXPERIMENTANDO SABORES!
Explorando o " Paladar"( O paladar será o foco principal, mas, as crianças utilizam a visão, visualizando o mel e o olfato ao sentir o cheirinho do mel ).
Experimentando o sabor doce do mel da abelha.
9º Momento: MÚSICA E MOVIMENTO.
Dançando o Melô da abelhinha!
10º Momento:Hora da leitura
Uso do cantinho de leitura.
Diariamente reservar 20 minutos para as crianças escolher e folhear os livros (pseudoleitura).
Jogos de encaixe.
Música/corpo e movimento/ professsor Idélcio.
7º Momento: CONTAGEM E RECITAÇÃO DE NÚMEROS.
Disco das quantidades!
Representar com pregador/abelhinhas as quantidades indicadas em cada disco. A criança fará também o movimento de pinça ao colocar o pregador no disco.
Música " A galinha do vizinho"
Cantar e representar as quantidades utilizando tampinhas de refrigerantes.
Obs: Inicialmente estamos cantando e representando com quantidades até 3, depois até 5 e assim sucessivamente.
8º Momento: EXPERIMENTANDO SABORES!
Explorando o " Paladar"( O paladar será o foco principal, mas, as crianças utilizam a visão, visualizando o mel e o olfato ao sentir o cheirinho do mel ).
Experimentando o sabor doce do mel da abelha.
9º Momento: MÚSICA E MOVIMENTO.
Dançando o Melô da abelhinha!
10º Momento:Hora da leitura
Uso do cantinho de leitura.
Diariamente reservar 20 minutos para as crianças escolher e folhear os livros (pseudoleitura).
Plano de aula: Aprendendo a letrinha "A"
EIXOS: Linguagem
oral e escrita/matemática, Natureza e Sociedade, Artes , Movimento, Música, Identidade e autonomia
OBJETIVOS:
- Identificar o próprio nome(através da letrinha inicial)
- Reconhecer e Identificar a letra A (explorada na música da abelhinha)
- Andar sobre o traçado da letrinha A.
- Acompanhar a cantiga da Abelhinha, escrita no cartaz.
- Desenvolver o vocabulário através de músicas e histórias infantis.
CONTEÚDOS:
·
Música,leitura,matemática,artes, oralidade, socialização, nomes próprios
METODOLOGIA:
1º Momento: ATIVIDADES DE ROTINA!
Na rodinha(ou apoiados na parede) apresentaremos a nossa
rotina diária !
·
Realizar a oração e cantar músicas de bom dia!
·
Chamada -
A criança irá localizar no chão o crachá ou ficha com o seu nome;
· Quantos
somos? Contar quantas crianças vieram à aula. Quantas meninas? Quantos meninos?
·
Calendário:
Dia da semana, o mês que estamos...
· Observar como está o tempo: Chuvoso? Ensolarado? Cantar
músicas infantis diversas.
·
Realizaremos
também um momento de conversa com os pequenos, perguntando se alguém tem
novidades para relatar e em seguida, falaremos sobre nosso alfabeto. Nesta
semana iremos explorar (individualmente) a letrinha A.
2º
Momento: VISUALIZANDO E APRENDENDO A LETRINHA "A"
·
Através
do alfabeto em sala de aula e com o auxílio de um cartaz, apresentarei a letra
A, conversando com as crianças sobre objetos e nomes de crianças que começam
com a letra trabalhada, também explicarei que esta é a primeira letrinha de
nosso alfabeto.
Apresentar e explorar o cartaz com a
música “Abelhinha” junto as crianças!
- Em nossa sala temos coleguinhas com a inicial A. Explorar novamente o nome do coleguinha.
ARTHUR
3º Momento: LEITURA DELEITE
4º Momento: Artes visuais/Cineminha!
Filme: A Abelhinha Julita
Filme: A Abelhinha Julita
5º Momento: ATIVIDADES PARA DESENVOLVER A CRIATIVIDADE E A COORDENAÇÃO MOTORA.
Rasgar papel com a pontinha dos dedos(movimento de pinça)
Jogos de encaixe.
Artes como massinha de modelar.
6º Momento: EDUCAÇÃO FÍSICA
Música/corpo e movimento/ professsor Idélcio.
7º Momento: CONTAGEM E RECITAÇÃO DE NÚMEROS.
Disco das quantidades!
Representar com pregador/abelhinhas as quantidades indicadas em cada disco. A criança fará também o movimento de pinça ao colocar o pregador no disco.
Música " A galinha do vizinho"
Cantar e representar as quantidades utilizando tampinhas de refrigerantes.
Obs: Inicialmente estamos cantando e representando com quantidades até 3, depois até 5 e assim sucessivamente.
8º Momento: EXPERIMENTANDO SABORES!
Explorando o " Paladar"( O paladar será o foco principal, mas, as crianças utilizam a visão, visualizando o mel e o olfato ao sentir o cheirinho do mel ).
Experimentando o sabor doce do mel da abelha.
9º Momento: MÚSICA E MOVIMENTO.
Dançando o Melô da abelhinha!
10º Momento:Hora da leitura
Uso do cantinho de leitura.
Diariamente reservar 20 minutos para as crianças escolher e folhear os livros (pseudoleitura).
Jogos de encaixe.
Música/corpo e movimento/ professsor Idélcio.
7º Momento: CONTAGEM E RECITAÇÃO DE NÚMEROS.
Disco das quantidades!
Representar com pregador/abelhinhas as quantidades indicadas em cada disco. A criança fará também o movimento de pinça ao colocar o pregador no disco.
Música " A galinha do vizinho"
Cantar e representar as quantidades utilizando tampinhas de refrigerantes.
Obs: Inicialmente estamos cantando e representando com quantidades até 3, depois até 5 e assim sucessivamente.
8º Momento: EXPERIMENTANDO SABORES!
Explorando o " Paladar"( O paladar será o foco principal, mas, as crianças utilizam a visão, visualizando o mel e o olfato ao sentir o cheirinho do mel ).
Experimentando o sabor doce do mel da abelha.
9º Momento: MÚSICA E MOVIMENTO.
Dançando o Melô da abelhinha!
10º Momento:Hora da leitura
Uso do cantinho de leitura.
Diariamente reservar 20 minutos para as crianças escolher e folhear os livros (pseudoleitura).
Nenhum comentário:
Postar um comentário