Plano de aula: Aprendendo a letrinha "A"

Plano de aula: Aprendendo a letrinha "A"


EIXOS: Linguagem oral e escrita/matemática, Natureza e Sociedade, Artes , Movimento, Música, Identidade e autonomia

OBJETIVOS:

  •  Identificar o próprio nome(através da letrinha inicial)
  •  Reconhecer  e Identificar a letra A (explorada na música da abelhinha)
  • Andar sobre o traçado da letrinha A.
  • Acompanhar a cantiga da Abelhinha, escrita no cartaz.
  • Desenvolver o vocabulário através de músicas e histórias infantis.

  CONTEÚDOS:  

·         Música,leitura,matemática,artes, oralidade, socialização, nomes próprios 
   
METODOLOGIA:

1º Momento: ATIVIDADES DE ROTINA!
Na rodinha(ou apoiados na parede) apresentaremos a nossa rotina diária !

·         Realizar a oração e cantar músicas de bom dia!
·         Chamada -  A criança irá localizar  no chão o crachá ou ficha com o seu nome;
·     Quantos somos? Contar quantas crianças vieram à aula. Quantas meninas? Quantos    meninos?
·         Calendário: Dia da semana, o mês que estamos...
·         Observar como está o tempo: Chuvoso? Ensolarado? Cantar músicas  infantis diversas.
·         Realizaremos também um momento de conversa com os pequenos, perguntando se alguém tem novidades para relatar e em seguida, falaremos sobre nosso alfabeto. Nesta semana iremos explorar (individualmente) a letrinha A.
           




2º Momento:  VISUALIZANDO E APRENDENDO A LETRINHA "A"
·         Através do alfabeto em sala de aula e com o auxílio de um cartaz, apresentarei a letra A, conversando com as crianças sobre objetos e nomes de crianças que começam com a letra trabalhada, também explicarei que esta é a primeira letrinha de nosso alfabeto.
      Apresentar e explorar o cartaz com a música “Abelhinha” junto as crianças!

 Desta forma, além da criança observar a letra A, ela irá percebendo também, a função social da escrita.

  • Em nossa sala temos coleguinhas com a inicial A. Explorar novamente o nome do coleguinha.
                                                             ARTHUR

3º Momento: LEITURA DELEITE

4º Momento: Artes visuais/Cineminha!

     Filme: A Abelhinha Julita






5º Momento: ATIVIDADES PARA DESENVOLVER A CRIATIVIDADE E A COORDENAÇÃO MOTORA.

 Rasgar papel com a pontinha dos dedos(movimento de pinça)



    Jogos de encaixe.




    Artes como massinha de modelar.







6º Momento: EDUCAÇÃO FÍSICA

      Música/corpo e movimento/ professsor Idélcio.



7º Momento: CONTAGEM E RECITAÇÃO DE NÚMEROS.


Disco das quantidades! 
Representar  com pregador/abelhinhas as quantidades indicadas em cada disco. A criança fará também o movimento de pinça ao colocar o pregador no disco.




Música " A galinha do vizinho"

   Cantar e representar as quantidades utilizando tampinhas de refrigerantes.
Resultado de imagem para música a galinha do vizinho
  Obs: Inicialmente estamos cantando e representando com quantidades até 3, depois até 5 e assim sucessivamente.

8º Momento: EXPERIMENTANDO SABORES!

  Explorando o " Paladar"( O paladar será o foco principal, mas, as crianças utilizam a visão, visualizando o mel e o olfato ao sentir o cheirinho do mel ).

 Experimentando o sabor doce do mel da abelha.


9º Momento: MÚSICA E MOVIMENTO.


   Dançando o Melô da abelhinha!




10º Momento:Hora da leitura

 Uso do cantinho de leitura. 

Diariamente reservar 20 minutos para  as crianças escolher e folhear os livros (pseudoleitura).

Avaliação: Avaliar se os alunos estão reconhecendo a letrinha inicial do próprio nome, a letrinha "A" da abelhinha, se estão memorizando as  músicas cantadas em classe e também se está havendo a socialização.

Plano de aula: Aprendendo a letrinha "A"


EIXOS: Linguagem oral e escrita/matemática, Natureza e Sociedade, Artes , Movimento, Música, Identidade e autonomia

OBJETIVOS:

  •  Identificar o próprio nome(através da letrinha inicial)
  •  Reconhecer  e Identificar a letra A (explorada na música da abelhinha)
  • Andar sobre o traçado da letrinha A.
  • Acompanhar a cantiga da Abelhinha, escrita no cartaz.
  • Desenvolver o vocabulário através de músicas e histórias infantis.

  CONTEÚDOS:  

·         Música,leitura,matemática,artes, oralidade, socialização, nomes próprios 
   
METODOLOGIA:

1º Momento: ATIVIDADES DE ROTINA!
Na rodinha(ou apoiados na parede) apresentaremos a nossa rotina diária !

·         Realizar a oração e cantar músicas de bom dia!
·         Chamada -  A criança irá localizar  no chão o crachá ou ficha com o seu nome;
·     Quantos somos? Contar quantas crianças vieram à aula. Quantas meninas? Quantos    meninos?
·         Calendário: Dia da semana, o mês que estamos...
·         Observar como está o tempo: Chuvoso? Ensolarado? Cantar músicas  infantis diversas.
·         Realizaremos também um momento de conversa com os pequenos, perguntando se alguém tem novidades para relatar e em seguida, falaremos sobre nosso alfabeto. Nesta semana iremos explorar (individualmente) a letrinha A.
           




2º Momento:  VISUALIZANDO E APRENDENDO A LETRINHA "A"
·         Através do alfabeto em sala de aula e com o auxílio de um cartaz, apresentarei a letra A, conversando com as crianças sobre objetos e nomes de crianças que começam com a letra trabalhada, também explicarei que esta é a primeira letrinha de nosso alfabeto.
      Apresentar e explorar o cartaz com a música “Abelhinha” junto as crianças!

 Desta forma, além da criança observar a letra A, ela irá percebendo também, a função social da escrita.

  • Em nossa sala temos coleguinhas com a inicial A. Explorar novamente o nome do coleguinha.
                                                             ARTHUR

3º Momento: LEITURA DELEITE

4º Momento: Artes visuais/Cineminha!

     Filme: A Abelhinha Julita






5º Momento: ATIVIDADES PARA DESENVOLVER A CRIATIVIDADE E A COORDENAÇÃO MOTORA.

 Rasgar papel com a pontinha dos dedos(movimento de pinça)



    Jogos de encaixe.




    Artes como massinha de modelar.







6º Momento: EDUCAÇÃO FÍSICA

      Música/corpo e movimento/ professsor Idélcio.



7º Momento: CONTAGEM E RECITAÇÃO DE NÚMEROS.


Disco das quantidades! 
Representar  com pregador/abelhinhas as quantidades indicadas em cada disco. A criança fará também o movimento de pinça ao colocar o pregador no disco.




Música " A galinha do vizinho"

   Cantar e representar as quantidades utilizando tampinhas de refrigerantes.
Resultado de imagem para música a galinha do vizinho
  Obs: Inicialmente estamos cantando e representando com quantidades até 3, depois até 5 e assim sucessivamente.

8º Momento: EXPERIMENTANDO SABORES!

  Explorando o " Paladar"( O paladar será o foco principal, mas, as crianças utilizam a visão, visualizando o mel e o olfato ao sentir o cheirinho do mel ).

 Experimentando o sabor doce do mel da abelha.


9º Momento: MÚSICA E MOVIMENTO.


   Dançando o Melô da abelhinha!




10º Momento:Hora da leitura

 Uso do cantinho de leitura. 

Diariamente reservar 20 minutos para  as crianças escolher e folhear os livros (pseudoleitura).

Avaliação: Avaliar se os alunos estão reconhecendo a letrinha inicial do próprio nome, a letrinha "A" da abelhinha, se estão memorizando as  músicas cantadas em classe e também se está havendo a socialização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário